facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
equador-parlamento-diz-nao-a-legalizacao-do-abortoAcolhido o apelo da Igreja local que nos dias passados convidou os parlamentares a refletirem...
sede-missas-nas-casas-e-festejos-marcaram-festa-em-louvor-a-nossa-senhora-da-soledadeFestejar a padroeira é um dos momentos mais aguardados pelos fiéis da Paróquia Nossa Senhora...
litoral-4-kairos-macae-ampliara-debate-sobre-o-fenomeno-do-suicidioO Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio foi celebrado no dia 10/9. Porém, várias ações são...
bispo-e-fieis-se-reunem-no-xlii-dia-da-unidade-diocesana*CLIQUE NOS HIPERLINKS AO LONGO DO TEXTO PARA ACESSAR OS ASSUNTOS ESPECÍFICOS* "Com os nossos...
norte-comunidade-catolica-corban-promove-retiro-para-membros-consagradosOs consagrados no carisma da Comunidade Católica Corban se reuniram no dia 15/9 para um...

Dom Edney celebra 32 anos de sacerdócio com Clero e Fiéis

O Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, celebrou 32 anos de Ministério Sacerdotal no dia 29 de agosto. Para comemorar a data, foram celebradas Santas Missas em Ação de Graças. Confira o que aconteceu!

Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Macaé

"Fiat voluntas Tua". "Seja feita a Tua Vontade". Sob o lema episcopal do Bispo, o Clero da Diocese se reuniu para a grande ação de graças por 32 anos de vida presbiteral do Epíscopo, vida esta entregue e comprometida à causa do Reino de Deus. A Santa Missa foi realizada na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Macaé, no dia 29/8, e contou também com a presença dos religiosos e leigos da localidade.

site diocese 2019 23anosdesacerdociodomedney 5

Inicialmente, Dom Edney fez emocionada menção ao Bispo Ordenante, Dom Eugênio Sales, bem como aos seus pais e demais pessoas que estiveram ativamente ligadas a ele na missão de pastorear o povo de Deus. O Vigário Episcopal do Norte, Pe. Fr. Getúlio Freire Pereira, proferiu uma homilia voltada para a gratidão à pessoa de Dom Edney.

- 32 anos de serviço ao povo de Deus através do ministério sacerdotal. Receba do seu rebanho o compromisso de oração, para que o senhor possa sempre se manter perseverante nesse ministério. Hoje, o mundo está cheio de vaidades, descompromissos, covardias, precisando de um ponto de referência. Que o senhor seja esse ponto de referência, assim como é para nós como nosso Bispo Diocesano. Desejamos que se mantenha firme como o profeta Jeremias no compromisso e na responsabilidade, sabendo que o Senhor está contigo, dando-lhe forças e sustentando no ministério. O Bispo é aquele que nos orienta e nos traz equilíbrio! Pedimos a Deus toda a bênção e toda a graça na condução do povo de Deus da Diocese de Nova Friburgo, e que a exemplo de João Batista, tenha a certeza de que vale a pena viver e morrer pela Igreja.

site diocese 2019 23anosdesacerdociodomedney 4

Na conclusão da Santa Missa, o Vigário Geral Diocesano, Pe. Marcus Vinicius Macedo, enalteceu características do Bispo, ressaltando a obediência a Deus, "quando chega aos seus ouvidos e diz: Edney, basta-te a minha graça". E complementou. “Hoje, queremos celebrar o que ninguém vê: todo dia, do nascer ao pôr-do-sol, a moção do Espírito Santo te diz: 'Persevera! Aprende! Segue firme, porque lhe darei muito mais por conta da sua fidelidade!’ Muitíssimo obrigado! receba nosso abraço, nossa oração amiga, nossa obediência que se compadece ao segurar a Cruz!”.

Após, recebeu das mãos do Pe. Luís Antônio Fernandes uma lembrança pela data festiva. Todos foram recepcionados no salão paroquial para uma confraternização.

Catedral Diocesana São João Batista – Nova Friburgo

Na Catedral Diocesana, a Santa Missa pelo aniversário sacerdotal do Prelado aconteceu às 17h, do dia 1º de setembro. Reunindo Clero e fiéis desta paróquia e de outras comunidades, a cerimônia foi marcada por homenagens.

site diocese 2019 23anosdesacerdociodomedney 2

- Meus irmãos e minhas irmãs, nesta Santa Missa, além das tantas intenções que foram apresentadas, quero incluir mais uma: a jornada que terminou no dia de ontem no Vicariato Litoral com o Governo Itinerante. Essa foi a 9ª edição dessas visitas pastorais, seja ao Vicariato Norte, seja ao Vicariato Litoral. Foram muitas visitas, intensas reuniões. Tenho certeza que vamos colher muitos e abundantes frutos de tudo isso. Quero também agradecer pelos 32 anos de Ministério Sacerdotal que Deus tem me dado a graça de viver. Em meio as dificuldades próprias da nossa natureza humana, Ele tem me sustentado até o dia de hoje e espero e confio que há de me sustentar até o último dia da minha vida – disse o Sucessor dos Apóstolos nos ritos iniciais, saudando também todos os presentes.

A homilia foi feita pelo Vigário Geral e Pároco da Catedral, Pe. Marcus Vinicius Macedo, que destacou trechos do Evangelho e diversos momentos do ministério presbiteral e episcopal de Dom Edney. O sacerdote também salientou que o mês de setembro é dedicado a Sagrada Escritura e exortou os fiéis.

site diocese 2019 23anosdesacerdociodomedney 1

- Iniciamos o mês da bíblia, o mês que no Brasil se reverencia e se faz uma homenagem maior a Palavra de Deus, incitando-nos a oração com ela. Como seria interessante se saíssemos dessa Santa Missa com o Bispo, sacerdotes e o povo de Deus, com esse carinho maior pela Sagrada Escritura, como bússola para nossos passos, como esse parâmetro de conversão a cada dia, mas também um grande alimento para a conversão da nossa casa! Saia daqui com esse dever de casa: nesse mês de setembro crie o hábito de ler, rezar e partilhar a Palavra de Deus com as pessoas da sua casa!

Falando sobre o Evangelho do dia (Lc 14,1.7-14), pontuou.

- A virtude da humildade, que é esse amor que serve rebaixando-se, é um desafio para todos nós! É um desafio para o Bispo, para nós sacerdotes que podemos nos achar alguma coisa ao longo da vida e que na verdade somos os mais necessitados. O que é o sacerdócio ministerial senão um vaso de argila, uma argila que realmente não tem nenhum valor. Dom Edney ao longo desses 32 anos vem nos mostrando e ensinando, sobretudo aos padres que convivem com ele, que somos esse barro sem o mínimo valor e o que nos dá méritos diante de Deus é o conteúdo que vem do próprio Deus.

Recordando Santa Madre Teresa de Calcutá, destacou a frase: “Todo bem que fazemos, nos ensina a ser humildes”. E complementou. “Existe uma visão da humildade que parece subserviência, parece que ser humilde é ser tonto. Hoje, na sociedade, ser humilde é não poder expressar e defender a verdade. Isso é proibido, pois parece que a pessoa humilde tem que olhar para o chão, tem que ter os lábios trancados e, principalmente, ela não pode ser autêntica na sua bondade porque sempre é mal interpretada”.

site diocese 2019 23anosdesacerdociodomedney 3

Pe. Marcus, abordou ainda quatro aspectos de um coração humilde.

- A humildade é um exercício livre do nosso coração. Em primeiro lugar, ela é conhecer-se. Em segundo lugar, é aceitar-se; em terceiro, é perdoar-se. E, por fim, é nos ensinar que todos os dias erramos, precisamos nos agarrar na misericórdia de Deus e seguir pedindo perdão a Ele e aos demais. Por isso, é muito interessante celebrar esse Evangelho, em que Jesus nos fala que o homem humilde não é aquele que se eleva, mas aquele que está nas mãos de Deus. Já o homem soberbo, é aquele que leva suas virtude, talentos e aplausos, mas não conhece o céu, pois o seu combustível não é a misericórdia, mas aquilo que ele acha de si mesmo. Celebrar o sacerdócio do nosso Bispo com esse Evangelho é entender que precisamos da misericórdia através de um homem tão pecador como nós, através de um homem tão falível como nós, que fomos escolhidos por um mistério, que recebemos um dom que é imerecido. Queria Deus que nunca tentemos nos colocar acima desse dom ou distante dele, mas sempre dentro desse grande sacerdócio, não nos servindo dele, mas servindo a ele.

Ao final da celebração, os seminaristas leram uma mensagem, pedindo ao Epíscopo que sempre acompanhe os vocacionados com suas orações e que os ajude a ser santos. Logo após, foi a vez dos paroquianos Flávio e Ivete homenagearem o Pastor Diocesano.

A Eucaristia foi concelebrada pelos Padres: Marcus Vinicius, Rodrigo Fonseca (Reitor do Seminário Diocesano), Thiago Robadey (Vigário Paroquial da Catedral) e Jorge Eduardo Coimbra do Almo (Pároco da Matriz São Sebastião, em São Sebastião do Alto).

Texto e Fotos: Monara Teixeira e Pascom Vicariato Litoral
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso