facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
bispo-presidira-santa-missa-dos-150-anos-de-fundacao-da-catedral150 anos de história! O ano de 2019 ficará gravado na memória dos friburguenses e registrado...
norte-paroquia-de-itaocara-promove-acao-social-repartirEm atendimento à solicitação do Papa Francisco, a Paróquia São José de Leonissa, em Itaocara,...
norte-paroquia-em-valao-do-barro-promove-encontro-para-as-familiasFoi com grande alegria que a Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Valão do Barro,...
sede-novo-coordenador-de-pastoral-do-vicariato-sede-e-apresentado-em-reuniao-do-conselho-vicarialPe. Antônio Leão Ferreira. Esse é o nome do novo Coordenador de Pastoral do Vicariato...
dom-edney-crisma-27-jovens-em-sao-sebastiao-do-altoNo último dia 30/11, a Paróquia de São Sebastião, em São Sebastião do Alto, recebeu o Bispo...

Diocese de Nova Friburgo participa de Assembleia do Regional Leste 1

A Diocese de Nova Friburgo participou, entre os dias 21 e 23 de novembro, da 18ª Assembleia do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Este Território Episcopal foi representado pelo seu Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso; pelo Vigário Geral, Pe. Marcus Vinicius Macedo; pelo Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Alexandre Albuquerque; e, pela Representante Leiga do Secretariado Diocesano de Pastoral, Magna Peçanha. O encontro aconteceu no Centro de Estudo do Sumaré, no Rio. O Regional Leste 1 compreende as Arquidioceses e Dioceses do Estado do Rio de Janeiro.

site igrejanomundo 2019 assembleiadoregionalleste1 2

Neste ano, a Assembleia teve como temática central as Comunidades Eclesiais Missionárias, proposta pelas novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o quadriênio 2019/2023 e que foram aprovadas em maio durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida, SP.

Primeiro dia

Dom José Francisco Rezende Dias, Arcebispo Metropolitano de Niterói e Presidente do Regional, fez a abertura do encontro, acolhendo aos presentes e agradecendo a todos que contribuíram para a realização do evento. Dom Gilson Andrade da Silva, Bispo de Nova Iguaçu e Vice-Presidente do Regional, recordando as palavras do Papa Francisco, disse que ‘é um momento de sentir com o coração da Igreja e que, como irmãos, devemos viver em primeiro lugar aquilo que propomos aos demais’. Por fim, o Secretário do Regional e Bispo de Duque de Caxias, Dom Tarcisio Nascentes dos Santos, fez um apelo para que ‘sejamos mais fraternos nas nossas relações’.

site igrejanomundo 2019 assembleiadoregionalleste1 1

Tendo sido realizada a abertura da Assembleia, Dom José passou a palavra para a Comissão Organizadora do encontro, formada por Dom Gilson Andrade da Silva, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci e Dom Paulo Celso Dias do Nascimento. Os Bispos apresentaram um relatório que foi desenvolvido com base nas respostas que as Dioceses e Pastorais enviaram no questionário formulado pela Comissão. Em seguida, foi aberta a fala aos delegados para que complementassem esse primeiro momento de escuta.

Segundo Dia

No dia seguinte (22/11), a programação contou com a Santa Missa presidida por Dom José Francisco. Em sua homilia, o Presidente do Regional exortou aos presentes. “Se o Senhor diz que o templo de pedra é a morada de Deus o que dirá do nosso coração? Vos sois templos do Espírito Santo”.

Dando continuidade aos trabalhos da Assembleia, Dom Joel Portella Amado, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Secretário-Geral da CNBB, fez uma exposição sobre as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019 – 2023. Dom Joel abordou principalmente o termo Comunidades Eclesiais Missionárias, que foi o tema da Assembleia Regional. “Essas comunidades se caracterizam por serem pequenas no número de pessoas, com vínculos humanos fortes, com sentido de pertença eclesial, sendo territoriais ou ambientais, com serviço evangelizador e articuladas em rede”, disse o Bispo.

site igrejanomundo 2019 assembleiadoregionalleste1 3

A exposição seguinte foi realizada pelo Pe. Alcindo Martins Milena, da Diocese de Duque de Caxias, que falou sobre a Campanha da Fraternidade 2020, com o tema central ‘Fraternidade e vida: dom e compromisso’ e o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). O presbítero apontou principalmente as particularidades da campanha que, dessa vez, não traz explicitamente o método VER-JULGAR-AGIR, mas, usa da própria dinâmica do seu lema: VIU – SENTIU COMPAIXÃO – CUIDOU DELE.

- Esta Campanha não é temática ou voltada a uma realidade ou grupo, mas sim uma Campanha da vida, da cultura da vida, do cuidado! A vida é o tema transversal de todas as Campanhas da Fraternidade, em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social, ecológica e, por que não, soteriológico”, disse o Padre, que sobre o método recordou as palavras do Papa Francisco, “é um VER ouvindo, um JULGAR discernindo e um AGIR acompanhando”.

site igrejanomundo 2019 assembleiadoregionalleste1 4

Na parte da tarde, antes da reflexão em grupo, os delegados da Assembleia Regional participaram da palestra ‘Prevenção e Valorização da Vida’ com a Dra. Dayse Miranda. No foco dessa exposição, estava o aumento dos casos de suicídio, principalmente, entre os mais jovens. As atividades foram encerradas com a exposição dos oito grupos de trabalho que encaminharam propostas para a Comissão Central da Assembleia, responsável por redigir uma proposta de texto com Pistas de Ação para as Igrejas Particulares do Regional Leste 1 usarem como base nas suas ações pastorais ao longo de 2020.

Terceiro Dia

Os delegados presentes na 18ª Assembleia do Regional Leste 1 aprovaram por unanimidade, na manhã 23/11, o texto com as Pistas de Ação Pastoral que norteará a missão evangelizadora da Igreja no Estado do Rio de Janeiro. O grande intuito das Arquidioceses e Dioceses do Regional será fomentar verdadeiramente as Comunidades Eclesiais Missionárias. Para isso, devem buscar evangelizar com palavras e gestos, dando atenção especial às famílias, aos pobres e aos jovens, nos desafios da cultura urbana.

Pistas de Ação para o Regional Leste 1 (na íntegra)

MISSÃO: Evangelizar com palavras e gestos, dando atenção especial às famílias, aos pobres e aos jovens, nos desafios da cultura urbana.

VISÃO: Fomentar a criação de Comunidades Eclesiais Missionárias

AÇÕES:

– Criar, Fortalecer e Animar os Conselhos Missionários em nível Regional, Diocesano, Paroquial e de Seminaristas, em vista da construção de redes de Comunidades Eclesiais Missionárias.

– Promover a formação dos fiéis cristãos leigos e leigas, a fim de favorecer o seu protagonismo nos diversos setores da vida pública e eclesial, com especial destaque para a Doutrina Social da Igreja, e atenção ao ecumenismo e diálogo inter-religioso.

– Considerar, na formação inicial e permanente dos presbíteros e diáconos, as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, as temáticas das Campanhas da Fraternidade e os desafios relevantes.

– Mapear, integrar, valorizar e dar visibilidade às iniciativas sociais das Igrejas Particulares em vista da Campanha da Fraternidade 2020.

– Proporcionar o apoio do Secretariado do Regional Leste 1 para a recepção e aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, do Programa Missionário Nacional e da Campanha da Fraternidade, valorizando a importância do Regional para a comunhão pastoral.

Fonte e fotos: Setor de Comunicação - Regional Leste 1
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso