facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
sede-pastoral-da-crianca-realiza-encontro-vicarial-em-cachoeiras-de-macacuNo dia 14/7, na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Cachoeiras de Macacu, a...
igreja-e-familia-tem-que-caminhar-juntas-diz-bispo-em-formacaoA Comissão Diocesana Vida e Família promoveu um encontro formativo na Paróquia Nossa Senhora...
sacerdotes-e-meces-do-vicariato-sede-se-reunem-com-o-bispoDando continuidade as formações para os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística...
litoral-catequistas-participam-de-encontro-vicarial-em-casimiro-de-abreuMais de 160 catequistas do Vicariato Litoral participaram no dia 14/7, do Encontro de Vocação...
sede-paroquia-sao-bento-abade-celebra-dia-do-padroeiroParoquianos e devotos participaram da festa de São Bento realizada entre os dias 11 e 14/7 na...

Dom Edney participa da 57ª Assembleia Geral dos Bispos em Aparecida

O Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, sedia entre os dias 1º e 10 de maio, a 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nesse período, o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, onde acontecem as plenárias do encontro, recebe os 309 Bispos que tem direito a voto (Cardeais, Arcebispos, Bispos Diocesanos, Prelados, Auxiliares e Coadjutores), além dos 171 Bispos Eméritos e representantes de organismos e pastorais da Igreja que são convidados. O Bispo Diocesano de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, está presente no evento.

site destaque 2019 57assembleiageralcnbb 2

Em 2019, a AG discute a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil para o quadriênio 2019 a 2023. Os Bispos vão trabalhar a atualização do texto que está estruturado a partir da imagem da comunidade cristã como “casa”. No centro, como eixo, está a Comunidade Eclesial Missionária, sustentada por “quatro pilares”: Palavra, Pão, Caridade e Missão. Este ano, também serão eleitos os novos integrantes da Presidência da CNBB e das Comissões Episcopais Pastorais.

Santa Missa de Abertura

A Santa Missa de abertura da 57ª AG aconteceu no dia 1º/5, sendo presidida pelo Presidente da CNBB e Arcebispo de Brasília, Dom Sergio da Rocha, e concelebrada pelo Vice-Presidente, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger; pelo Secretário Geral e Bispo Auxiliar de Brasília, Dom Frei Leonardo Steiner; e pelos Bispos e Sacerdotes presentes. A celebração reuniu Cardeais, Arcebispos, Bispos, Presbíteros, Diáconos e milhares de leigos no Santuário de Aparecida.

site destaque 2019 57assembleiageralcnbb 4

Na homilia, Dom Sérgio pediu a oração da Igreja para os trabalhos da Assembleia, salientando a importância do encontro, que definirá as novas Diretrizes para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e elegerá a nova coordenação da CNBB para os próximos quatro anos. O Presidente da CNBB também saudou os trabalhadores, recordando São José Operário. Após a Missa, os membros da 57ª AG seguiram para o Centro de Eventos para o início oficial da 1ª sessão.

No segundo dia da Assembleia, a Santa Missa foi presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d´Aniello. A Eucaristia teve como intenção os novos Bispos, que foram nomeados pelo Papa Francisco e ordenados desde a última assembleia.

Estrutura da 57ª AG

Planejada com um ano de antecedência, mais de 100 profissionais estão trabalhando direta e indiretamente para a realização da Assembleia Geral. “Começamos a preparar uma Assembleia assim que a outra acaba, pensando o próximo ano em conjunto com a CNBB. Nesse período de proximidade iniciamos a montagem dos espaços que são agregados a estrutura do Centro de Eventos, proporcionando uma melhor acolhida aos Bispos durante seus trabalhos”, destacou a gerente do Núcleo de Eventos do Santuário Nacional, Aline Costa.

site destaque 2019 57assembleiageralcnbb 3

Como este ano a AG vai eleger os novos integrantes da Presidência da CNBB e das Comissões Episcopais Pastorais, 17 cabines de votação também foram montadas. Além disso, o lado externo possui uma estrutura, contando com: Sala de Imprensa, escritório da Nunciatura Apostólica e do Instituto de Obras Religiosas (IOR), sala do Colégio Pio Brasileiro, espaços para atendimento individual, estandes de artigos religiosos e um ambulatório.

História

A Assembleia Geral foi instituía pelo estatuto canônico da CNBB, em 1952, no Palácio São Joaquim, no Rio de Janeiro (RJ) – que foi sede da conferência por 25 anos. A primeira AG foi realizada de 17 a 20/8/1953, em Belém (PA). Naquela ocasião, o encontro dos 20 Arcebispos do Brasil ocorreu simultaneamente ao 6º Congresso Eucarístico Nacional. Pelo primeiro estatuto da CNBB, o encontro dos Arcebispos Metropolitanos deveria ocorrer a cada dois anos. A partir de 1967, passaram a ser realizados anualmente.

site destaque 2019 57assembleiageralcnbb 5

A cada quatro anos, com pauta especial, a Assembleia Geral inclui, como tema central, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) e a eleição da nova Presidência da entidade: o Presidente, o Vice-Presidente e o Secretário-Geral, além dos Presidentes das Comissões Episcopais de Pastoral. Ao todo, já foram realizadas 55 Assembleias Gerais, sendo 33 encontros no Mosteiro de Vila Kostka, em Itaici (SP). Também foram realizados encontros em Roma, Itália, e em outras 6 capitais brasileiras e no Distrito Federal. A partir de 2011, a AG passou para Aparecida (SP).

Texto: Monara Teixeira
Fonte e Fotos: CNBB e Santuário Nacional de Aparecida
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso