facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

sede-solenidade-da-imaculada-e-celebrada-nas-paroquias-do-vicariato-em-201Celebrar a padroeira é sempre um momento marcante na vida de uma comunidade paroquial. Novena,...
bispo-preside-missa-da-reinauguracao-das-telas-do-santuario-diocesanoQuinta-feira, 6 de dezembro de 2018, um dia para ficar na história do Santuário Diocesano do...
sede-projeto-pequenos-reis-magos-ganha-vida-com-a-chegada-do-adventoIniciado em 2017 na Diocese de Nova Friburgo, por meio da Matriz Paroquial São Roque, o...
norte-missa-em-acao-de-gracas-pelos-sacoleiros-e-celebrada-em-sao-jose-do-ribeiraoNo domingo (2/12), foi celebrada a tradicional Missa em ação de graças pelos sacoleiros. A...
papa-preparar-se-para-o-natal-com-a-coragem-da-feCelebrar o Natal com verdadeira fé. Este foi o convite do Papa Francisco na homilia da Missa...

“Nossa esperança não está no mundo, está em Deus!”, diz Bispo

“Ressuscitar das cinzas é alcançar o perdão dos pecados e viver uma vida nova, à semelhança do Cristo Ressuscitado”. Com este pensamento do Liturgista Monsenhor Antônio José de Moraes, a comunidade católica se reuniu para começar um novo tempo litúrgico: a Quaresma. A Santa Missa nesta Quarta-feira de Cinzas (14/02) marcou o início dos 40 dias em preparação para a Páscoa. A cerimônia da imposição das cinzas sobre os fiéis aconteceu na Catedral Diocesana São João Batista, em Nova Friburgo, sendo presidida pelo Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, e concelebrada por demais sacerdotes.

site diocese 2018 quartafeiradecinzasnacatedral 1

No período de preparação para a Páscoa, os fiéis são convidados às práticas do jejum, da oração e da caridade.

- Com a Celebração Eucarística em que receberemos as cinzas, iniciamos esse tempo quaresmal que visa nos preparar espiritualmente para as alegrias da Páscoa. É um tempo de conversão, de penitência, em que buscaremos com mais empenho essa presença, essa comunhão mais plena com Deus e com os irmãos – explicou o Epíscopo nos ritos iniciais.

site diocese 2018 quartafeiradecinzasnacatedral 11

Refletindo que o novo tempo litúrgico é importante na vida dos cristãos, afirmou na homilia.

- A Quaresma é para todos nós um tempo muito importante, como diz a Sagrada Liturgia, é um tempo favorável. Favorável por quê? Porque nos colocamos diante de Deus naquilo que somos, naquilo que devemos buscar ser. A Quaresma nos coloca diante da nossa realidade, e nossa realidade é de pecadores.

site diocese 2018 quartafeiradecinzasnacatedral 2

Citando a liturgia do dia, destacou que “os exercícios quaresmais elencados no Evangelho que acabamos de ouvir (Mt 6,1-6.16-18), querem nos levar pessoalmente a fazer esta experiência de um encontro com o Pai, que como diz o texto ‘vê o que está oculto’”. E complementou. “Estamos voltados para a Face do Pai Misericordioso e esses exercícios devem nos ajudar a entrar mais intimamente neste convívio com Ele. Por isso, Jesus exorta que não façamos nada disso simplesmente para sermos vistos pelos outros”.

“O jejum, a esmola e a oração são meios que nos levam a essa atitude de intimidade e confiança no Pai”, disse o Prelado, que também recordou o pedido do Papa Francisco: o jejum das palavras inúteis, da fofoca, entre outras ações. “Deixar de comer isso ou aquilo é até muito fácil. Agora, nos dispormos a jejuar daquilo que é pedra de tropeço em nossa vida e ocasião de pecado, isso é mais difícil. O Papa em sua sensibilidade pastoral propõe, por exemplo, o jejum das palavras inúteis, da maledicência, da fofoca, do julgamento temerário”. E exortou: ‘Se te der a tentação de falar mal de alguém, fale bem!

site diocese 2018 quartafeiradecinzasnacatedral 7

“A nossa esperança não está no mundo, está em Deus. E que tudo o que façamos seja movido por esta esperança de sermos encontrados em Deus e não na vanglória do mundo. E a palavra é acertada: ‘vã glória’”, afirmou o Bispo.

Após a homilia, foi feito o rito da bênção e imposição das cinzas. Ao final da Eucaristia, Dom Edney fez um pedido especial: que todos saíssem da Igreja em silêncio para dar início à vivência desse tempo de recolhimento e de busca da face de Deus.

site diocese 2018 quartafeiradecinzasnacatedral 8

Concelebraram a Santa Missa: o Vigário Geral da Diocese e Pároco, Pe. Marcus Vinicius Macedo; o Reitor do Seminário Diocesano Imaculada Conceição, Pe. José Ruy Corrêa Junior; e o Vigário Paroquial da Catedral, Pe. Cláudio Menezes. Estiveram presentes o Mestre de Cerimônias da Diocese, Pe. Lourenço Ferronato, EP; os Diáconos Transitórios Aurecir Junior, Luis Antonio Fernandes e Pablo Guimarães; e, os seminaristas.

Texto e fotos: Monara Teixeira

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso