facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
sede-viva-a-mae-de-deus-e-nossa-comunidades-comemoram-festividade-de-nossa-senhora-aparecidaSalve a padroeira do Brasil: Nossa Senhora Aparecida! Vivendo com intensidade essa expressão,...
bispo-preside-termino-da-semana-missionaria-no-cenaculo-2019“Este foi o Cenáculo da unidade”. Essas palavras da Coordenadora da Renovação Carismática...
sede-icones-do-mes-missionario-sao-recebidos-nas-ultimas-paroquias-do-vicariato-sedeDesde o dia 28 de setembro, a bandeira e a cruz peregrinas, ícones do Mês Missionário...
sede-visita-da-cruz-peregrina-e-da-bandeira-missionaria-acontece-em-cachoeiras-de-macacuA Igreja está vivenciando em todo o mundo o Mês Missionário Extraordinário (MME), proclamado...
mes-missionario-extraordinario-paroquias-realizam-santas-missas-de-envio-dos-missionariosAs Paróquias São Roque, em Nova Friburgo, e São José Operário, em Macaé, promoveram as Santas...

Paróquia Sant’Ana do Cônego recebe Bispo em Visita Apostólica

Certamente os dias 5 e 6 de outubro foram momentos de aprendizado, partilha, sugestões e orientações para a Comunidade Paroquial Sant’Ana, situada no Cônego – Nova Friburgo. O motivo deve-se à Visita Pastoral realizada pelo Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, à comunidade.

site sede 2019 aberturadavisitapastoralnoconego 3

Durante a presença do Epíscopo três verbos fizeram-se constantemente presentes: ouvir, orientar e exortar. Dom Edney esteve com o Pároco, Pe. Jeferson Nóbrega, agentes pastorais, visitou comunidades, crismou alguns paroquianos e pôde conhecer de perto esta parcela do seu rebanho.

Abertura

Um momento de carinho ao coração do Bispo ocorreu logo em sua chegada à comunidade, com a calorosa recepção das crianças da Catequese na área externa à Matriz Paroquial. Dom Edney chegou acompanhado pelo Secretário do Bispado e também da Visita Canônica, Pe. Aurecir Júnior.

site sede 2019 aberturadavisitapastoralnoconego 1

- A Visita Pastoral não é como as outras visitações que o Bispo eventualmente pode fazer à paróquia como, por exemplo, para Crismar, celebrar o padroeiro, entre outros. Ela é diferente. Tem as suas raízes no princípio da Igreja, por isso também é chamada Visita Apostólica, vem dos Apóstolos que visitavam as comunidades e ali deixavam três encarregados pelas igrejas locais, e, de quando em vez, eles voltavam para ver como tudo caminhava – assim, Dom Edney revelou o sentido de sua estadia na comunidade.

Ainda orientando o Povo de Deus, explicou que na Diocese de Nova Friburgo a Visita Apostólica é realizada em seis comunidades por ano. Na sequência, explanou sobre as divisões de um território diocesano, seus vicariatos e foranias; explicou as atribuições do Papa, Bispo, do Vigário Episcopal, do Vigário Forâneo, do Pároco e assim por diante. Por fim, abriu um espaço para perguntas e respostas com os paroquianos.

site sede 2019 aberturadavisitapastoralnoconego 4

Os passos na comunidade

Após a abertura, Dom Edney se dirigiu à Capela do Santíssimo para um momento de oração particular. Em seguida, reuniu-se com os padres da Forania II do Vicariato Episcopal Sede, na qual a Paróquia Sant’Ana está inserida. Participaram deste encontro o Vigário Forâneo, o Pe. Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça (Paróquia Nossa Senhora das Graças), o Pe. Alexandre Albuquerque (Paróquia São Roque), o Pe. Genival Nunes (Paróquia Santa Edwiges), o Pe. Aurecir (Paróquia Nossa Senhora da Assunção) e o Pe. Jeferson.

No período da tarde, às 14h, o Prelado reuniu-se separadamente com o Conselho Paroquial de Pastoral; e às 17h30, com os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística. Finalizando o primeiro dia de trabalhos, houve Missa na Matriz Paroquial presidida por Dom Edney.

site sede 2019 aberturadavisitapastoralnoconego 5

Na manhã seguinte, a Comunidade Paroquial dirigiu-se para a Capela Divino Espírito Santo, na localidade de Cascatinha, para a Missa na qual foram crismados seis paroquianos.

Após o almoço, Dom Edney esteve com o Conselho Econômico Paroquial. Em seguida, reuniu-se com o Grupo Jovem, sendo contagiado pela alegria de juventude paroquial. Esta foi e sua última atividade antes da Missa que concluiria estes dias na presença do Bispo.

site sede 2019 crismanavisitapastoral

Está chegando a hora de ir

Ao cair da tarde de 6 de outubro, Dom Edney presidiu a Missa de encerramento da Visita Canônica Pastoral, selando com chave de ouro estes dois dias de convivência. Concelebraram os Padres Aurecir Júnior e Jeferson Nóbrega, ambos saudados pelo Sucessor dos Apóstolos no começo desta celebração.

“Estamos encerrando a Visita Pastoral. Foram dias intensos, de muitas reuniões e orientações que, tenho certeza, ajudaram a comunidade a caminhar com ainda mais desenvoltura, assumindo a sua missão evangelizadora nesta região”. Essas foram as palavras dirigidas pelo Bispo à comunidade no princípio da celebração.

site sede 2019 missadenecerramentovisitapastoral 5

Na pregação, além de enfatizar cada uma das leituras, o Epíscopo recordou os momentos vividos junto à comunidade durante estes dois dias, destacando a necessidade de cada um desempenhar a missão a qual foi chamado.

Finalizando a Visita Pastoral, o Pároco agradeceu ao Bispo pelo carinho que demonstrou à comunidade, ressaltando que os paroquianos elogiaram a sua presença. Em seguida, dirigiu-se aos fiéis. “As orientações que ele nos deixou são uma continuidade, um caminho. Logicamente, esta Visita Pastoral, que provém lá dos Apóstolos, é importante para toda a Igreja”.

site sede 2019 missadenecerramentovisitapastoral 4

Antes de se despedir, Dom Edney enfatizou que sai desta visita com muita esperança e voltará noutras ocasiões para acompanhar o ritmo, o pulsar desta comunidade. Na oportunidade, parabenizou-os pelo esforço e empenho em fazer desta paróquia um verdadeiro polo a iluminar, a dar sinal de esperança para tantas pessoas que vivem na escuridão. E frisou. “Não esqueçamos: a nossa maior responsabilidade é com o irmão, com aquele que não sabe o que fazer da vida. Você tem essa palavra de esperança. Seja esse sinal luminoso na vida das pessoas”.

Por fim, convidou os jovens a se aproximarem do Presbitério e os exortou.

- Vocês não são o futuro, mas o presente, e um presente dado por Deus a esta comunidade. Esta Igreja também deve ser eternamente jovem no coração de cada um de nós. Quem disse que não podemos ser jovens? Só deixamos de ser quando paramos de sonhar e de ter ideais. É aí que a velhice chega. Espero que a Paróquia Sant’Ana se rejuvenesça e que o coração de cada um aqui possa bater com mais entusiasmo e determinação, para que a missão de Jesus Cristo seja levada a frente. Muito obrigado! Gostei muito da visita e do carinho de vocês.

site sede 2019 missadenecerramentovisitapastoral 2

Texto: Grasiele Guimarães
Fotos: Grasiele Guimarães e Viviane (Paróquia Sant’Ana)
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso