facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
papa-nomeia-cardeal-raymundo-enviado-para-o-centenario-da-coroacao-de-nossa-senhora-de-chiquinquiraO Papa Francisco nomeou o arcebispo emérito de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno...
sede-4-corrida-de-sao-joao-batista-e-shows-movimentam-catedralA Festa de São João Batista em 2019 teve uma motivação especial: celebrar os 150 anos da...
norte-paroquias-do-vicariato-celebram-corpus-christiA Solenidade de Corpus Christi 2019 reuniu milhares de fiéis na Diocese de Nova Friburgo no...
norte-governo-itinerante-bispo-crisma-68-pessoas-em-sao-jose-do-ribeiraoA comunidade paroquial da Matriz São José, em São José do Ribeirão, recebeu com muita alegria...
bispo-preside-reuniao-do-conselho-pastoral-do-vicariato-norteNo dia 19 de junho, na sede do Vicariato Norte - Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em...

Diocese faz sua peregrinação anual à Aparecida

No dia 16/03, aconteceu a peregrinação diocesana ao Santuário de Aparecida, com as presenças do Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, do Vigário Geral, Pe. Marcus Vinicius Macedo, dos Vigários Episcopais, além de inúmeros sacerdotes diocesanos e de ordens religiosas.

site destaque 2019 diocesefazsuaperegrinacaoanualaaparecida 1

Somando-se os ônibus enviados pelas paróquias e também os peregrinos que viajaram por conta própria, a Igreja de Nova Friburgo fez-se representada por centenas de fiéis que acompanharam o terço mariano na Tribuna Bento XVI e a Santa Missa presidida por Dom Edney no Santuário.

A peregrinação iniciou-se oficialmente com a recitação do terço, às 9h30. Sacerdotes e fiéis reuniram-se com o Bispo para a meditação dos mistérios Gozosos. Auxiliando na animação do momento, os seminaristas cantaram a anunciação de cada mistério.

site destaque 2019 diocesefazsuaperegrinacaoanualaaparecida 2

A essa altura já era grande a movimentação de peregrinos que rendiam homenagens e faziam suas orações ao pé da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Acompanhando essa movimentação, Patrycia Vieira, agente da Pascom da Paróquia Santo Antônio de Macaé, declarou:

- Estar hoje na Casa da Mãe é uma emoção indescritível. Diante dela entregamos nossas aflições, nossas angústias e nossa gratidão. Seu ‘sim’ nos faz sermos eternamente gratos pelo fato de ter concebido Jesus Cristo. Ele, que, com esse ‘sim’ também nos deu Maria como nossa mãe. Muito lindo ver o Santuário com tantos fiéis para pedir a sua intercessão.

Logo após, às 10h30, deu-se início à Santa Missa presidida por Dom Edney no Santuário. Imponente e convidativo, sua área interna ficou tomada pelos fiéis da Diocese Nova Friburgo e de tantas outras regiões que por ali também passavam. Dirigindo-se aos presentes, o Epíscopo recordou que a Liturgia do dia fazia “ecoar em nossos corações o imperativo evangélico da santidade”, ou seja, de que “éramos impelidos pelo próprio Cristo a almejar a perfeição divina”.

site destaque 2019 diocesefazsuaperegrinacaoanualaaparecida 3

Veja mais fotos da peregrinação aqui.

- Quando comparamos este texto de Mateus com o seu paralelo em Lucas, percebemos que em lugar de ‘Sede perfeitos’ encontramos a expressão ‘Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso’ (cf. Lc 6, 36). Esta comparação nos auxilia na compreensão de que a perfeição pretendida por Jesus para os Seus discípulos está enraizada na prática do amor e da misericórdia - afirmou Dom Edney.

No desenrolar de sua homilia, recordou um dos ensinamentos do Concílio Vaticano II. “Para alcançarmos esta perfeição, é preciso empregarmos as forças que recebemos de Cristo, a fim de que, obedecendo em tudo à vontade do Pai, nos consagremos com toda a alma à Glória do Senhor e ao serviço do próximo (LG 40)”.

site destaque 2019 diocesefazsuaperegrinacaoanualaaparecida 4

Concluindo, lembrou que “o amor ao próximo não exclui os inimigos e os perseguidores. A lei do amor se reveste de perdão e de zelo cuidadoso também pelos inimigos, dirigindo-nos unidos como irmãos”.

Houve tempo ainda para que discorresse sobre a Campanha da Fraternidade, cujo tema esse ano é “Fraternidade e políticas públicas”.

- Somos instigados a assumir nosso lugar no desenvolvimento e aplicação das Políticas Públicas para construirmos uma sociedade mais justa e radicalmente nova. Iluminados pela Palavra de Deus e guiados pelo magistério da Igreja, somos chamados à participação nos conselhos municipais, estaduais e nacionais para fazer progredir o amor e a fraternidade através do anúncio da verdade salvadora e pelo testemunho concreto da fé - concluiu o Epíscopo.

A homilia pode ser lida na íntegra aqui.

Texto e fotos: Diogo Quadra

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso