SEDE: Comunidades celebram Corpus Christi com transmissão da Santa Missa e translado do Santíssimo

Diocese de Nova Friburgo, 18 de junho de 2020
Acessos: 133


A Solenidade de Corpus Christi de 2020 certamente está marcada na história. Os fiéis que costumam ir ao encontro do Senhor no templo, devido à pandemia de COVID-19 e seguindo as orientações das autoridades civis, eclesiásticas e sanitárias; acompanharam tudo de suas casas. Primeiramente, o Povo de Deus participou da transmissão da Santa Missa pelas redes sociais de cada uma das comunidades do Vicariato Episcopal Sede. Em seguida, todos aguardaram um momento memorável: o Santíssimo Sacramento passou em frente às suas casas, levando alento, paz e esperança neste tempo de adversidade. Vejamos.

 

Paróquia Santa Teresinha – Conselheiro Paulino

Celebramos em 11/06, a Solenidade do Santíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de nosso Senhor Jesus Cristo. Antes de Jesus subir ao céu, cumpriu-se a promessa da sua permanência entre nós!

Nunca estaremos sozinhos! O Sangue derramado por Cristo na cruz foi o “carimbo” da nossa vida sacramental!

Louvado seja Deus por esta graça: receber Jesus Eucarístico. A graça é imensa, já que quem come desse pão, come a Sua Carne; e quem bebe do vinho, bebe do Seu Sangue permanece n’Ele e Ele em nós.

O Pároco, Pe. Wanderson Mozer, nos exortou que “a Eucaristia precisa ser o bálsamo da nossa vida”! Os efeitos espirituais da Eucaristia nos colocam no movimento de “espera do novo”, a caminho da santidade! A Eucaristia é o Sacramento que nos coloca na comunhão da eternidade!

 

Quando nos nutrimos com o Corpo e Sangue de Cristo estamos ensaiando para sermos nutridos eternamente no céu! Viver a Eucaristia é viver em Jesus!

Talvez nunca antes a solenidade de Corpus Christi tenha sido tão significativa e tão emblemática para nós. Neste cenário que vivemos, de isolamento social devido à pandemia, em que não podemos nos reunir de forma física em torno do altar, não foi possível fazer os tapetes tão tradicionais, nem mesmo a procissão, e temos em nossa alma uma fome da Eucaristia; Deus, em sua infinita bondade e delicadeza, nos presenteia, vindo ao nosso encontro no Santíssimo Sacramento.

Percorrendo as ruas do território paroquial, de maneira tão simples e singela, Deus nos acalenta com sua presença, mostrando mais uma vez sua Face amorosa e misericordiosa para nós. As pessoas se alegraram, as famílias aguardavam com orações e louvores a passagem do Senhor. E as lágrimas caíram ao contemplar o ostensório com o Santíssimo Sacramento.

O Rei dos reis veio ao nosso encontro para nos encher de alegria neste momento tão diverso que estamos vivendo, e reavivar em nós a chama da fé e da esperança. O coração ardeu ao ver o Senhor e recordar sua promessa de que estaria conosco até o fim. E esta é uma certeza: não estamos sozinhos, pois Ele caminha conosco!

Louvado Seja Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento do altar!

Paróquia Santo Antônio e Cristo Ressuscitado – Prado

Em 2020, no dia 11/06, toda Igreja celebrou a Festa de Corpus Christi, momento em que os fiéis manifestam publicamente a sua fé na Santa Eucaristia. Na Paróquia Santo Antônio e Cristo Ressuscitado, o Pároco, Pe. Antônio Leão, celebrou com grande manifestação de fé na Eucaristia, avivando esperança dos paroquianos e fiéis, que participavam da Missa através da internet, de que logo todos estarão presentes em união fraterna nas paróquias e capelas.

 

Ao fim da Missa, Pe. Leão abençoou os pãezinhos de Santo Antônio, desta forma, os paroquianos puderam buscar no dia de Santo Antônio (13/06) pela manhã. Antes dos Ritos finais Padre Leão expôs o Santíssimo. Após a bênção, ele saiu em peregrinação, levando o Santíssimo pelas ruas, e às Capelas Rosa Mística, São Sebastião, Nossa Senhora das Graças e ao Hospital da Unimed, situado na Chácara do paraíso. Abençoando e manifestando publicamente a fé.

Este ano não houve a tradicional confecção de tapetes pelas ruas da cidade, mas muitos católicos participaram da Campanha Tapete solidário. Juntamente com suas famílias, crianças da Catequese da Paróquia enfeitaram tapetes com muito amor.

 

Paróquia São Cristóvão Mártir - Mury

Na manhã da quinta-feira (11/06), foi celebrada a Solenidade de Corpus Christi com a Santa Missa, realizada às 9h, e transmitida pelo Facebook da paróquia, presidida pelo Administrador Paroquial, Pe. Mathew Vallanattu. Logo após, teve o translado do Santíssimo percorrendo as ruas do bairro de Mury. Pe. Mathew parou em algumas casas de paroquianos para dar a benção com o Santíssimo Sacramento. Momento de muita emoção e fé!

 

Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Riograndina

O Corpus Christi 2020 na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Riograndina - Nova Friburgo, teve início com a Santa Missa e, em seguida, foi marcado pela peregrinação que aconteceu pelas ruas da comunidade. Os fiéis esperaram em suas casas pela chegada do amado, Jesus Sacramentado.

A emoção tomou conta quando se depararam com o corpo de Cristo indo ao seu encontro. Ao decorrer da peregrinação a equipe de apoio, formada pelos paroquianos, foi recolhendo as doações que foram entregues, para ajudar os irmãos necessitados. Não teria forma melhor de homenagear o Corpo de Cristo! Um ato de amor ao próximo, recordando o mandamento que ele mesmo nos deixou: "Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo." João 15, 12.

 

Paróquia Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo – Duas Pedras

Momento único vivemos na tarde deste Corpus Christi de 2020. Em meio à orações e cânticos, os Padres Marcelo Piller e Antônio Carlos conduziram Jesus Sacramentado pelas ruas do território paroquial, abençoando as famílias que nos portões de suas casas esperavam ansiosos pelo Cristo, afinal Ele é o sustento e remédio para nossas almas.

 

Paróquia Sant’Ana - Campo do Coelho

No dia de Corpus Christi, houve adoração a Jesus Eucarístico na Matriz de Sant'Ana e em diversas comunidades do território paroquial. Às 15hr, o Administrador Paroquial, Pe. Marcelo Talon, celebrou a Santa Missa, com transmissão via Facebook, e, logo após, percorreu com Jesus Eucarístico algumas ruas da comunidade de Campo do Coelho. Vários paroquianos vieram ao encontro de Jesus Eucarístico ao longo do caminho, um momento de muita fé e grande emoção!

 

Texto:Camila Mattos, Grasiele Guimarães, João Angelo, Sabrina Figueira, Pascom das Paróquias Nossa Senhora do Rosário, Santo Antônio e Cristo Ressuscitado
Foto:João Angelo (Pascom da Paróquia São Cristóvão Mártir), Leonardo Polo e Pascom das Paróquias Nossa Senhora do Rosário, Santo Antônio e Cristo Ressuscitado

 


Compartilhe