AÇÕES PASTORAIS NA PANDEMIA – Comunidades dos três Vicariatos realizam atividades

Diocese de Nova Friburgo, 21 de maio de 2020

Prosseguindo com a divulgação das ações pastorais, caritativas e missionárias realizadas pelas comunidades paroquias durante o período de pandemia, trazemos às atividades realizadas pelas Paróquias Santo Antônio, em Macaé, Sagrado Coração de jesus, em Trajano de Moraes, e Nossa Senhora das Graças, em Olaria – Nova Friburgo. Vejamos.

Paróquia Santo Antônio – Macaé

A Paróquia Santo Antônio iniciou em 20 de março uma campanha de arrecadação de alimentos, itens de higiene e materiais de limpeza, com o objetivo de prestar auxílio às famílias carentes e pessoas em situação de rua no município de Macaé. Todos os itens recebidos são higienizados, organizados e distribuídos pelos membros da Conferência dos Vicentinos, antes de serem entregues ao público-alvo.

Nestes dois meses de campanha, mais de 400 cestas básicas foram entregues às famílias cadastradas. Além disso, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Macaé, foram servidas mais de 2500 refeições a pessoas em situação de rua (média de 360 refeições por semana), as quais são preparadas por uma equipe fixa de seis voluntários.

As doações dos produtos podem ser feitas na sede da paróquia (pessoalmente ou através do delivery de preferência), sendo possível também doar qualquer valor para que os itens mais urgentes sejam adquiridos pela paróquia, a saber: Mitra Diocesana de Nova Friburgo – Paróquia Santo Antônio, CNPJ 28.600.559/0044-01, Caixa Econômica (agência 4659 – CC 542-7 – Op 003) ou Bradesco (agência 6544 – CC 4350-8).

Ademais, através do voluntariado de costureiras da comunidade, encontra-se em andamento a confecção de 40 mil máscaras de proteção individual. A doação do material foi feita por um empresário local, e uma vez prontas, as máscaras serão entregues aos profissionais de saúde que atuam na cidade.

Neste período em que a internet tem sido instrumento de evangelização, a Paróquia tem realizado a transmissão ao vivo da Santa Missa às terças-feiras e aos domingos, bem como da Oração do Santo Terço às quartas-feiras, momento conduzido pelo Pároco, Pe. Gleison Lima.

A Paróquia Santo Antônio está localizada na Travessa Padre Pedro, nº 671, Visconde de Araújo. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (22) 99968-5149 ou do email psa.secretaria@gmail.com.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Trajano de Moraes

Graças a um gesto de amor dos nossos fiéis, juntamente com a pastoral da Promoção Humana da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e movidos pelo espírito de solidariedade e fidelidade aos mandamentos do nosso Senhor, sob a orientação do Administrador Paroquial ,Pe. Jorge Eduardo Coimbra do Almo, foram distribuídas cestas básicas aos nossos irmãos, que estão sendo atingidos pela difícil situação econômica que se encontra no mundo inteiro em razão da pandemia da COVID-19.

No mês de abril, foram distribuídas cestas básicas para 32 famílias da sede do município, sendo a maioria delas já cadastradas e outras que tiveram que ser acolhidas neste período tão crítico.

Ressaltamos que tivemos uma arrecadação dos gêneros alimentícios, produtos de limpeza e higiene pessoal mais elevado do que nos outros meses. Graças a um movimento realizado pela Pastoral da Saúde, destinamos ao Abrigo Santa Terezinha as doações de fraldas e materiais de limpeza. Todas doações estão sendo entregues na secretaria paroquial.

Através da Santa Missa transmitida diariamente pela página do facebook da Paróquia, o Administrador Paroquial eleva a Deus os pedidos pelo fim da pandemia, pelos profissionais de saúde que estão na linha de frente e todas as pessoas que estão sofrendo em razão do distanciamento social.

Paróquia Nossa Senhora das Graças – Olaria

Desde o início da pandemia, o Pároco, Pe Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça, a Paróquia Nossa Senhora das Graças e o Centro Social , intensificaram a campanha de cestas básicas e material de higiene e limpeza, com a doação dos paroquianos e de outros, atendendo mensalmente a 60 famílias cadastradas.

O Centro Social continua também os atendimentos online de psicologia, fonoaudiologia e psicopedagogia, dando orientações sobre os auxílios emergenciais e regularização de documentos, por telefone, WhatsApp e presencialmente, às terças e quintas, com a farmácia comunitária, produção e distribuição de fraldas, recentemente também de agasalhos e cobertores.

Os trabalhos são feitos pela equipe coordenada pela Secretária Caroline, com o apoio da secretaria paroquial e dos agentes pastorais da paróquia. Há ainda a entrega de cestas, remédios e outras ajudas nas casas das pessoas idosas e mais vulneráveis.

As doações podem ser feitas na secretaria da paróquia (2522-5702) ou do Centro Social (2522-4361) (22) 988391419 (Whats App).

A Pastoral da Comunicação, com o pároco e grupos, têm divulgado mensagens, textos e vídeos de conforto, esperança e iluminação da Palavra de Deus pela internet. Foi montada uma equipe de evangelização através de LIVES que passou também a assessorar a transmissão das Missas pela página da paróquia no Facebook. A Igreja Matriz tem se mantido aberta todos os dias, das 8h às 17h, para a oração pessoal dos fiéis e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Texto:Grasiele Guimarães, Pe. Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça, Pascom da Paróquia Santo Antônio (Macaé) e Pastoral Promoção Humana de Trajano de Moraes e Paróquia Nossa Senhora das Graças
Foto:Grasiele Guimarães, Pe. Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça, Pascom da Paróquia Santo Antônio (Macaé) e Pastoral Promoção Humana de Trajano de Moraes e Paróquia Nossa Senhora das Graças