facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone  icone mariano branco3 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
litoral-grupo-de-fieis-realiza-consagracao-na-matriz-paroquial-santo-antonioNo último dia 15 de agosto cerca de 30 fiéis da Matriz Paroquial Santo Antônio, em Macaé,...
litoral-matriz-paroquial-promove-primeiro-encontro-de-crismados-em-macaeA Matriz São Paulo Apóstolo, em Macaé, realizou no dia 9/8, a primeira edição do Encontro...
litoral-comunidades-celebram-festividades-em-honra-a-nossa-senhora-da-gloriaEntre os dias 6/8 e 15/8, as Matrizes Paroquiais dedicadas a Nossa Senhora da Glória,...
sede-paroquias-do-vicariato-realizam-atividades-da-semana-da-familiaÉ hora da família! Entre os dias 13 e 20 de agosto as comunidades paroquiais do Vicariato...
pastoral-da-sobriedade-promovera-curso-diocesano-em-macaeA Pastoral da Sobriedade a nível Diocesano promoverá no próximo dia 2 de setembro uma formação...

LITORAL: Projeto Ágape - um fruto do amor de Deus

agapeMovidas pelo amor de Deus, elas levam a 30 crianças, com idades entre oito e 14 anos, e a 20 adultos, diversas atividades culturais, de modo gratuito. Tendo como lema o capítulo 13 da primeira carta de São Paulo aos Coríntios, que explica sobre o amor, Carmen Helena Furtado Marcolino e Hilda Renata Sotto-Maior estão à frente do projeto Ágape, que significa caridade de forma incondicional.

Elas atuam nas dependências da Igreja de São Pedro (Barra de Macaé), beneficiando crianças de famílias em vulnerabilidade social, moradoras da Nova Holanda, Nova Esperança, Fronteira, Brasília e adjacências. O projeto ocorre todas as segundas e quartas-feiras, de 14h às 16h e de 17h30 às 20h.

- Para as crianças, fazemos trabalhos socioeducativos como reforço escolar, aulas de inglês, matemática, leitura e texto. Elas também contam com ensinos de informática e violão – contam as idealizadoras do projeto Ágape, Carmen Marcolino e Hilda Renata.

Além do mais, o público infantil ainda produz um jornal onde apresenta seus textos e desenhos. “Queremos oferecer às crianças orientações éticas e cristãs, baseadas na fé católica. Entretanto, nosso projeto também está aberto a crianças de outros credos, cujas mães confiam em nosso trabalho, pois temos casos assim”, afirma Carmen.

Para os adultos, são dadas aulas de informática e de bordado, além do grupo de oração que funciona nesse templo, quando há partilha da palavra.

- Enquanto as crianças e os adultos estão aqui, buscamos ampliar a visão de mundo deles, estimulando a leitura. Queremos dar-lhes uma formação humana imprescindível para suas vidas – informa Carmen.

Ela também lembra que já levaram para palestrar para os membros do projeto Ágape, engenheiro, instrumentador, fisioterapeuta, enfermeiro, piloto e desenhista para mostrar melhor o dia-a-dia de suas profissões, ampliando, assim, a abertura da mente desse público, conduzindo-o à cidadania.

Muitos participantes não têm carência material, mais necessidades afetivas. Por isso, o projeto Ágape valoriza a amizade, o bom relacionamento e a expressividade emotiva, de carinho e ternura, por exemplo.

Carmen é enfática: “aqui no projeto Ágape, que funciona desde o ano de 2006, há regras”. É que para estar lá e usufruir de todos os seus benefícios, as crianças têm de se comportar adequadamente.

O projeto Ágape vive da providência, de doações de voluntários e amigos, além de simpatizantes. Atualmente, a obra conta com 11 voluntários. Um deles é o professor universitário e analista de sistemas Ronie Almeida. Ele disse que a recompensa em servir não tem preço. “Quanto mais nos envolvemos no projeto, mais felizes ficamos”, afirma.

Quem apoia o projeto Ágape é o Padre Luiz Correa. Ele reconheceu o projeto na condição de Pastoral Social da igreja de São Pedro, que fica na Rua Vanilde Natalino 192, Barra de Macaé. Seu telefone é (22) 2762-7909.

Texto: Alexandre Bordalo

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso