54º Dia Mundial das Comunicações Sociais é celebrado na Diocese

Diocese de Nova Friburgo, 26 de maio de 2020

Celebrando o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais o Coordenador Diocesano da Pastoral da Comunicação (Pascom), Pe. Aurecir Junior, presidiu a Missa em ação de graças nessa intenção. A celebração aconteceu em 24 de maio, na Solenidade da Ascensão do Senhor, e teve lugar na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, no bairro Bela Vista - Nova Friburgo, sendo transmitida ao vivo pelas redes sociais da Diocese.

A Mensagem do Santo Padre, o Papa Francisco, para o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais traz o tema: “Para que possas contar e fixar na memória” (Ex 10, 2). A vida faz-se história”, uma reflexão acerca da necessidade de respirarmos a verdade das histórias boas, que edificam e não destroem, e ajudam-nos a reencontrar as raízes e a força para prosseguirmos juntos.

Com presença de poucos fiéis no templo, apenas os responsáveis pela liturgia e transmissão da Santa Missa, aconteceu a celebração. O presbítero iniciou a Santa Missa apresentando diversas intenções, entre elas o 54º Dia Mundial das Comunicações. “Unidos ao Papa Francisco rezamos nesse dia também por todos os comunicadores. Com muito carinho lembramos todos os comunicadores, jornalistas e agentes da Pastoral da Comunicação da Diocese de Nova Friburgo”, disse recordando que neste tempo de pandemia cada agente da Pascom em toda a Diocese está se empenhando em levar aos lares a mensagem de nosso Senhor Jesus Cristo., evangelizando por meios das redes sociais.

Na pregação, Pe. Aurecir destacou a Solenidade da Ascensão do Senhor, explicando que ela está intimamente ligada à Solenidade de Pentecostes, celebrada no próximo domingo (31/05).

Falando sobre o Dia Mundial das Comunicações Sociais, enfatizou que esta data nos faz refletir o quanto e como nós temos anunciado Jesus Cristo, quais são as palavras que preenchem a nossa vida e nosso dia, quais palavras temos propagado e proclamado ao longo dos nossos dias, e alertou.

- Muitas vezes acabamos nos rendendo às paixões e prazeres deste mundo e seguimos os que outros estão falando. O que estamos comunicando? Sem dúvida alguma todos nós cristãos devemos nos sentir lembrados pela Igreja nesse Dia das Comunicações Sociais, porque é missão de cada um de nós anunciar a verdade que é Jesus Cristo... Busquemos todos os dias elevar o nosso coração a Deus nas nossas atitudes, em nossas comunicações, na defesa da verdade e com o testemunho diário de conversão do nosso coração. Anunciar Aquele que veio ao mundo, nos redimiu e nos levou para o céu.

Além do momento ápice, a Celebração Eucarística, ao longo do dia 24 de maio foram publicadas nas redes sociais da Diocese de Nova Friburgo diversas informações sobre a composição da Pascom e do Departamento de Comunicação da Diocese. A programação foi finalizada com o vídeo do Bispo referencial da Comissão Pastoral para a Comunicação Social do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Orani João Tempesta, O. CIST, sobre o tema proposto para a celebração deste ano.

Texto:Grasiele Guimarães
Foto:Grasiele Guimarães