facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
sede-icone-paroquial-do-sagrado-coracao-de-jesus-peregrina-em-sumidouroDesde 2015, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Paquequer, em Sumidouro, vem realizando...
sede-liderancas-do-apostolado-da-oracao-participam-de-encontro-vicarial-de-formacaoEm 11 de novembro, os Coordenadores do Apostolado da Oração do Vicariato Sede puderam...
sede-encontro-reune-catequistas-e-nova-coordenacao-vicarial-da-catequeseFindando mais um fecundo ano de atividades, os Catequistas do Vicariato Episcopal Sede...
bispo-e-leigos-participam-do-encontro-de-liturgia-do-regional-leste-1O Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, e agentes da Pastoral da Liturgia da Diocese de Nova...
litoral-paroquia-nossa-senhora-de-lourdes-promove-congresso-de-mulheres-em-macaeCom o título "Mulheres de Fé", o Grupo de Oração da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em...

Bispo preside Missa no 1º Retiro Diocesano do Apostolado da Oração

Próximo de completar 175 anos de existência no mundo, o Apostolado da Oração (AO) da Diocese de Nova Friburgo promoveu o 1º Retiro da Coordenação. Os responsáveis pelos grupos paroquiais, vicariais e diocesano se reuniram na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Olaria – Nova Friburgo, no dia 3 de novembro, das 8h às 18h. A programação contou com Adoração Eucarística, Palestra, Oração do Terço do Sagrado Coração, Momento de Partilha e Santa Missa de envio presidida pelo Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso. Confira o que aconteceu!

PARTE DA MANHÃ

O vermelho das fitas votivas dos integrantes do Apostolado da Oração coloriu o salão do Centro Social Nossa Senhora das Graças. Eram quase 200 participantes reunidos para vivenciar este dia de retiro, diante da bonita imagem daquele que dá vida a este movimento: o Sagrado Coração de Jesus. Oração, reflexão, adoração, pregações, entre outras atividades foram torneando o que seria este dia de refrigério, em meio às labutas da caminhada de fé.

 site destaque 2019 retiroapostoladodaoracao 7

O Pároco anfitrião, Pe. Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça, dirigiu palavras de acolhida e motivação no comecinho da manhã, recordando a necessidade de colocar-se na presença do Senhor e ouvi-Lo. “Às vezes falamos bastante e é preciso escutar a Deus. Essa é a oração verdadeira! Precisamos ouvir o que Ele tem a nos dizer e nos exigir, pois também nos exige uma atitude, que devemos cumprir com fidelidade e amor, não só por ser uma lei, mas por também ser a nossa felicidade”. Ao concluir, abençoou aos partícipes e apresentou-lhes um profundo desejo: que todos possam imitar cada vez mais as atitudes do Sagrado Coração de Jesus.

Já o Assessor do Apostolado da Oração no Vicariato Sede, Pe. Edson Viana, com uma voz branda e propícia para a oração, conduziu esta manhã, recordando que o encontro ajudaria cada um na sua dimensão espiritual. “É o momento de parar as nossas atividades e viver a escuta. Deus, Ele vai falar e não falará apenas aos ouvidos, mas ao coração”. Citando a literatura O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, recordou que ‘só se vê (fala/ouve) bem com o coração’, e orientando cada um para bem viver este dia de espiritualidade, fez memória às palavras do Profeta Samuel ‘fala, Senhor, porque o teu servo escuta’ (I Sm 3).

 site destaque 2019 retiroapostoladodaoracao 5

- Estamos vivendo aquele sentido bonito do Salmo que diz: a minha alma tem sede de Deus. Ninguém oferece aquilo que não tem! Conhecemos bem aquela passagem das Sagradas Escrituras onde Pedro, Tiago e João foram ao templo para rezar. Se eles que estavam muito mais próximos de Jesus, foram chamados diretamente, iam ao templo para rezar, não podemos prescindir disso também. Estamos aqui não apenas para um estudo sistemático, isso os Vicariatos com a Graça de Deus estão procurando fazer. Hoje, o nosso encontro é para investir nessa dimensão espiritual, que é muito importante.

Prosseguindo com a pregação, o sacerdote sinalizou que os anos de Apostolado da Oração, como qualquer outro movimento e pastoral, podem levar ao cansaço, à fadiga, mas “estamos aqui para fazer uma experiência desse poder que transforma, que revigora, e dá um novo sentido e novo significado para aqueles que assumem uma missão na Igreja”. E aconselhou.

 site destaque 2019 retiroapostoladodaoracao 8

- É o momento de receber o novo que Deus tem para oferecer, para poder se levantar com um ânimo diferente. Um homem transformado transforma todas as coisas, pois sabemos que o cansaço do passo mantido leva à fadiga. É muito importante que façamos essa experiência, pois também nos cansamos. No Antigo Testamento vemos que até os grandes homens, até as almas mais generosas, se cansam, se decepcionam, perdem o encanto e ficam paradas. Podendo se assentar na mesa, muitos querem as migalhas. Por isso, Deus te trouxe aqui hoje para colocar de novo um brilho nos seus olhos.

Selando esta exortativa pregação, o sacerdote impôs as mãos sobre cada um dos participantes, orando de modo particular e abençoando-os. Na sequência, era chegado o momento de cada joelho se dobrar na presença do Santíssimo Sacramento, em adoração.

PARTE DA TARDE

Após o almoço, o momento foi conduzido pelo Assessor Diocesano do Apostolado, Pe. João Tadeu Tavares. Na oportunidade, o sacerdote falou sobre a missionariedade do AO e a promoção de uma Igreja em Saída. Os fiéis que desejaram, puderam se confessar com o presbítero. Posteriormente, a Coordenadora e a Vice Coordenadora Diocesanas, Leda Amaral e Selma, respectivamente, conduziram o Terço do Sagrado Coração de Jesus e repassaram as diretrizes práticas sobre a condução das reuniões, unidade, entre outros aspectos.

 site destaque 2019 retiroapostoladodaoracao 6

“O Retiro foi maravilhoso. Tivemos uma frequência muito expressiva com quase 200 pessoas. Todas as Paróquias enviaram representantes”, destacou Leda. A respeito das próximas atividades do grupo, a Coordenadora explicou que haverá uma Santa Missa para celebrar o jubileu do Apostolado, no dia 1º de dezembro, às 10h, na Catedral Diocesana de São João Batista, em Nova Friburgo. Leda também destacou que a peregrinação do ícone do Sagrado Coração de Jesus foi realizada com sucesso em toda a Diocese.

- O Apostolado completa 175 anos de existência no mundo no próximo dia 3 de dezembro. Na Diocese, em virtude desse dia ser durante a semana, vamos antecipar para 1º/12. Nesta ocasião, também faremos o encerramento da peregrinação do ícone do Sagrado Coração de Jesus, que percorreu as Paróquias dos três Vicariatos Episcopais. Tivemos uma repercussão muito boa, deu um novo ânimo ao Apostolado. Hoje, a última comunidade que está recebendo o quadro é a Paróquia de São João Batista, em Laranjais. Ao longo do período de peregrinação, o ícone visitou hospitais, asilos, doentes acamados, órgãos públicos. Fomos muito bem acolhidos!

Santa Missa

Por volta das 16h30, os membros do Apostolado da Oração se dirigiram a Paróquia para a Santa Missa presidida pelo Bispo e concelebrada pelo Pe. João Tadeu.

 site destaque 2019 retiroapostoladodaoracao 3

- Esse é um momento muito significativo, pois é o primeiro Retiro da Coordenação Diocesana do Apostolado da Oração. Este é um grande passo que dará ensejo a tantos outros. O encerramento do Retiro está acontecendo em uma data muito bonita na Igreja e que tem muito a nos dizer: estamos celebrando hoje a Solenidade de Todos os Santos. As leituras que acabamos de ouvir traçam para nós o itinerário da santidade, que começa com o nosso Batismo. Quando somos batizados, Deus confere a cada um de nós a graça santificante, ou seja, aquela graça que restaura em nós o estado plenitivo, antes do pecado – disse o Epíscopo no início da homilia.

Dom Edney prosseguiu a pregação explicando a origem do pecado.

- Somos dotados de razão. Temos a nossa parte instintiva, mas somos dotados de intelecto. Somos seres pensantes, capazes de fazer escolhas. Temos consciência do passado, do presente e somos capazes de sonhar o futuro. Nenhum outro ser da criação é capaz disso. Foi justamente esse grande atributo que nos faz imagem e semelhança de Deus, uma vez usado indevidamente, que fez com que entrasse no mundo o pecado. O pecado nada mais é do que usarmos de tudo aquilo que Deus nos deu para sermos santos, para fazer o que nega essa vocação.

 site destaque 2019 retiroapostoladodaoracao 2

Fazendo um paralelo entre a Primeira Leitura (Ap 7,2-4.9-14) e os mártires, recordou que os santos que morreram pela fé, carregam uma palma em suas mãos. O Epíscopo salientou ainda que “a palavra testemunha em grego quer dizer exatamente isso: martírio. Os mártires são as testemunhas de Cristo que deram seu sangue para proclamar o Senhorio de Jesus. Até hoje encontramos verdadeiros mártires que morrem pela fé. Isso não é coisa do passado”.

Dom Edney recordou que muitos são os exemplos de santidade deixados por centenas de cristãos que viveram uma vida de entrega ao chamado do Senhor. “Existem muitos outros testemunhos da fé, que embora não tenham derramado sangue, manifestam com a vida que são discípulos e discípulas de Jesus”.

 site destaque 2019 retiroapostoladodaoracao 4

- A imagem do crucificado nos diz que a ponte que nos leva ao céu é a cruz assumida em todas as suas dimensões. Muitas vezes é a cruz do cotidiano, das incompreensões, de tantas dificuldades, da enfermidade. Tantos sofrimentos surgem diante de nós como cruzes. A questão é saber qual é a nossa disponibilidade não de arrastar a cruz, mas de abraça-la com Jesus. Se nós a abraçamos, ela se torna mais leve e redentora. Por isso, a Igreja nos propõe os santos que estão nos altares como exemplos. Eles são exemplos para nós e, portanto, não devem ser adorados – explicou Dom Edney, recordando também que a Virgem Maria é venerada e não adorada pelos católicos – A nossa adoração só deve ser para Deus!

Antes da bênção final, foram feitos os tradicionais agradecimentos aos envolvidos no encontro e Dom Edney anunciou que a Paróquia Santo Antônio, em Macaé, sediará a próxima edição do evento. A Coordenadora Diocesana, Leda Amaral, entregou ao Bispo - em nome do Coordenador Nacional do grupo, Pe. Eliomar Ribeiro, a medalha comemorativa dos 175 anos do Apostolado da Oração.

 site destaque 2019 retiroapostoladodaoracao 1

Testemunho

“A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma coisa que vem desde a minha infância e está nas minhas entranhas. Para mim, não há nada mais sublime, mais carregado de esperança, fé, gratidão, pois Ele tem uma infinita misericórdia por cada um de nós. Não vejo o Apostolado como serviço, como pastoral, mas como uma devoção genuína, que nos leva e nos aproxima do sagrado, e, unidos, intercedemos por toda a humanidade e em prol da Igreja. Como foi muito bem colocado pelo Pe. Edson, esse é um momento de retiro, de reabastecimento das nossas forças, do nosso carisma, da nossa devoção. Não é um momento somente de convivência, mas de parar e nos abastecer desse amor infinito de Deus” – descreveu Anna Maria Camacho, Coordenadora do Apostolado da Oração do Vicariato Sede.

Texto e fotos: Grasiele Guimarães e Monara Teixeira
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso