facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
sede-icones-do-mes-missionario-sao-recebidos-nas-ultimas-paroquias-do-vicariato-sedeDesde o dia 28 de setembro, a bandeira e a cruz peregrinas, ícones do Mês Missionário...
sede-visita-da-cruz-peregrina-e-da-bandeira-missionaria-acontece-em-cachoeiras-de-macacuA Igreja está vivenciando em todo o mundo o Mês Missionário Extraordinário (MME), proclamado...
mes-missionario-extraordinario-paroquias-realizam-santas-missas-de-envio-dos-missionariosAs Paróquias São Roque, em Nova Friburgo, e São José Operário, em Macaé, promoveram as Santas...
sede-batizados-e-enviados-peregrinacao-dos-icones-do-mme-percorre-ultimas-paroquias-de-nova-friburgoChegando à reta final da peregrinação pelas comunidades paroquiais de Nova Friburgo, os ícones...
litoral-paroquia-sao-benedito-celebra-seu-padroeiro-em-rio-das-ostrasNo dia 5/10, a Igreja Católica celebrou a memória de São Benedito. A Paróquia dedicada ao...

Curso do Clero é encerrado com Missa presidida pelo Bispo

Após três dias de palestras com o tema ‘Direção Espiritual e Confissão’, aconteceu na manhã de 11/7 a Santa Missa de encerramento do Curso do Clero 2019. A Eucaristia, presidida pelo Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, e concelebrada pelos sacerdotes dos três Vicariatos Episcopais, contou com a presença do palestrante deste ano, Pe. Luiz Fernando Ribeiro Santana. O encontro teve início em 9/7, no Seminário Diocesano Imaculada Conceição, em Nova Friburgo.

site destaque 2019 missaencerramentocursodoclero 3

“No encerramento do nosso Curso do Clero, encontro de irmãos, queremos oferecer os frutos desses dias pela nossa Igreja Diocesana, para que eles possam ser colhidos em nossas comunidades”, disse o Epíscopo nos ritos iniciais.

Durante a homilia, a história de José do Egito, extraída da Primeira Leitura (Gn 44,18-21.23b-29;45,1-5) foi rememorada pelo Bispo.

- Sabemos que José é a figura de Cristo no Antigo Testamento, uma bela figura que surge para nós nesse texto quase que como uma ilustração do que ouvimos a pouco. Deus, em Sua Infinita Sabedoria e Misericórdia, se serve muitas vezes da contramão da história para realizar o Seu plano de amor. Isso para nós é absolutamente incompreensível: Como é possível de um mal tirar um bem? Como é possível de uma maldição aparentemente surgir a bênção? Mas, foi exatamente isso que vimos no texto de hoje – disse o Bispo recordando a passagem do reencontro de José com seus irmãos – Dali, José se torna sinal de salvação para os seus próprios irmãos, que o venderam. Assim como Jesus, que veio até nós, para aqueles que amava, e os Seus não O receberam.

site destaque 2019 missaencerramentocursodoclero 2

E complementou.

- Toda essa rejeição acolhida pelo Cristo e transformada em oferta agradável ao Pai, atraiu para todos a Salvação. Jesus veio para cumprir o plano do Pai, para dar completude a obra da criação que ficou fraturada por causa do pecado. Ele veio dar a plena realização, por isso, vemos em muitos momentos Ele dizer: ‘O meu alimento é fazer a vontade Daquele que me enviou’, ‘Pai, glorifica o Teu Filho’. Cristo falava da glorificação que seria incompreensível aos olhos humanos: Deus seria glorificado quando Jesus fosse suspenso no madeiro. ‘Quando elevarem o Filho do Homem atrairei todos a mim’. Ou seja, nessa contradição da história vemos o Senhor operar a Salvação do povo, da humanidade.

Recordando a passagem da Carta de São Paulo aos Romanos (8,28) - ‘Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus’ – refletiu. “É isso que faz com que a nossa fé seja inquebrantável, é isso que faz com que consigamos continuar a caminhar mesmo enfrentando ventos contrários. O que interessa é que eu jamais perca a direção e, certamente, ao fim de toda essa história, também nossa história, haveremos de encontrar o Senhor como aquele pai do filho pródigo, de braços abertos para nos receber”.

site destaque 2019 missaencerramentocursodoclero 1

“Quanto mais nos percebemos naqueles a quem Deus nos confia, tanto mais crescemos e fazemos com que essa dinâmica da misericórdia possa circular intensamente em nossas comunidades”, destacou o Sucessor dos Apóstolos. Sobre o trecho do Evangelho segundo São Mateus (Mt 10,7-15) - ‘Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’ – exortou aos sacerdotes. “Sejam portadores dessa Boa Nova que temos a oportunidade de tocar na compreensão amorosa, paterna de Deus em relação a nós. Portanto, sejamos dispensadores do que recebemos de graça”.

Neste dia, a Igreja celebrou a memória de São Bento. Dom Edney falou um pouco de sua história, salientando que muitas coisas na vida desse abade “nos edificam pela sua persistência, mansidão e coragem ao enfrentar todos os obstáculos confiando na graça de Deus”.

Antes de encerrar a homilia, o Bispo desejou que as sementes desse encontro frutifiquem nas vidas de cada um dos sacerdotes ali presentes e de suas respectivas comunidades. Após a bênção final, o clero fez um momento de oração mariano e a programação foi encerrada com um almoço de confraternização.

Texto e fotos: Monara Teixeira
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso