facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
norte-22-jovens-recebem-primeira-eucaristia-na-paroquia-de-valao-do-barroA Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Valão do Barro, teve a graça de celebrar a Primeira...
sede-paroquia-nossa-senhora-de-fatima-celebra-os-30-anos-do-grupo-jovem-jupacO Grupo JUPAC – Jovens Unidos Pelo Amor de Cristo – da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em...
norte-rcc-realiza-eleicoes-para-coordenacoes-vicarial-de-bom-jardim-e-da-paroquia-sao-joseA Renovação Carismática Católica (RCC) no Vicariato Norte esteve reunida no dia 15 de novembro...
norte-paroquia-de-macuco-promove-retiro-para-jovens-2019No 33º Domingo do Tempo Comum (17/11) - ocasião em que as leituras abordam os sinais que...
sede-icone-paroquial-do-sagrado-coracao-de-jesus-peregrina-em-sumidouroDesde 2015, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Paquequer, em Sumidouro, vem realizando...

Bispo preside término da Semana Missionária no Cenáculo 2019

“Este foi o Cenáculo da unidade”. Essas palavras da Coordenadora da Renovação Carismática Católica (RCC) do Vicariato Sede, Denize Carvalho, resumiram o Cenáculo com Maria 2019. Realizado há 22 anos em Nova Friburgo, o evento que celebrou o dia de Nossa Senhora Aparecida - 12 de outubro, aconteceu no Ginásio Santa Paula Frassinetti, no Centro da cidade. Além da imagem da padroeira do Brasil, estavam em local de destaque no ginásio a relíquia de São João Paulo II e os ícones do Mês Missionário Extraordinário (MME) – cruz e bandeira peregrinas. A conclusão das atividades aconteceu com a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, marcando também o encerramento da Semana Missionária no Vicariato. Logo após, houve o testemunho da líder Pró-vida, a cantora Elba Ramalho.

site destaque 2019 cenaculocomamriaeencerramentosemanamissionaria 5

E o dia foi assim...

“Visitados por Maria, visitados pelo amor”. Esse foi o tema discernido para reger toda a programação desta edição do Cenáculo com Maria. Como de costume, o evento começou bem cedinho, às 8h. Ao chegarem ao local do evento, os fiéis foram acolhidos pelos jovens com sua alegria contagiante. Em seguida, houve a entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida e a entrada dos ícones do MME, juntamente com os integrantes das Pastorais e Movimentos do Vicariato Sede.

site destaque 2019 cenaculocomamriaeencerramentosemanamissionaria 19

Neste momento, teve lugar a oração do Santo Terço e a coroação da imagem da padroeira do Brasil. Em seguida, aconteceu a primeira pregação com o tema: Ser todo de Maria, conduzida pela missionária da Comunidade Canção Nova, Patrícia Mendes. Fechando a manhã com chave de ouro, aconteceu a adoração ao Santíssimo Sacramento conduzida pelo Pe. Aurecir Júnior.

site destaque 2019 cenaculocomamriaeencerramentosemanamissionaria 16

Na parte da tarde, aconteceram outras duas pregações, intermediadas por um momento de apresentações artísticas. Encerrada a última pregação, teve lugar a oração em Cenáculos com todos os participantes, conduzida por Nezo, da RCC; e Deivid, do Movimento Fanuel. Às 17h, teve lugar a procissão pelas ruas do Centro da cidade. No retorno ao Ginásio, aconteceu o momento ápice do evento: a Santa Missa.

site destaque 2019 cenaculocomamriaeencerramentosemanamissionaria 23

Santa Missa

“Celebramos com grande júbilo a padroeira do Brasil. Neste dia tão luminoso, tão bonito que Deus reservou para nós, coloquemos as intenções que trazemos em nossos corações, para que sobre a guia, sobre a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, alcancemos de Deus aquilo que mais necessitamos”. Com este anseio, Dom Edney iniciou esta Eucaristia, desejando que o Cenáculo com Maria possa acontecer com cada vez mais entusiasmo.

Após a proclamação do Evangelho, o Epíscopo iniciou a pregação mencionando a presença da relíquia de São João Paulo II e destacou a estreita relação que o Santo Padre tinha com o Brasil e o seu vínculo fortíssimo com Nossa Senhora Aparecida, inclusive foi ele que consagrou a atual Basílica Nacional de Aparecida. Na oportunidade, também recordou. “São João Paulo II na bula em que me nomeou Bispo deixou um gesto muito bonito: me consagrou a Nossa Senhora. ‘Filho querido, consagro-vos àquela que entre os brasileiros é chamada Senhora Aparecida”. Isso me fez ter um laço muito forte com esta devoção”.

site destaque 2019 cenaculocomamriaeencerramentosemanamissionaria 2

Falando sobre o encerramento da Semana Missionária, realizada entre os dias 6 e 13 de outubro na Diocese, abordou o Mês Missionário Extraordinário enfatizando que este tempo é um pedido do Papa Francisco para o mundo inteiro. Prosseguindo, sinalizou a presença dos ícones do MME recordando que a peregrinação da bandeira e da cruz pelas paróquias da diocese conclama todos a assumirem a missão, que é permanente na Igreja, pois ela nasce sob o signo da missão.

Abordando a liturgia deste dia festivo, explicou que no Evangelho, narrativa das Bodas de Canãa (Jo 2), Nossa Senhora surge como grande intercessora em favor daqueles noivos. Diante deste episódio, chamou a atenção para a presença de Maria, nas Sagradas Escrituras, seja prefigurada no Antigo Testamento, seja protagonizando os acontecimentos salvíficos com o seu filho Jesus.

site destaque 2019 cenaculocomamriaeencerramentosemanamissionaria 4

- Podemos dizer que Maria está presente da promessa do Genesis até a consumação do Apocalipse. Essa presença terna da Mãe nos acompanha através da historia, como ela fez nas Bodas de Canãa, solícita, atenta às dificuldades de seus filhos. Não hesitemos de nos recomendar à ela. Eu mesmo o fiz nesses dias. Coloquei sobre a proteção materna de Nossa Senhora algumas situações difíceis de pessoas que me pediam orações, e ela deu os seus sinais. A devoção que hoje celebramos com tanta solenidade nos é muito cara, pois também na história do Brasil podemos registrar um sinal muito bonito da Mãe de Jesus.

Como última reflexão, afirmou que no cumprimento da vontade de Deus caminharemos nas pegadas de Maria, que nos levam a Jesus. “Vamos imitar Nossa Senhora. Ela também levou a Boa Nova. Façamos o mesmo. Cada um na sua comunidade veja como pode fazer para viver bem o Mês Missionário, e que ele nos impulsione, nos retire, nos desinstale das nossas acomodações”.

site destaque 2019 cenaculocomamriaeencerramentosemanamissionaria 1

Ao final da Santa Missa, Denize Carvalho dirigiu diversos agradecimentos: ao Bispo, por seu pastoreio; aos integrantes de movimentos e pastorais, pela unidade; aos membros da RCC, pelo amor à missão e ao serviço; e a todos os participantes, pela presença. Encerrada a celebração, teve lugar o testemunho de Elba Ramalho, que emocionou os presentes.

Concelebraram o Vigário Geral, Pe. Marcus Vinicius Macedo, e outros sacerdotes. Os Diáconos Rodolfo Leite (Transitório) e Roberto Thurler (Permanente) assistiram à celebração.

Testemunho Elba Ramalho

‘Quantos labirintos tem meu coração, para eu me perder e te encontrar?’. Este trecho de uma das canções de Elba Maria Ramalho resume muito bem a trajetória de vida desta artista, que hoje é um dos maiores ícones do movimento Pró-Vida no Brasil e no mundo. Assim como narra o primeiro Salmo da Bíblia, existem dois caminhos a seguir: um que nos conduz para Deus e outro que nos afasta Dele. Diante desta realidade, Elba testemunhou que por muitos anos em sua vida ela escolheu os labirintos obscuros que lhe afastaram do Senhor, até chegando o momento derradeiro no qual optou por cometer o aborto.

site destaque 2019 cenaculocomamriaeencerramentosemanamissionaria 13

De família católica, mesmo diante das intempéries da vida, a semente plantada lá atrás germinou, e Elba Maria acabou se reencontrando com Deus por meio das mãos maternais de Maria. Vivenciou a experiência de muitos milagres, inclusive dentro do seu próprio lar. Indagando ao Senhor sobre qual seria a sua missão, descobriu-se defensora da vida e anunciadora dos prodígios que Deus realizou em seu favor. Hoje, ela vivencia as cinco pedrinhas deixadas por Nossa Senhora em Medjugorje, como meios para vencer a influência do mal sobre a sua vida, são elas: oração diária do Santo Rosário, Missa diária, Leitura diária da Bíblia Sagrada, confessar-se pelo menos uma vez ao mês e jejum.

Ao final, Dom Edney dirigiu-se à Elba jlhe entregando a oração da Consagração a Nossa Senhora e afirmou para ela. “Após ouvir seu testemunho não há dúvidas: a sua missão é realmente salvar vidas”.

Cenáculo Kids

Neste ano, um dos diferenciais do evento foi a realização do Cenáculo Kids ao longo da programação, afinal o dia também era das crianças. Este espaço de Evangelização para os pequeninos foi um pedido do Bispo Diocesano para a coordenação da RCC há alguns anos atrás. Em 2018, o Cenáculo Kids aconteceu apenas na parte da manhã. Neste ano, o espaço ganhou forma e, em parceria com a Pastoral da Criança e a Catequese, tornou-se ainda o gesto concreto do Cenáculo com Maria.

site destaque 2019 cenaculocomamriaeencerramentosemanamissionaria 3

- Pedimos a participação dessas pastorais para realizar este trabalho de evangelização e nos propusemos a fazer o gesto concreto com a arrecadação de brinquedos para as crianças. Fazíamos votos de receber muitos brinquedos para poder estender essa missão e presentear, além das crianças participantes do Cenáculo Kids, às crianças necessitadas. E assim aconteceu – explicou Denize Carvalho, acrescentando que os pequeninos também receberam um kit com lanche, fruto da doação dos irmãos que se empenharam em ajudar.

A palavra de quem participou

“Estou muito feliz por ter participado do Cenáculo. Quando meu filho era um bebê, ele foi o Menino Jesus e minha filha a Nossa Senhora num teatro na Paróquia São Roque. Não vivenciei este momento, pois não era da Igreja. Dei mais importância a um churrasco com os amigos, do que aos meus filhos. Até tentei ver o teatro, mas estava muito bêbado e não consegui assistir. Mas com a graça de Deus e o amor de Maria, pude participar neste ano da encenação do Milagre de Aparecida junto com meu filho, eu como pescador Domingos e ele como Jesus. Isso me emocionou muito. Estou muito agradecido e feliz por ter acontecido este momento em minha vida. Peço a Deus, pela intercessão de Nossa Senhora, que abençoe a minha família para nunca sairmos deste caminho, que é estar ao lado Dele”. Testemunho de João Luiz de Souza, integrante da equipe do Cenáculo com Maria 2019.

site sede 2019 cenaculocommaria

Texto: Grasiele Guimarães
Fotos: Aline Linhares, Grasiele Guimarães e Ministério de Comunicação da RCC do Vicariato Sede
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso