facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
papa-divulga-mensagem-para-o-54-dia-mundial-das-comunicacoes-sociaisO Santo Padre dedicou a mensagem deste ano ao tema da narração. "Na confusão das vozes e...
sede-ifap-realizara-aula-inaugural-das-atividades-de-2020O Instituto de Agentes de Pastoral Santo Agostinho (IFAP) já tem data marcada para a Aula...
sede-edicao-2020-da-festa-em-louvor-a-sao-sebastiao-e-realizada-nas-comunidadesCom programação especial, em diferentes localidades do Vicariato Episcopal Sede, São Sebastião...
sede-reconstroi-a-minha-igreja-e-tema-campanha-em-prol-da-capela-sao-francisco-de-assisNo domingo (19/1), iniciou-se uma grande campanha em prol das obras da comunidade da Capela...
sede-iniciando-2020-rcc-tem-novo-coordenador-no-vicariato-sedeEm 19 de janeiro, foi celebra a Santa Missa em ação e graças e envio do novo Coordenador da...

Dom Edney preside Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus

“O primeiro dia do ano é marcado por inúmeras expressões de paz que seriam mais tão bem vividas se soubéssemos cultivá-la no interior dos nossos corações”. Com esse desejo, o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, presidiu a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, no primeiro dia do ano, às 19h, na Catedral de São João Batista, em Nova Fribugo. Concelebrando estavam os padres Marcus Vinicius Macedo, Vigário Geral e Pároco, e Thiago Robadey, Vigário Paroquial.

site destaque 2020 missa1jan 1

Após os ritos iniciais e a Liturgia da Palavra, o Epíscopo centrou sua homilia na figura de Nossa Senhora, reforçando a atitude que o católico deve ter diante das dificuldades inerentes da vida. - Tudo é uma questão de olhar. As leituras de hoje começam exatamente com a benção de Deus que foi derramada sobre todos nós em Jesus Cristo, que se fez homem, habitou e habita entre nós. Porque Ele mesmo disse “nunca vos deixarei. Eis que estarei convosco todos os dias até a consumação dos tempos”. Essa certeza deveria ser para nós essa semente de paz que, apesar dos abrolhos, das angústias, das perplexidades, devem crescer e nos fazer perceber o outro lado da história - afirmou.

site destaque 2020 missa1jan 2

Dom Edney relembrou que Maria experimentou esse olhar de fé, uma vez que sabia que uma espada de dor haveria de lhe cortar o coração.

- Ela vivia uma constante expectativa. No devocionário católico, existe uma devoção mariana, normalmente meditada na Quaresma, que é a reflexão acerca das sete dores de Maria, e que resumem de forma muito bonita e poética tudo aquilo que a Mãe de Jesus viveu em companhia de Seu Filho. Tantos momentos difíceis, a começar pela fuga para o Egito, depois a perda de Jesus no templo, a profecia de Simeão... e Maria meditava sobre todas essas coisas e guardava em seu coração. Maria guardava todos os fatos, os bons e os mais difíceis. E por quê? Porque ela sabia em quem havia colocado sua confiança. Ela sabia que Aquele que a chamou era veraz, não a isentou de sofrimentos, mas deu a força necessária para que ela permanecesse de pé, inclusive no momento mais dramático da vida de Seu Filho, que foi o Calvário e a Cruz.

Seguindo a reflexão, o Bispo citou a benção de Arão, proclamada na 1ª Leitura, afirmando ser “a paz a fonte da serenidade, o óculos que nos permite enxergar para além do factual, além daquilo que nos está acontecendo, que nos cerca, por onde passa a vontade de Deus”. E completou, dizendo: “Só não podemos ser uma coisa: obstáculos. Nossa atitude deve ser sempre essa de nos colocar com toda liberdade diante daquilo que for a vontade de Deus, que muitas vezes é expressada pela Igreja, por um acontecimento em nossa vida. A única que devemos fazer é isso: primeiro guardar a paz e, segundo, acolher o plano de Deus, seja ele qual for, porque será sempre para o nosso bem, será sempre o melhor, ainda que não compreendamos perfeitamente no momento em que estamos vivendo tudo aquilo”.

site destaque 2020 missa1jan 3

Finalizando sua colocação, recordou que “a nossa glória não está no mundo. Nossa glória não está nas coisas que passam, ela está diante de Deus. E só Ele sabe e conhece todas as coisas. Desta forma, somos capazes de compreender melhor quando esse plano vai se desenhando em nossa via e na história também, porque para muitos parece que Deus tirou férias e não está nem um pouco se importando com o que acontece nessa terra”.

E completou.

- ‘Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou seu Filho’. Mas no tempo previsto, não no nosso tempo, não de acordo com o que queremos, mas no tempo previsto, a fim de resgatar os que eram sujeitos à lei, ou seja, nós. Aliás, são duas leis às quais temos que nos submeter - ou nos submetemos à lei do pecado ou à lei da graça. Cabe a cada um a escolha.

site destaque 2020 missa1jan 4

Após a Liturgia Eucarística, já no final da celebração, Pe. Marcus dirigiu algumas palavras ao Bispo e à assembleia:

- Caro Dom Edney, permita-nos desejá-lo um 2020 repleto da presença de Nossa Senhora. Que essa Solenidade possa também lhe dar a certeza do regaço de Maria, aquela que sempre nos prepara um caminho seguro, que abre portas, caminhos, às vezes até mesmo janelas, mas que nunca deixam de ser a porta do céu para nós. Que esse ano sejamos cada vez mais de Maria, porque sendo dela, somos de Seu Amado Jesus. E que o Sr., devoto e filho dileto de Maria, sempre possa ter em seu caminho e em seu coração de Bispo e pastor da Santa Igreja, a estrela da Santíssima Virgem brilhando. Pedimos para o nosso Bispo, mas também para nós a infância espiritual: de sermos sempre esse pequeno Jesus no colo de Nossa Senhora. Um feliz e muito abençoado ano novo!

Texto e fotos: Diogo Quadra
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso