facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
bispo-presidira-santa-missa-dos-150-anos-de-fundacao-da-catedral150 anos de história! O ano de 2019 ficará gravado na memória dos friburguenses e registrado...
norte-paroquia-de-itaocara-promove-acao-social-repartirEm atendimento à solicitação do Papa Francisco, a Paróquia São José de Leonissa, em Itaocara,...
norte-paroquia-em-valao-do-barro-promove-encontro-para-as-familiasFoi com grande alegria que a Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Valão do Barro,...
sede-novo-coordenador-de-pastoral-do-vicariato-sede-e-apresentado-em-reuniao-do-conselho-vicarialPe. Antônio Leão Ferreira. Esse é o nome do novo Coordenador de Pastoral do Vicariato...
dom-edney-crisma-27-jovens-em-sao-sebastiao-do-altoNo último dia 30/11, a Paróquia de São Sebastião, em São Sebastião do Alto, recebeu o Bispo...

Paróquia Nossa Sra. das Graças recebe Bispo no dia da padroeira

Em meios aos dias chuvosos, tão característicos do mês de novembro na Região Serrana, houve um dia iluminado, repleto de sol. Sim, 27 de novembro de 2019, o dia de Nossa Senhora das Graças, foi repleto de luz, tão iluminado quanto os raios que aparecem nas imagens da Medalha Milagrosa, símbolo das bênçãos derramadas pela medianeira de todas as graças. Nesse dia sol, a Paróquia Nossa Senhora das Graças celebrou a sua padroeira, com uma participação ativa da comunidade na procissão luminosa e Missa Solene presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso.

site destaque 2019 festadenossasenhoradasgracas 16

Porém, as comemorações à padroeira da comunidade situada em Olaria – Nova Friburgo, não começaram em 27 de novembro, elas tiveram seu início dez dias antes, com uma programação digna de tão esplendorosa padroeira.

A Festa

Lidera pelo pastorei do Pároco, Pe. Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça, a programação teve início em 17/11, com a famosa carreata pelas ruas de Nova Friburgo. No dia seguinte (18/11), teve início o Novenário em honra à padroeira, realizado até 26 de novembro. Diversos sacerdotes da Forania de Olaria, Padres que já pastorearam a comunidade, entre outros, presidiram as Santas Missas, nas quais também foi realizado do ofertório de alimentos não perecíveis, que posteriormente serão encaminhados às famílias assistidas pela paróquia.

site destaque 2019 festadenossasenhoradasgracas 13

Em meio à programação também aconteceu a inauguração do Memorial Monsenhor Caetano Antônio Mielli, realizada na manhã de 24/11, uma justa homenagem ao primeiro Pároco desta comunidade. No mesmo dia, teve lugar o Almoço da Padroeira, atraindo a participação de diversos membros da comunidade e de toda a cidade.

Dia de Nossa Senhora das Graças

Como de costume, em 27 de novembro, o templo paroquial ficou bastante movimentado durante todo o dia, seja pelos paroquianos que se voluntariaram para preparar os últimos detalhes para a programação noturna, seja pelos devotos de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, que se dirigiram ao templo para manifestar sua gratidão diante de tamanhas graças recebidas pela sua materna intercessão. Entre esses devotos estava Dona Ana Célia Alvarez Corrêa, que diante da imagem manifestou o seu amor e devoção.

- Uso a medalhinha milagrosa direto. Meu marido também usava. Quando ele adoeceu, nos mudamos para Nova Friburgo. No dia em que ele faleceu, pedi que não fosse enterrado sem a medalha de Nossa Senhora das Graças, pois ele era muito devoto. Sempre confiei muito na intercessão de Nossa Senhora, pois ela é a nossa mãe (disse em meio às emocionadas lágrimas). Em primeiro lugar Jesus, mas onde está o Filho, Maria também está. Vim aqui hoje para agradecer, pedir saúde, proteção para minha família e que Deus aumente a minha fé. Moro no Centro e, devido à distância, fiz a novena em casa, mas terminei aqui na Igreja – testemunhou.

site destaque 2019 festadenossasenhoradasgracas 19

Presentes também no templo, mas com outra missão, estavam cinco paroquianos: Sedinéia, Maria de Lourdes (Cici), Marina, Ronaldo e Luciane. Esse foi o quinteto responsável pelo colorido dos andores que transportariam as imagens de Nossa Senhora das Graças e do Sagrado Coração de Jesus. Numa dedicação que já completou Bodas de Prata, afinal são 25 anos de entrega nessa função, Dona Cici e Dona Sedinea, contam o quanto empregam de amor e dedicação em cada ornamentação.

- Estamos aqui desde o tempo do Pe. Paco, onde iniciamos as nossas raízes. Foi uma época muito boa. Ele nos incentivava e nos ensinou muito. Na época dele tínhamos muita dificuldade para comprar as flores, tínhamos que buscar. Muitas vezes íamos e voltávamos a pé da Ponte da Saudade para conseguir comprar, além de ser pouco o dinheiro. Sempre fazemos tudo por amor. Hoje, por exemplo, começamos às 8h, e não sabemos o horário que iremos acabar, mas ficamos todos felizes e bem-humorados, e também agradecendo às graças que são derramadas sobre nós.

site destaque 2019 festadenossasenhoradasgracas 8

Santa Missa

Chegada a noite maravilhosa, após uma bela procissão pelas ruas do bairro, o Povo de Deus reuniu-se em grande número no templo paroquial para a Missa em honra à padroeira. O motivo da expressiva participação dos fiéis se mostrou latente nas palavras de Dom Edney ao iniciar a celebração.

- Viemos a essa Igreja dedicada a Nossa Senhora das Graças, certamente muitos trazendo no coração motivos para agradecer pela intercessão da Virgem dispensadora das graças, para tantos momentos difíceis vividos por muitos irmãos. Nessa ocasião tão festiva, nos reunimos de certa forma unidos por um mesmo sentido e ideal. Agradecidos vamos viver essa Eucaristia com todo amor e piedade, oferecendo pelas mãos de Maria a Jesus cada minuto desta Santa Eucaristia.

site destaque 2019 festadenossasenhoradasgracas 3

Ao iniciar a pregação, o Bispo se ateve à valorosa explicação da simbologia presente na imagem de Nossa Senhora das Graças. “A imagem é extremamente simbólica. Maria com as mãos abertas representa esse rio de graças que vem do coração de Deus e passa através dela. Aí sim, podemos falar dos méritos que ela com o seu sim alcançou de Deus. A graça em Maria frutificou! Ela concebida sem a mancha do pecado foi o canal perfeito para que a graça de Deus chegasse a cada um de nós”.

Mais adiante, o Epíscopo citou o testemunho de diversas mulheres virtuosas presentes na Bíblia, enfatizando o protagonismo de muitas em momentos decisivos da história da salvação. Recordou o episódio das Bodas de Canãa (Jo 2), por sinal Evangelho da Liturgia do dia, enfatizando a realização do primeiro milagre de Jesus, por meio da intervenção de Maria. Nesse momento, frisou o específico papel dessa mulher que já era anunciada desde o Gênesis como aquela que esmagaria a cabeça da serpente, e comentou.

site destaque 2019 festadenossasenhoradasgracas 5

- Esta mulher é a figura que vai do Gênesis ao apocalipse. Num tempo em que tantos reivindicam o protagonismo da mulher a Sagrada Escritura já fazia isto. Colocou a mulher no centro. Quem foi a primeira testemunha da Ressurreição de Jesus? Uma mulher, Madalena. Quem estava na cena de Pentecostes reunida com os discípulos, praticamente presidindo aquele cenário? Era uma mulher, Maria, que é modelo para todas as mulheres, modelo de discípula, seguidora, que não vive na sombra da luz dos outros, tem luz própria... Penso que é isso que falta reconhecer, a nobreza, a grandeza, a beleza da mulher na Igreja, que tem em Maria o seu paradigma mais bonito. Mulher da escuta, do serviço, do segmento, da unidade, da concórdia. Penso que falta no mundo hoje o reconhecimento da mulher na acepção do termo em Maria.

Na sequência recordou São João, que coloca a Virgem Maria num lugar único, que é só dela e ninguém pode tirar. É a mulher que está no ato da história da salvação, a quem Jesus confiou à humanidade, como seus filhos. Nesse instante enfatizou o dom da maternidade. “Quer ver algo que mais dignifica e enobreça uma mulher, que o dom da maternidade? Num tempo em que tantas reivindicam muitas coisas, muitas vezes viram as costas para esse dom. É dom que Deus concede a quem quer... Não é a capacidade de gerar filhos. Uma coisa é gerar, outra coisa é ser mãe”.

site destaque 2019 festadenossasenhoradasgracas 11

E ao citar o Magnificat, encerrou a pregação. “O poderoso fez por mim grandes coisas. Todas as gerações proclamam Maria como Bem Aventurada. Receber uma graça é antes de qualquer coisa proclamar com a vida que Deus é Todo Poderoso e seu poder se manifesta na fragilidade, nas pequenas coisas que realizam em nós grandes milagres”. Ditas essas palavras, relatou o testemunho de um amigo presbítero que recebeu justamente hoje, dia de Nossa Senhora das Graças, um grande graça sobre a sua saúde.

Os minutos finais da Santa Missa foram marcados pelas palavras de gratidão direcionadas pelo Pároco ao Sucessor dos Apóstolos. Pe. Luiz Cláudio também agradeceu por todas as graças recebidas ao longo da festa da padroeira, sobretudo durante a novena, que contou com expressiva participação dos fiéis. “Foi uma festa pastoral e espiritual”, afirmou. Assistiram à celebração os Diáconos Rodolfo Leite (Transitório) e Luiz Carlos Capozzi (Permanente).

site destaque 2019 festadenossasenhoradasgracas 15

Texto: Grasiele Guimarães
Fotos: Grasiele Guimarães e Pascom da Paróquia Nossa Senhora das Graças
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso