facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 01
  • 2
  • transferências
  • 04
sede-pastoral-familiar-inicia-os-epvms-de-2020“Que nenhuma família comece em qualquer de repente”. Zelando por esse ideal, a Pastoral...
missoes-2020-seminaristas-da-diocese-realizam-missao-na-paroquia-nossa-senhora-da-assuncaoAnualmente os seminaristas e formadores do Seminário Diocesano Imaculada Conceição se dispõem...
dom-paulo-visita-pela-primeira-vez-na-paroquia-nossa-sra-das-gracasO Administrador Apostólico da Diocese de Nova Friburgo, Dom Paulo Antônio De Conto, presidiu...
retiros-de-carnaval-2020Tradicionalmente, durante o período de Carnaval, as comunidades realizam os seus retiros,...
quarta-feira-de-cinzas-2020Iniciando a Quaresma, período de oração, jejum e penitênci, em preparação para a Semana Santa,...

Bispo preside Missa do padroeiro na Capela São Francisco de Assis

Cumprindo uma promessa feita à comunidade da Capela São Francisco de Assis, situada no Ruy Sanglard – Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso retornou à localidade para celebrar a Santa Missa em louvor ao padroeiro, realizada em 4 de outubro, dia de São Francisco. A promessa foi feita pelo Bispo Diocesano na ocasião de sua Visita Pastoral à Paróquia Imaculada Conceição, nos dias 20 e 21 de julho de 2019, diante da calorosa recepção que recebeu na comunidade do Ruy Sanglard, integrante deste território paroquial.

site destaque 2019 saofranciscoruysanglard 3

Novamente recebido com carinho pelos paroquianos, Dom Edney demostrou-se entusiasmado em estar presente ali. Em sua pregação, destacou a vida de São Francisco, acentuando a capacidade que este santo homem teve em compreender o anúncio da Boa Nova. “Ele teve a coragem de deixar tudo, pois era uma pessoa de muitas posses. São Francisco morreu muito jovem, mas viveu o suficiente para deixar atrás de si um rastro de segmento”, acentuou.

O Epíscopo recordou o chamado feito por nosso Senhor a Francisco na capelinha de São Damião para reconstruir a Sua Igreja.

- Num primeiro momento ele pensou que o Senhor quisesse a recuperação daquela capela que estava em ruinas. Foi para casa, resolveu deixar tudo, como alguém que encontrou uma pérola preciosa, ganhar algo mais precioso. Francisco a partir daí se torna um mendicante e sai pela cidade vestindo roupas bem humildes, pedindo material, pedras, para construir a igreja. Alguns amigos começaram a segui-lo. Francisco não poupava as ocasiões para saciar a sede de curiosidade, o desejo de conhecer daqueles amigos, pregando, falando sobre Deus e o projeto de Jesus. Alguns desses se puseram no caminho de Francisco. Logo ele percebeu a profundidade daquele convite, pois não era só a igrejinha que estava em ruinas, mas a Igreja do Senhor estava totalmente desfigurada do seu fundador: Jesus Cristo.

site destaque 2019 saofranciscoruysanglard 2

Ainda falando sobre o padroeiro, o Bispo recordou que São Francisco recebeu os estigmas, trazendo em seu corpo as marcas do Senhor, para dizer que O seguiu na sua paixão e morte. “Ele entendeu o que Jesus quis dizer: o meu fardo é leve e o meu julgo é suave. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, pois sou manso e humilde de coração e em mim vós encontrareis descanso”, disse e complementou. “Este testemunho da mansidão de Jesus, Francisco seguiu ao pé da letra, por isso atraiu muitos”.

Destacando a nobre simplicidade, herança deixada por Francisco à Igreja, Dom Edney acentuou a grande marca que ele encontrou nesta comunidade: justamente a nobre simplicidade, um povo que celebra com dignidade o Santo Sacrifício.

site destaque 2019 saofranciscoruysanglard 4

Ao concluir recordou que atualmente falta o testemunho de cristãos comprometidos com a fé, com a Palavra de Jesus, com o Reino de Deus assim como Francisco, e lançou um desafio. “Que essa comunidade colha muitos frutos da missão, pois muita gente por aí abandonou a fé. Se cada um de vocês conseguirem trazer um irmão afastado, já adiantaram o céu na vida de vocês. Empenhem-se de verdade nesta missão”.

Concelebraram os Padres Vicente Batista (Administrador Paroquial) e Aurecir Júnior (Secretário do Gabinete Episcopal). 

Texto: Grasiele Guimarães
Fotos: Pascom Paroquial
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso