SEDE: Com criatividade Paróquia de Papucaia supera as dificuldades em tempos de pandemia

“Mesmo isolados, o pensamento e o espírito podem ir longe com a criatividade do amor. Isto é necessário hoje: a criatividade do amor”. Essa exortação do Sumo Pontífice, o Papa Francisco, em 03 abril 2020, tem rompido as fronteiras e ganhado vida e significado em diferentes comunidades, nas mais variadas formas. Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Papucaia – Cachoeiras de Macacu, por exemplo, a criatividade do amor nasceu em meio à adversidade enfrentada pela comunidade, com os diferentes tipos de contratempos causados pela pandemia da COVID-19.

Muitas comunidades têm se deparado com as dificuldades financeiras causadas pela presente emergência sanitária. Os boletos chegam com as suas datas de vencimento já estipuladas, as despesas com funcionários entre outras atribuições que uma comunidade paroquial precisa honrar mensalmente, também são uma realidade.

Pensando em como lidar com esta situação o Administrador Paroquial, Pe. Claudio Menezes, juntamente com uma equipe de paroquianos colocou a mão na massa, encontrando uma maneira de arcar com as despesas fixas da paróquia. A solução veio por meio da fabricação e venda de diversos quitutes: bolos doces, salgadinhos, escondidinhos e até mesmo nhoque fazem parte da lista de opções.

De acordo com as informações do sacerdote, cerca de 20 pessoas envolvidas no processo de fabricação, isto inclui desde aqueles que vão à plantação fazer a colheita e descascam o Aipim, um dos ingredientes principais nas receitas; ou buscar os cocos e limpar; o rapaz que faz as entregas e os que estão diretamente na cozinha junto ao Pe. Cláudio preparando os produtos.

Em média são produzidos por dia cerca de 60 bolos. “Além disto, temos os nossos bolinhos de Aipim com carne moída, com carne seca, coxinha feita com massa de Aipim, os escondidinhos de carne seca, de carne moída e de frango” acrescentou o sacerdote. O trabalho tem frutificado e, diante de tantas encomendas, algumas vezes o sacerdote se desloca até Nova Friburgo para entregar os pedidos daqueles que também desejam ajudar e se deliciar com os saborosos produtos

.

- Neste tempo difícil e de incerteza que estamos enfrentando diante desta pandemia, assim como Nossa Senhora encontrou forças em Deus para permanecer em pé diante da Cruz do seu próprio Filho, diante de todo o sofrimento de seu Filho e da espada de dor que transpassava o seu coração e a sua alma e, mesmo assim, ela se manteve de pé; seguindo esse exemplo de Maria estamos encontrando forças em Deus para através de iniciativas como essa para manter a nossa comunidade de pé – relatou Pe. Cláudio.

Para realizar uma encomenda basta contactar os paroquianos pelos seguintes telefones: (21) 96728-5531 (Vera – apenas ligação) ou (21) 98762-1350 (Nanal – Whatsapp). Além de ajudar adquirindo os produtos, também é possível realizar a doação insumos utilizados na fabricação: açúcar, manteiga, ovos, carne seca, carne moída, entre outros e os descartáveis: fôrma para os bolos e embalagens para os demais produtos. É importante destacar que os quitutes são fabricados sem farinha de trigo.

Projeto ‘Paróquias Irmãs’

É importante ressaltar que nesse período de pandemia, diante das necessidades espirituais e financeiras de algumas comunidades, foi colocado em prática o projeto ‘Paróquias Irmãs’, sugerido pela XVI Assembleia Diocesana, no qual as paróquias mais providas auxiliam àquelas que, neste tempo de carestia, passam por alguma necessidade.

A Paróquia de Papucaia está entre as paróquias que recebem o auxílio de uma paróquia irmã. Inicialmente a ação terá a validade de três (3) meses, cabendo à paróquia destinatária do auxílio algumas atitudes que manifeste compromisso e consciência que requer a situação atual, contendo despesas e promovendo soluções criativas de arrecadação de recursos.

Vale destacar que o projeto não se restringe ao auxílio financeiro, mas abrange de igual forma o âmbito pastoral, formativo e missionário.

Texto: Grasiele Guimarães
Fotos: Pe. Claudio Menezes e Grasiele Guimarães