facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
equador-parlamento-diz-nao-a-legalizacao-do-abortoAcolhido o apelo da Igreja local que nos dias passados convidou os parlamentares a refletirem...
sede-missas-nas-casas-e-festejos-marcaram-festa-em-louvor-a-nossa-senhora-da-soledadeFestejar a padroeira é um dos momentos mais aguardados pelos fiéis da Paróquia Nossa Senhora...
litoral-4-kairos-macae-ampliara-debate-sobre-o-fenomeno-do-suicidioO Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio foi celebrado no dia 10/9. Porém, várias ações são...
bispo-e-fieis-se-reunem-no-xlii-dia-da-unidade-diocesana*CLIQUE NOS HIPERLINKS AO LONGO DO TEXTO PARA ACESSAR OS ASSUNTOS ESPECÍFICOS* "Com os nossos...
norte-comunidade-catolica-corban-promove-retiro-para-membros-consagradosOs consagrados no carisma da Comunidade Católica Corban se reuniram no dia 15/9 para um...

Governo Itinerante: Bispo Crisma fiéis em Itaocara, Trajano e Cordeiro

Dando prosseguimento a agenda do Governo Itinerante no Vicariato Norte, o Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, presidiu o Sacramento da Crisma nas Paróquias Sagrado Coração de Jesus, em Cordeiro e Trajano de Moraes, e São José de Leonissa, em Itaocara. Confira o que aconteceu nas cerimônias.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Cordeiro

“Configurados a Cristo, passamos a assumir Sua figura em nossas vidas, e isso nos leva a comunica-Lo aos outros”. Com esta reflexão, Dom Edney presidiu o Sacramento da Crisma, às 19h30 de 31 de maio, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Cordeiro. Neste dia, o Bispo confirmou 20 jovens e adultos na fé. A Eucaristia foi concelebrada pelo Administrador Paroquial, Pe. Reinaldo Santana, SJC, e pelo Vice-Reitor do Seminário Diocesano Imaculada Conceição, Pe. Rafael Archetti. A cerimônia ocorreu dentro da programação do Novenário em honra ao Sagrado Coração de Jesus e por ocasião do encerramento do mês Mariano, fazendo memória a visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel.

 site norte 2019 govitinerante bispocrismafieis cordeiro 2

Na pregação, o Bispo enfatizou o modelo de serviço da Mãe de Jesus. “Maria é proclamada Rainha, por que antes foi serva”. Dom Edney exortou também que “a melhor pregação é com a vida, no modo de viver de quem crê em Jesus. Ao receber a luz de Cristo é necessário partilha-la com os outros. Somos chamados a iluminar os irmãos, a comunicar a luz de Cristo com nossas vidas”.

 site norte 2019 govitinerante bispocrismafieis cordeiro 1

Após a homilia, os crismandos professaram sua fé e receberam a unção pelas mãos episcopais. Ao final da celebração, Pe. Reinaldo agradeceu ao Bispo pela presença e pelo zelo pastoral. Antes do encerramento, o Prelado se dirigiu ao sacerdote, a comunidade paroquial, aos catequistas e crismados, frisando a perseverança de cada um. Os que foram confirmados na fé neste dia, prestaram homenagem ao Bispo, ao Administrador Paroquial e aos catequistas.

Paróquia São José de Leonissa – Itaocara

Em cerimônia realizada na Paróquia São José de Leonissa, no dia 1º de junho, o Bispo Diocesano conferiu o Sacramento da Confirmação a 56 membros da Paróquia (doze deles pertencentes à Capela Nossa Senhora do Livramento, em Monte Puri, e os demais da Igreja Matriz). Uma cerimônia de altíssima importância, pois o termo Confirmação “recorda-nos que este Sacramento contribui com um aumento da graça batismal (...) e infunde em nós uma especial força do Espírito Santo para difundir e defender a fé, para confessar o nome de Cristo e para nunca nos envergonharmos da Sua Cruz” (cf. CIC, 1.303). A Santa Missa, presidida por Dom Edney, foi concelebrada pelo Vigário Episcopal do Litoral. Pe. Gleison Lima, e pelo Pároco, Pe. Gilmar Gomes.

 site norte 2019 govitinerante bispocrismafieis itaocara 2

Na homilia, Dom Edney explicou a diferença entre o apóstolo e o discípulo.

- Hoje, a Igreja celebra a Ascenção do Senhor. Ou seja, terminados os Seus dias na Terra, concluída a Sua missão, Jesus Ressuscitado ainda permanece com os Seus por 40 dias. Ele aparece aos Seus apóstolos, que, portanto, tornam-se testemunhas do ressuscitado. É exatamente isso que distingue o apóstolo do discípulo: o discípulo é o seguidor do Mestre; o Apóstolo é testemunha da Sua ressurreição.

O Prelado salientou ainda que Paulo é apóstolo, uma vez que o Senhor apareceu para ele na estrada de Damasco. “Paulo é apóstolo, embora não estivesse com os 12. Mas é apóstolo por quê? Por que também é testemunha da ressurreição. Afinal, Jesus lhe apareceu na estrada de Damasco e não uma única vez, mas algumas vezes, para lhe dar a noção da missão que havia recebido”.

Após o acendimento das velas, das “Renúncias” e da “Profissão de Fé” (proferida por todos os presentes), o Epíscopo convocou a comunidade a entrar em oração pelos crismandos, conferindo-lhes o Sacramento.

 site norte 2019 govitinerante bispocrismafieis itaocara 1

Ao final da Celebração, um catequista agradeceu a presença episcopal e recordou os seguintes sacerdotes: Pe. Luis Antonio Fernandes, pelo carinho e atenção dedicados à comunidade enquanto lá esteve; ao Pároco atual, destacando-o como um “grande presente recebido por todos”; e, fez referência saudosa ao Monsenhor Antônio Stael, falecido em fevereiro de 2019 e que iniciou a preparação daquele grupo de crismados. Posteriormente, Pe. Gilmar tomou a palavra para manifestar gratidão a seu superior pela confiança nele depositada, afirmando que “a Paróquia é o Bispo; o Pároco, o Sacerdote, está apenas representando-o”. Por sua vez, Dom Edney manifestou sua alegria por se encontrar em meio à comunidade de São José de Leonissa, que sempre o acolheu carinhosamente, afirmando que a vinda de Pe. Gilmar se deve a “uma de suas grandes características: servir” e que, também por isso, “a Paróquia deve cuidar bem dele”.

Antes da bênção final, Sua Eminência mostrou-se grato aos Catequistas, parabenizando-os e solicitando aos presentes uma calorosa salva de palmas pelo trabalho desenvolvido pela equipe.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Trajano de Moraes

No dia 2 de junho, o Bispo presidiu o Sacramento da Crisma de 75 jovens e adultos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Trajano de Moraes. A Santa Missa da Ascenção do Senhor foi presidida por Dom Edney e concelebrada pelo Pároco, Pe. Jandir Corrêa.

 site norte 2019 govitinerante bispocrismafieis trajano 1

Em sua homilia, o Epíscopo deixou uma mensagem de encorajamento diante das dificuldades, sofrimentos e perseguições, afirmando que é preciso resistir e, sobretudo, dar testemunho da fé. Salientou que “todos devem saber que somos cristãos!” Para os crismandos, nesta data em que a Igreja também celebrou o Dia Mundial das Comunicações Sociais, foi proposta a ideia de que é preciso aproveitar as redes sociais e as tecnologias como instrumentos de evangelização.

 site norte 2019 govitinerante bispocrismafieis trajano 2

O Bispo finalizou destacando a importância de cada um assumir o Sacramento da Crisma, saindo em missão e acolhendo a Palavra que diz: ‘Ide por todo o mundo, anunciai a Boa Nova a toda criatura’ (Mc 16, 15). Ao final, foram feitos os tradicionais agradecimentos.

Texto: Lia Márcia Matoso e Pascom das Paróquias São José de Leonissa – Itaocara e Sagrado Coração de Jesus – Trajano de Moraes
Fotos: Gerson Barros, Jhessy Almeida, Leonan Denevitz e Pascom Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Trajano de Moraes
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso