facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone  icone mariano branco3 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
bispo-preside-santa-missa-da-natividade-de-sao-joao-batista-na-catedral“Viva João Batista, viva o precursor! Porque João Batista, anunciava o Salvador!” Este refrão...
sede-corrida-e-caminhada-de-sao-joao-batista-e-sucesso-em-nova-friburgoFé e esporte. Eis uma combinação perfeita para quem deseja estar bem com a saúde de corpo e da...
norte-comunidade-corban-promove-segundo-encontro-vocacional-deste-anoNo dia 25 de junho a Comunidade Católica Corban promoveu o 2º Encontro Vocacional de 2017. A...
sede-nao-ha-nada-mais-misericordioso-do-que-o-coracao-de-jesus-afirma-bispoNo dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso,...
clero-se-reune-em-cantagalo-para-dia-de-santificacaoO Clero da Diocese de Nova Friburgo se reuniu no dia 22 de junho para o Dia de Santificação....

"Ó cristão, toma consciência da tua dignidade." Diz Bispo

natal jesusA Catedral Diocesana de São João Batista ficou lotada nas noites dos dias 24 e 25 de dezembro. Fiéis de várias paróquias de Nova Friburgo participaram das Santas Missas da Vigília e do Dia de Natal presididas pelo Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, e concelebradas pelo pároco, Pe. Marcus Vinícius, pelo Vigário Paroquial, Pe. Gustavo Cinne, e pelo responsável dos Arautos do Evangelho, Pe. Lourenço Ferronato.

No dia 24, antes da Liturgia da Palavra, Dom Edney recebeu a imagem do Menino Jesus das mãos do Pe. Gustavo e a levou para o Presépio montado na igreja. Na homilia, o prelado refletiu sobre o Nascimento de Cristo, fazendo um paralelo entre as leituras e as realidades vivenciadas em nossa sociedade. O destaque foi a importância da família independente do momento e do contexto histórico.

- A falta da solidariedade, do amor, da caridade, Jesus experimentou isso já no seu nascimento. Foram buscar um amparo, um refúgio a um pasto aonde ninguém ia. E lá, numa estrebaria ou em uma gruta, não sabemos, nasceu o Senhor. Lá nasceu este Senhor narrado com tanta maestria por São Lucas.

O Bispo também abordou a simplicidade que cada um de nós deve ter no coração.

- Quando a liturgia se reveste de Solenidade é justamente para de forma muito pálida mostrar-nos que na manjedoura, no presépio, nasceu o Salvador a quem nós reverenciamos como o Senhor e a Ele toda honra e toda glória. Enquanto cantávamos o Glória In Excelsis Deo, o Menino Jesus estava sendo deitado na palha justamente para nos ensinar que o caminho que nos leva a Deus passa pela simplicidade do coração. Nos tornamos simples para acolhermos Aquele que vem sem com isso deixar de dobrar os nossos joelhos, pois o que vem é o Senhor e Cristo.

natal jesus1No Dia 25, o Bispo Diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso vez mais uma reflexão sobre o Natal na Santa Missa celebrada às 19h na Catedral São João Batista.

- Somos convidados todos os anos à participar do Natal do Senhor não para fazer um teatro ou comemorarmos o seu aniversário. No Natal, somos convidados para uma renovação, a fim de que tomemos a consciência da dignidade de que fomos elevados pela vinda do Salvador no meio de nós. Este é o sentido profundo do Natal.

O bispo condenou ainda "O Natal" do consumismo que não é para todos, mas para quem pode e falou sobre algumas expressões usadas para comemorar a festa natalina. "Hoje chegam a usar expressões que poderia até dizer como "expressões bizarras", mencionando um anúncio para uma festa particular, em Nova Friburgo, chamado de "Carnatal". Expressão que classificou como desrespeito ao Natal.

O prelado refletiu ainda, dizendo que o maior símbolo do natal é o presépio onde nos leva a lembrar o verdadeiro sentido de família: Jesus, Maria e José.

Mencionando um trecho do evangelho, Dom Edney terminou sua pregação com a principal mensagem do dia: "Ó cristão, toma consciência da tua dignidade." Somos filhos de Deus. Exorta o Bispo Diocesano.

Por fim, Dom Edney Gouvêa Mattoso, fez destaque a belíssima apresentação do Coral da Catedral, assim como ao Coral do Setor Masculino dos Arautos do Evangelho. O bispo também fez questão de agradecer a Comunidade Shalom pelo trabalho missionário que vem realizando, não só em Nova Friburgo, mas também no município de Macaé no Vicariato Litoral.

Ao final da Santa Missa, Pe. Marcus fez um agradecimento especial ao Bispo pelo trabalho desenvolvido em seu ministério na Diocese e desejou um Feliz e Santo Natal para a comunidade.

Texto: Monara Teixeira e Jorge Ronald - Foto: Arautos do Evangelho e Jorge Ronald

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso