facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
sede-dia-de-nossa-senhora-das-dores-e-celebrado-com-oracao-das-mil-ave-mariasA Oração das Mil Ave-Marias já é uma tradição anual da Catedral São João Batista. Mas, em...
litoral-3-kairos-macae-reune-milhares-de-catolicos-no-centro-de-convencoesO protagonismo dos fiéis católicos foi o destaque do 3º Kairós Macaé. Realizado no Ano do...
ano-do-laicato-fazer-o-bem-sem-ver-a-quem--projetos-sociais-da-catedral-atendem-milhares-de-pessoas"Todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que...
sede-setembro-mes-do-dizimo-e-da-biblia-na-paroquia-nossa-senhora-das-gracasTradicionalmente conhecido como o Mês da Bíblia, setembro foi eleito também o Mês do Dízimo na...
sede-paroquia-nossa-senhora-das-gracas-promove-tarde-de-espiritualidade-com-paroquianosA Exortação Apostólica Gaudete Et Exsultate — sobre o chamado à santidade no mundo atual, do...

Livro de Memórias de Dom Rafael é lançado na Diocese

O encerramento da 16ª Assembleia da Diocese de Nova Friburgo foi marcado por um momento especial: o lançamento do livro Mar Adentro – Memórias. De autoria do Terceiro Bispo Diocesano, Dom Rafael Llano Cifuentes – falecido em novembro de 2017 -, a publicação foi apresentada aos participantes do encontro no dia 16 de junho, pelo Bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso.

site diocese 2018 xviassembleiadiocesana-colegioanchieta 26

Para o lançamento do livro, foram convidados a compor a mesa: Dom Edney; o Membro da Comissão Teológica Internacional e palestrante da Assembleia Diocesana, Mons. Antonio Luiz Catelan Ferreira; o Vigário do Opus Dei no Rio de Janeiro, Mons. Fábio Henrique Carvalheiro; e, o Representante da Editora Quadrante, Pe. Luiz Fernando Cintra. Também estiveram presentes o Vigário Geral da Diocese, Pe. Marcus Vinicius Macedo; o Comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar em Nova Friburgo, Tenente-Coronel Eduardo Vaz Castelano; Sacerdotes, Diáconos, Religiosos (as) e Leigos (as).

Dom Edney iniciou o momento solene saudando os presentes e destacando a importância da ocasião na vida diocesana.

- Hoje, rendemos graças a Deus por nos reunir em Assembleia Diocesana, expressão de fraternidade e unidade. Ao mesmo tempo em que somos convidados a olhar como memória orante para tudo o que o Bom Deus nos concedeu avançar ao longo dos 58 anos de nossa amada Diocese, igualmente, Ele torna presente diante de nós a atualidade das palavras de São João Paulo II: “É tempo de renunciar a todos os temores e de nos lançarmos para metas apostólicas audazes: Duc in altum!” – Mar adentro. Todos aqueles que tiveram a graça de conhecer Dom Rafael Llano Cifuentes, sabem que ele frequentemente evocava essas palavras do Senhor encontradas no Evangelho de São Lucas em suas homilias e palestras.

site diocese 2018 xviassembleiadiocesana-colegioanchieta 25

E complementou.

- É para nós motivo de imensa alegria poder neste dia tão emblemático apresentar a toda a Diocese, representada aqui pelos seus pastores, religiosos e leigos dos três vicariatos, o livro das Memórias de meu venerável predecessor. Com seu lema episcopal “Atrairei a mim todas as coisas”, tornava ativo o desejo que impulsionava seu coração sacerdotal na dedicação incansável de aproximar almas para Deus. Mar adentro, levar todos a Jesus, o que as páginas dessas suas memórias vão mostrar é como sua pregação se inspirava em sua própria experiência.

Ao longo de seu discurso, Dom Edney frisou também a atuação de Dom Rafael no Opus Dei e sua convivência com São Josémaria Escrivá, sua devoção a Nossa Senhora de Guadalupe, sua atuação como Sacerdote e Bispo, dentre outros aspectos.

Posteriormente, Pe. Fábio Carvalheiro agradeceu a oportunidade. “Gostaria de agradecer ao Dom Edney por ter desejado fazer o lançamento do livro de memórias de Dom Rafael num momento tão especial e solene como esta Assembleia, onde está toda a Diocese representada”. Fazendo um paralelo com a passagem de Simeão no templo (Lc 2,29), Pe. Fábio disse. “Presenciei os últimos anos de vida de Dom Rafael e posso dizer que isso foi a sua vida, ao final ele pôde dizer a Deus ‘Agora, pode deixar partir em paz o seu servo’, vendo todos os frutos que o Senhor havia concedido”.

O Representante da Editora Quadrante, Pe. Luis Fernando, falou sobre a montagem da obra. “Falar de Dom Rafael é sempre uma alegria! Do livro Mar adentro, diria que foi como que o último esforço de Dom Rafael, enquanto ele teve forças foi o seu último grande empenho. Graças a Deus pudemos publicar, saiu uma coisa bonita, bem editada”.

Ao final, foi um momento de oração e aqueles que quiseram adquiriram a obra literária.

site diocese 2018 xviassembleiadiocesana-colegioanchieta 28

Dom Rafael Llano Cifiuentes

Dom Rafael Llano Cifuentes nasceu na cidade do México em 18/02/1933. Licenciado em Direito Civil pela Universidade de Salamanca, em 1955, e Doutor em Direito pela Universidade de Salamanca, em 1956, com a tese “El caudillismo em Latino-américa”. Recebeu a Ordenação Sacerdotal na Prelazia do Opus Dei no dia 20 de dezembro de 1959. Foi nomeado Bispo Titular de Mades e Auxiliar do Rio de Janeiro em 04/04/1990 e ordenado Bispo em 29/06 do mesmo ano. Adotou como lema: "Omminia traham ad meipsum”.

Criador, na Coordenação da Pastoral da Juventude, dos denominados “Encontros Jovem-Rio”, que aconteciam a cada dois anos em união com o Papa nas Jornadas Mundiais da Juventude. Fundou o Curso de Liderança para Coordenadores que atuam ou que querem atuar nessa Pastoral.

Foi nomeado Bispo da Diocese de Nova Friburgo pelo Papa João Paulo II em maio de 2004, tomando posse no dia 20/6/2004. Também foi nomeado Bispo responsável pela Delegação Oficial do Brasil para VI Encontro Mundial do Papa com as Famílias em maio de 2008 e eleito Membro da Academia Brasileira de Filosofia no mesmo ano para a 16ª cadeira antes ocupada por Dom Estevão Tavares Bittencourt. Em 2007, foi eleito Presidente do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cargo que ocupou até maio de 2011. No dia 20 de janeiro de 2010, por limite de idade, teve a sua renúncia aceita pelo Papa Bento XVI, passando a ser Bispo Emérito da Diocese de Nova Friburgo.

Texto e foto: Monara Teixeira

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso