facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.

Localização - Seminário Diocesano da Imaculada Conceição

“Atrairei tudo a mim”, dizia o lema de Dom Rafael. De fato, grande parte de seus 84 anos vividos teve como objetivo atrair todos para o Senhor, em uma intensidade singular, ou melhor, em uma intensidade plural. Essa seja, talvez, a melhor palavra que defina o querido Bispo Emérito de nossa Diocese, falecido no dia 28 de novembro de 2017: plural.

site diocese 2017 domrafaelespecial

Não poderíamos deixar de homenagear um filho de Deus tão distinto, um pai zeloso, um irmão tão querido para tantos sacerdotes e bispos. Filho, pai, irmão: plural. Assim, gostaríamos de honrar a memória deste incansável servo de Deus, uma pessoa - nas palavras de nosso Vigário Geral - “de um otimismo sobrenatural fora do comum”.

Olhando sua cronologia e as atividades que exerceu, é possível que nos assustemos e até pensemos como alguém conseguiu dar conta de tanta coisa. Mas lembremo-nos daquela palavrinha…plural. É bem verdade que sem o auxílio de Nossa Senhora, por quem tinha grande devoção, a ponto de homenageá-la em seu Brasão, e também de sua rígida disciplina para uma vida de constante oração, dificilmente Dom Rafael conseguiria ter levado adiante todas as obras de evangelização a que se propôs.

Para comprovar esse ardor com que se entregava a cada atividade - fosse a construção de um belo Seminário ou uma direção espiritual - leigos, sacerdotes e bispos dão testemunho através de seus depoimentos. De pessoas que desfrutaram de sua intimidade cotidiana àquelas que o tiveram como professor: plural. Sem contar algumas histórias de sua vida, aqui também narradas, que endossam ainda mais sua santa vitalidade.

Mais de 40 livros publicados, sem contar os inúmeros artigos e formações que nos deixou. Sepraramos algumas dessas mensagens para esse homenagem. É ou não é uma pluralidade literária?

Querido por onde passou e respeitado por todos, recebeu uma bela mensagem do Papa Francisco por ocasião de seu Jubileu de Prata Episcopal. No momento de sua morte, também recebemos diversas mensagens de condolências, em especial as enviadas pelo Santo Padre e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Por fim, recorrendo a amigos próximos, aos nossos arquivos e também ao Centro Cultural da Prelazia Opus Dei, selecionamos algumas fotos, desde sua chegada ao Brasil aos seus últimos anos de vida, a fim de que eternizássemos em imagens a pluralidade de um homem que abraçou, até o último suspiro, as palavras do próprio Cristo “Atrairei tudo a mim”.

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

Pensamento da Semana

O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso