facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

sede-solenidade-da-imaculada-e-celebrada-nas-paroquias-do-vicariato-em-201Celebrar a padroeira é sempre um momento marcante na vida de uma comunidade paroquial. Novena,...
bispo-preside-missa-da-reinauguracao-das-telas-do-santuario-diocesanoQuinta-feira, 6 de dezembro de 2018, um dia para ficar na história do Santuário Diocesano do...
sede-projeto-pequenos-reis-magos-ganha-vida-com-a-chegada-do-adventoIniciado em 2017 na Diocese de Nova Friburgo, por meio da Matriz Paroquial São Roque, o...
norte-missa-em-acao-de-gracas-pelos-sacoleiros-e-celebrada-em-sao-jose-do-ribeiraoNo domingo (2/12), foi celebrada a tradicional Missa em ação de graças pelos sacoleiros. A...
papa-preparar-se-para-o-natal-com-a-coragem-da-feCelebrar o Natal com verdadeira fé. Este foi o convite do Papa Francisco na homilia da Missa...

Bispo e Diocese se despedem do Pe. Luis Fernando

“Da missão de um Bispo, esse é o momento mais difícil, o momento mais triste”. A citação de Dom Edney Gouvêa Mattoso, Bispo Diocesano de Nova Friburgo, exprimia o sentimento de uma comunidade que, emocionada, despedia-se do Pe. Luis Fernando dos Santos, falecido na manhã dia 5/10, após uma longa e grave enfermidade. A Santa Missa Exequial aconteceu no dia seguinte (6/10), na Paróquia Santa Rita do Rio Negro, em Euclidelândia, última comunidade pastoreada por este sacerdote, tendo o corpo sido levado, logo depois, para Cabo Frio, sua terra natal, para sepultamento no cemitério municipal.

site destaque 2018 falecimentopadreluisfernandodossantos 1

Santa Missa

Diante de inúmeros sacerdotes, vindos dos três Vicariatos Episcopais, também de amigos e da comunidade local, Dom Edney recordou a fé e a esperança, virtudes teologais que sustentam todo cristão.

- Hoje, somos sustentados pela nossa fé e pela certeza de que, como nos diz o prefácio da Santa Missa dos Mortos: ‘Senhor, para os que creem em vós, a vida não é tirada, mas transformada. E, desfeito o nosso corpo mortal, nos é dado, nos céus, um corpo imperecível’. É verdade, irmãos, o ‘como’ disso não temos, por isso caminhamos e vivemos na fé. Não sabemos o ‘como’. Sabemos, e temos a certeza, das palavras de Jesus, que disse: ‘Para onde vou, não podes seguir-me agora. (...). Vou preparar-vos um lugar’ (Jo 13,36.14,2b).

site destaque 2018 falecimentopadreluisfernandodossantos 2

E continuou.

- Todos nós, desde o dia em que fomos assinalados, marcados com a Cruz em nossa testa, lavados nas águas do Batismo, vivemos no Cristo. E é por Ele que chegaremos a essas realidades novas, que darão sentido a todo marco de uma existência, que no caso do Pe. Luis Fernando sempre foi vivida de uma forma muito serena. Ele era sereno no modo de falar, na maneira de se expor, de colocar suas questões, como foi sereno no enfrentamento de uma doença terrível como a que enfrentou. Por isso, o término da vida dá para nós o sentido de toda essa existência, e é exatamente esse testemunho que sobe diante de Deus como a fumaça do incenso, como as nossas orações, que vai ficar. Nada mais.

Emocionado, o Epíscopo lembrou ainda da pequena coroinha Alana, de apenas 4 anos, que, antes da Missa, desabafava, dizendo que não recorreria mais a Nossa Senhora, pois ela não a tinha atendido. “Tenho certeza, Alana, que você rezará, porque Nossa Senhora, a nossa Mãe, esteve sempre junto do Pe. Luis Fernando. Ela o ajudou durante todo esse período, para que ele ficasse bem firme, e na hora em que ele teve que voltar para junto de Deus, foi Ela que o levou pela mão para que não sofresse mais”, completou Dom Edney.

site destaque 2018 falecimentopadreluisfernandodossantos 3

Ao final de sua homilia, o Bispo recordaria das palavras do próprio sacerdote no momento do enfrentamento da doença. “Farei essa cirurgia, sei que é difícil, mas se eu acordar junto de Deus, estarei feliz do mesmo jeito”. Confiante, o Prelado encerrou. “Eu diria que ele estará mais feliz ainda, porque venceu o último quebra-mar que separa a morte da vida. Assim seja”.

Pe. Mauro Sérgio, atualmente Pároco da Comunidade Paroquial Nossa Senhora da Conceição, em Conceição de Macabu, e que manteve grande amizade com o Pe. Luis Fernando, prestou uma singela homenagem ao recordar a personalidade de seu amigo.

- Começamos nossa amizade em dezembro de 1993 quando estávamos ingressando na Diocese de Nova Friburgo. Nossa amizade era feita de aprendizados, divergências, mas aprendemos a nos conhecer pelo olhar. Ele era um devorador de livros, lia muito e muitas vezes meus ouvidos foram seus interlocutores. Escreveu muita coisa bonita e em alguns momentos, em seus escritos, falava sobre a irmã morte que se aproximava. Ele tinha muita consciência de tudo que estava vivendo. Em minha última visita, pude abençoá-lo e absolvê-lo. Do Pe. Luis Fernando só levarei coisas boas, as brincadeiras, as implicâncias, as alegrias, mas também todo o aprendizado que tive com ele. Agradeço muito a Deus por sua vida.

site destaque 2018 falecimentopadreluisfernandodossantos 4

Sepultamento

Desde o início da tarde, familiares, amigos de juventude, vizinhos e conhecidos aguardavam a chegada do corpo na Capela Mortuária do Cemitério Santa Isabel, no centro de Cabo Frio. Para alguns, o Pe. ‘Luisinho’ (como era conhecido) deixa uma lição de amor, doação e luta, desde o chamado ao sacerdócio na juventude. Às 15h35, todos tiveram breve oportunidade de dar o último adeus ao Presbítero. Dom Edney teceu algumas palavras no sentido de refletir a vida, sobretudo nesta hora e "não deixarmos de crer na Ressurreição em Jesus".

site destaque 2018 falecimentopadreluisfernandodossantos 5

Além do Epíscopo, estiveram presentes na despedida o Vigário Geral, Pe. Marcus Vinícius Macedo; o Vigário Episcopal do Norte, Pe. Fábio Felippe; os Padres Alexandre José, Mauro Nunes e Marco Zanco, e o Diácono Transitório, Aurecir Junior. Durante o trajeto até o local do sepultamento, cânticos e orações foram entoados em meio ao profundo sentimento de saudade. O Bispo abençoou a sepultura e o féretro foi devidamente colocado.

Texto e fotos: Diogo Quadra e Pascom do Vicariato Litoral

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso