facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
sede-viva-a-mae-de-deus-e-nossa-comunidades-comemoram-festividade-de-nossa-senhora-aparecidaSalve a padroeira do Brasil: Nossa Senhora Aparecida! Vivendo com intensidade essa expressão,...
bispo-preside-termino-da-semana-missionaria-no-cenaculo-2019“Este foi o Cenáculo da unidade”. Essas palavras da Coordenadora da Renovação Carismática...
sede-icones-do-mes-missionario-sao-recebidos-nas-ultimas-paroquias-do-vicariato-sedeDesde o dia 28 de setembro, a bandeira e a cruz peregrinas, ícones do Mês Missionário...
sede-visita-da-cruz-peregrina-e-da-bandeira-missionaria-acontece-em-cachoeiras-de-macacuA Igreja está vivenciando em todo o mundo o Mês Missionário Extraordinário (MME), proclamado...
mes-missionario-extraordinario-paroquias-realizam-santas-missas-de-envio-dos-missionariosAs Paróquias São Roque, em Nova Friburgo, e São José Operário, em Macaé, promoveram as Santas...

Bispo e fiéis se reúnem no XLII Dia da Unidade Diocesana

*CLIQUE NOS HIPERLINKS AO LONGO DO TEXTO PARA ACESSAR OS ASSUNTOS ESPECÍFICOS*

"Com os nossos talentos, construindo a unidade, ser testemunha para humanidade". Embalados pela estrofe da canção tema do ano de 2019, o Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, leigos e leigas viveram em 31/8, na cidade de Macaé, a 42ª edição da Unidade Diocesana, o maior evento da Diocese de Nova Friburgo. Realizado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho e contando com mais de 7 mil pessoas entre peregrinos e voluntários, a atividade confirmou o intuito da sua realização: construir a paz por meio da unidade. A Paróquia São João Batista foi a grande anfitriã desta edição, sob o olhar atento de seu Pároco, Monsenhor José Luiz Bustamante.

site litoral 2019 UNIDADEDIOCESANA geral 1

'Da escolha à realização'

Após o recebimento da bandeira oficial na XLI edição em Japuíba, a nova sede percorreu longa jornada rumo à 2019. Desde o mês de outubro de 2018, foi criado um Conselho Organizador Geral, composto por membros da Paróquia e adjacências, Padres da localidade e funcionários da Mitra Diocesana, que, na condução do Vigário Episcopal, Pe. Gleison Lima, e do Monsenhor José Luiz, somaram forças para que as iniciativas pudessem ser promovidas em benefício do evento. Um diferencial observado foi a quantidade de frequentadores das Paróquias litorâneas que, em contato pelas mídias sociais, puseram-se a disposição para trabalhar nos setores organizados.

Além disso, a Paróquia-sede ganhou um significativo presente: a confecção do seu primeiro logotipo e bandeira, assinados pela designer gráfico e colaboradora da Pascom do Vicariato Litoral, Flávia Borba. Os itens foram lançados oficialmente para toda a cidade de Macaé, por ocasião da Unidade Diocesana, e pela relevante história do templo.

Abertura Oficial

A cada caravana que adentrava o imenso pavilhão, um misto de sorrisos, curiosidade e expectativa pairava ante a magnitude e opulência do lugar. A oração inicial, feita pelo Seminário Diocesano Imaculada Conceição e seu Reitor, Pe. Rodrigo Fonseca, acompanhados do ministério de música, preparou os corações para dois importantes momentos: as boas vindas dos anfitriões da Unidade e a procissão de bandeiras e estandartes.

site litoral 2019 UNIDADEDIOCESANA geral 2

Monsenhor José Luiz, acompanhado do Vigário Episcopal, Pe. Gleison Lima, expressou contentamento ao ver concretizado um trabalho regido à 'muitas mãos' repletas de amor a Deus.

- Aqui não é um encontro turístico. Aqui é um encontro religioso. Viemos justamente para viver esses momentos bonitos de alegria, de música e de espiritualidade cristã católica que, graças à Deus, nós temos. Então, vamos aumentar essa espiritualidade, levando para casa, para os nossos parentes e amigos, essa forma bonita de amar a Deus com alegria, paz e esperança!

Em seguida, Pe. Gleison complementou as sábias palavras do Pe. José Luiz.

- Acolhendo cada um, temos como tema dessa Unidade a frase “Com os nossos talentos, construímos a Unidade”. Que este evento seja marcado pela diversidade de nossas realidades paroquiais, mas com um desejo: somos uma única Igreja, somos a Igreja Diocesana de Nova Friburgo, que tem Dom Edney como pastor, os sacerdotes, diáconos, religiosos, leigas consagradas e um exército imenso de leigos e leigas que trabalham construindo também a Unidade. Por isso, mais uma vez sejam todos bem-vindos. Já fizemos a oração inicial conduzida pelo Seminário Diocesano, agora, damos oficialmente a abertura dessa 42ª Unidade Diocesana. Viva a Unidade da Igreja!

site litoral 2019 UNIDADEDIOCESANA geral 3

O Mons. José Luiz concedeu uma entrevista ao Site Diocesano após a abertura oficial, contando um pouco da sua história nas comunidades por onde passou e também como Pároco na Matriz São João Batista desde o ano de 1990.

Já tradicional, a entrada das bandeiras de comunidades e municípios, conduzida pelo Pe. Sérgio Vitorino, da Matriz São José Operário, demonstrou a emoção dos condutores que traziam não só os símbolos nos braços, mas a cada um dos fiéis em seus corações.

'Com nossos talentos, construímos a unidade'

A palestra que apresentou o tema anual foi ministrada pelo Pe. Marcus Vinícius Moreira Falcão, Pároco da Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Conceição de Macabu. Na introdução, o sacerdote convidou os presentes a um 'passeio' pela história das Unidades Diocesanas anteriores, citando as devidas localizações e características, e como o tema escolhido reflete a importância da comemoração.

site litoral 2019 UNIDADEDIOCESANA geral 4

- Fazemos hoje uma partilha sobre o tema da Unidade Diocesana, porque vocês e eu fazemos parte dessa história, não é? A primeira edição que participei aconteceu em Cantagalo, no ano de 1996, e desde então não parei. Essa é a minha 23ª unidade diocesana. Hoje, estamos escrevendo mais um capítulo da história das Unidades Diocesanas! Essa que é a 42ª! Mas, olhem quantas histórias ao longo desses anos. Quantas paróquias sediaram o Dia da Unidade! Quantos lugares vocês conheceram e conviveram! Isso é construir a Unidade: reunindo os talentos de cada um, cada qual posto a serviço de Deus, e assim a Igreja se move, se mantém viva.

Enquanto a pregação acontecia no palanque principal, outras atividades eram realizadas simultaneamente, por exemplo, os workshops, com participação de diversas pastorais e movimentos na condução; Tenda da Juventude; Capela do Santíssimo especialmente preparada no coração do pavilhão superior; Capela da Reconciliação; e, Espaço Criança, permitindo aos pequenos aliar a recreação com evangelização. A ministra de música e membro do Movimento Pró-Vida, Zezé Luz, animou a multidão com um belíssimo show em valorização da vida e da alegria de ser de Deus. Finalizando o show, foi a vez do Movimento Terço dos Homens conduzir o Santo Terço.

Adoração ao Santíssimo

site litoral 2019 UNIDADEDIOCESANA geral 5

Após a pregação, era chegada a hora do Reis dos Reis estar diante o Seu Povo. Conduzida pelo Pe. Rodrigo Fonseca, a Adoração a Jesus Sacramentado tomou todo o pavilhão de fé e emoção. A cada oração e cântico, era rendido o devido louvor, exaltação e gratidão Àquele que tudo fez para que o Dia da Unidade Diocesana fosse um marco de união e fraternidade em toda a Diocese. Em via de finalização, fora procedida a Bênção do Santíssimo, preparando para a Santa Missa de encerramento.

‘O Bispo está entre nós’

site litoral 2019 UNIDADEDIOCESANA geral 6

Às 12h, Dom Edney adentrou o Centro de Convenções, acompanhado do Chefe do Gabinete Episcopal, Pe. Aurecir Junior, e do Pároco da Matriz Nossa Senhora de Fátima, Pe. Fábio Felippe. A chegada do Epíscopo atraiu muitos fiéis, sobretudo as crianças que fizeram questão de recebê-lo com todo carinho e ternura. Na oportunidade, Dom Edney encontrou-se com o médico e vereador municipal, Dr. Márcio Bittencourt, e sua esposa, Dra. Patrícia Ayd Bittencourt, que lá estavam representando o Poder Legislativo Municipal. Aproveitou ainda para estar, por mais um tempo, junto ao povo, dispensando bênçãos, tirando fotos e distribuindo seu carinho de Pastor.

Santa Missa

O ponto mais alto da Unidade teve início às 16h. O pavilhão, que já estava lotado, ganhou ainda mais irmãos, formando um verdadeiro exército do Senhor. A Santa Missa presidida por Dom Edney e concelebrada pelo Clero Diocesano não somente concluiu a atividade, mas marcou para sempre a vida de todos os presentes que, em unidade, estiveram reunidos para louvar e bendizer os grandes feitos de Jesus naquele lugar, e sobretudo em suas vidas. Saudando ao rebanho diocesano ali presente, o Bispo prosseguiu com o Rito que conferiu ao Pe. José Luiz Bustamante Sá o título de Monsenhor da Diocese de Nova Friburgo, sob chancela do Sumo Pontífice, o Papa Francisco. Após, apresentou o Reverendíssimo Monsenhor à comunidade que, com fervor e emoção, o acolheu com uma grande salva de palmas.

site litoral 2019 UNIDADEDIOCESANA geral 7

A emocionada homilia feita pelo Epíscopo ressaltou que o objetivo do Dia da Unidade Diocesana não se resume simplesmente a uma festa. “Nossa alegria fundamenta-se, antes de mais nada, em uma realidade concreta: em Cristo somos um!”. Ao final da pregação, ocorreu a Investidura dos Novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística – (MECES), formando um total de 215 irmãos e irmãs.

Dando continuidade às manifestações de gratidão, Monsenhor José Luiz tomou a palavra para agradecer a Dom Edney, oferecendo-lhe singela lembrança, em nome de todas as pessoas que, desde o início dos preparativos, somaram e não mediram esforços para que tudo saísse conforme a vontade de Deus. Em nome da comunidade paroquial de São João Batista, a paroquiana Lúcia agradeceu ao Bispo por “proporcionar momentos de muita emoção e alegria ao trazer o título de Monsenhor ao Pároco, em reconhecimento aos serviços na Igreja, não somente na Paróquia, mas em toda a Igreja de Nova Friburgo”. O Monsenhor recebeu das mãos da Irmã Biásia, da Congregação das Religiosas de Nossa Senhora do Horto, uma lembrança.

Em resposta às tantas demonstrações de carinho, Dom Edney retribuiu com emocionada mensagem, salientando o empenho e afinco com que o Pe. Gleison Lima e o Monsenhor José Luiz prepararam o Dia da Unidade.

Anúncio da XLIII Unidade Diocesana

Ansiedade, expectativa e alegria. Assim foram definidos os minutos que antecederam a fala do Bispo sobre a nova sede para o Dia da UD em 2020. Com a bandeira nas mãos, Dom Edney, acompanhado do Monsenhor José Luiz e do Pe. Gleison, anunciou o local da XLIII edição: a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Duas Barras, situada no Vicariato Norte e sob a condução do Pároco, Pe. Yves Barcellos Mozer, que, emocionado, fez o tradicional gesto de agitar a bandeira. Após a Santa Missa, o novo anfitrião deu um depoimento anunciando a toda Diocese, sobretudo aos seus paroquianos, o contentamento ao receber a responsabilidade de organizar o evento.

Texto: Diogo Quadra, Neralda Sena, Welington Cabral e Pascom do Vicariato Litoral
Fotos: Ana Carolina Laurindo, Flávia Borba, Gabriella Souza, Mariana Feigl, Rômulo Pestana e Tiago Ferreira - Equipe de Comunicação UD 2019
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso