facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1-1
  • 2-2
  • 3-3
  • 4
homilia-do-papa-francisco-na-celebracao-extraordinaria-de-oracao-pela-pandemia-da-covid-19Ao entardecer…» (Mc 4, 35): assim começa o Evangelho, que ouvimos. Desde há semanas que parece...
presidente-da-cnbb-reforca-apelo-para-que-as-pessoas-nao-saiam-de-casaO pedido das autoridades para que a população não saia de casa tem sido reiterada vezes...
bispos-do-rj-convocam-para-missa-e-terco-online-simultaneamente-pelo-fim-da-dandemia-da-covid-19Temos um Redentor! Temos uma Auxiliadora! Os Bispos do Regional Leste 1, composto pelas...
o-papa-convida-todos-os-cristaos-a-rezar-juntos-o-pai-nosso-na-quarta-feira-253Francisco convida os Chefes das Igrejas e os líderes de todas as Comunidades cristãs, junto a...
levando-o-pao-da-palavra-diocese-inicia-transmissao-de-missas-via-facebookDiante da pandemia do COVID-19, a Igreja como Mãe sábia, também obediente às instruções...

Levando o Pão da Palavra: Diocese inicia transmissão de Missas via Facebook

Diante da pandemia do COVID-19, a Igreja como Mãe sábia, também obediente às instruções governamentais e dos órgãos de Saúde competentes, tem orientados seus sacerdotes e fiéis aos cuidados necessários para evitar a disseminação desse novo vírus. Unindo-se a essa realidade, a Diocese de Nova Friburgo emitiu na última semana três Nota Oficiais orientando à comunidade diocesana sobre as atitudes necessárias para preservar a saúde de todos.

site destaque 2020 1missaweb 4

Em um de seus comunicados, o Administrador Apostólico, Dom Paulo Antônio De Conto, solicitou o cancelamento das Celebrações Eucarísticas com a presença de fiéis nos templos. Diante desse cenário, diversos presbíteros, utilizando os Meios de Comunicação disponíveis, têm transmitido uma mensagem de fé, esperança e solidariedade levando o Pão da Palavra aos fiéis pelas Redes Sociais.

Nesse sentido, o Departamento de Comunicação da Diocese de Nova Friburgo também iniciou a transmissão ao vivo das Santas Missas pelo seu Facebook oficial: @diocesedenovafriburgo. A primeira celebração online foi presidida por Dom Paulo De Conto, na Residência Episcopal, no IV Domingo da Quaresma (22 /3), às 15h.

site destaque 2020 1missaweb 1

“Dado o Coronavírus todas as nossas Igrejas estão fechadas (sem celebrações). Hoje, a nossa Igreja é a família reunida, unida em oração”, frisou Dom Paulo ao iniciar a celebração. Na pregação, o Administrador Apostólico recordou que os templos estão sem as celebrações, mas enfatizou que a Igreja é o povo de Deus, a família reunida. Conclamando a união da Igreja Doméstica, recordou que desta nascem as Virtudes Teologais: fé, esperança e caridade.

Encorajando os fiéis, disse. “Não vamos desanimar se não estamos com toda a comunidade lá no templo. Nessas horas é importante ficar com a nossa Igreja Doméstica procurando saúde para o corpo, o espírito e o psíquico. A família é uma medicina e, ao mesmo tempo, um grande curador”.

Falando sobre o Domingo da Alegria, é um dia especial dentro da Quaresma, enfatizou o quanto esse nos prepara para a perspectiva da grande festa Páscoa. “Nesse dia, vemos a alegria daquele cego de nascença que Jesus curou. Ao ver aquele pobre homem, Jesus devolveu-lhe a visão. O que isso nos diz? Que muitas vezes podemos estar cegos, não fisicamente, mas na fé, na esperança e na caridade com o próximo, com os doentes, os drogados, os alcoólatras, com as famílias desintegradas. Jesus nos pede que todos possamos enxergar a Deus e aos irmãos”, exortou.

site destaque 2020 1missaweb 2

Por fim, ao concluir a pregação, Dom Paulo transmitiu ao seu rebanho uma grande mensagem de esperança

-Meus irmãos se o cego, o coxo, o leproso têm fé, quanto mais nós nesse momento, reunidos e celebrando em família. Estamos sofrendo junto ao mundo inteiro. Com esse vírus, Deus nos pede união da família, oração, fé, confiança e esperança. Assim vamos ouvir a Sua voz nos ajudando em tudo aquilo que precisamos. Jesus, com a bênção e proteção de Nossa Senhora, nos ajudem e nos animem... Todos em suas casas pedindo que Ele entre espiritualmente em seus corações, convertendo-os e haja no mundo o único remédio que cura e salva, e Deus dentro do coração de cada um doando esse remédio aos irmãos – suplicou o Epíscopo.

Presentes na celebração estavam o Seminarista Daigo Oliveira, que auxiliou o Epíscopo e aniversariava na ocasião, e as Irmãs Lúcia e Patrícia (Irmãs do Bom Conselho), que assistem à Residência Episcopal.

site destaque 2020 1missaweb 3

Live no Facebook

A cada dia Dom Paulo ou algum presbítero presidirá a celebração. As transmissões acontecerão pelos próximos 15 dias, às 15h, salvo a Missa em ação de graças pelos 60 anos da Diocese de Nova Friburgo, que será realizada em 29/3, às 10h.

Nesta primeira foi expressiva a participação do Povo Deus. Durante a transmissão quase 500 internautas acompanharam a Live que teve mais de 5.200 visualizações, diversos compartilhamentos e quase 350 comentários, nos quais o povo apresentava suas intenções pela família, saúde, proteção, pedindo a Deus forças para superar esse momento de provação pelo qual passa a humanidade.

Texto e fotos: Grasiele Guimarães

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso