facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone  icone mariano branco3 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
sede-ano-mariano-catequese-realiza-feira-biblica-e-encerramento-pastoral-do-ano-marianoNa Matriz Paroquial São Bento Abade, situada no bairro Ypú – Nova Friburgo, os dias 23 e 24 de...
dom-edney-abre-simposio-literario-filosofico-do-seminarioRefletindo o tema Vida Autêntica, o Seminário Diocesano Imaculada Conceição, em Nova Friburgo,...
litoral-capela-em-macae-celebra-solenidade-da-exaltacao-da-santa-cruz‘A festa litúrgica da Exaltação da Santa Cruz, celebrada em 14/9, só tem sentido para aqueles...
litoral-ano-mariano-1-cavalgada-catolica-e-realizada-em-quissamaA Matriz Paroquial Nossa Senhora do Desterro, em Quissamã, realizou no dia 17 de setembro a 1ª...
sede-paroquia-mais-nova-do-vicariato-celebra-a-padroeira“Senhora da perseverança diante da dor e da cruz. Exemplo pra nossa esperança que avança entre...

Bispo ordena sacerdote Palotino em Cachoeiras de Macacu

As comunidades dos Palotinos e de Cachoeiras de Macacu estiveram em festa no último dia 2 de setembro. Na oportunidade, o Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, ordenou sacerdote o então Diácono Rafael Moura de Oliveira, SAC. A cerimônia aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição e reuniu sacerdotes, diáconos e seminaristas palotinos, presbíteros da Diocese, familiares e amigos do ordenado.

ORDENACAO SACERDOTAL PALOTINA - SETEMBRO 2017 40

No início da Eucaristia, Dom Edney saudou os presentes e disse: “Este é um dia de festa não só para a Paróquia, mas também e principalmente, para a Congregação dos Padres da Missão de São Vicenti Pallotti”.

Posterior à liturgia da Palavra, ocorreu a apresentação e eleição do candidato ao sacerdócio, sendo seguida da homilia. Em sua pregação, o Epíscopo refletiu as leituras do dia.

ORDENACAO SACERDOTAL PALOTINA - SETEMBRO 2017 6

- O Salmo Responsorial de hoje, nos coloca diante de uma resposta generosa que deve ser dada com toda liberdade. Como Jesus diz no Evangelho “Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo”. Portanto, a vida de um sacerdote é exatamente esta experiência de um chamado amoroso que Deus faz a cada um de nós para que possamos assumir a função que Ele nos confia com generosidade e na mais absoluta liberdade – e completou - Somos eleitos, escolhidos por Deus para trabalharmos na Sua messe. O Evangelho de hoje nos fala Daquele que é um paradigma de todo o pastor, de todo aquele que escuta o chamado de Deus para trazer as ovelhas que estão dispersas.

Dom Edney também falou sobre o chamado de Deus aos Seus filhos.

- Os Padres Palotinos estão espalhados por praticamente todos os continentes e isso não pode deixar de ser frisado como uma grande resposta, uma resposta dada a Deus e a este chamado que Ele nos faz, a esta graça que Ele nos concede, para que em meio as debilidades próprias da natureza de cada um de nós, pois desde os Apóstolos penso que Jesus não escolheu os melhores, escolheu aqueles que de coração livre e generoso disseram sim. E assim, meus irmãos, até hoje o Senhor sabe muito bem a quem chama, conhece-nos muito mais do que nós mesmos e nos dá os dons, a graça e nos capacita para que apesar da nossa fraqueza, nós que levamos o verdadeiro tesouro em vasos de barro, possamos com a força que Ele nos dá, levar a missão que Ele nos confiou.

ORDENACAO SACERDOTAL PALOTINA - SETEMBRO 2017 9

Referindo-se ao Evangelho, frisou a conduta do bom pastor.

- Cristo é bem claro quando diz ‘o bom pastor dá a vida por suas ovelhas’, não mede sacrifícios, não faz contas para ver se afinal vale a pena ou não, ele simplesmente se entrega com toda a liberdade, portanto, dá a sua vida por aqueles a quem o Senhor lhe confiou. O bom pastor não é mercenário, pois o mercenário não é pastor, não é dono das ovelhas, não tem nenhuma relação de compromisso, de cumplicidade com elas. Não! Ele só está ali para tirar o melhor que puder.

“O sacerdócio é uma experiência profunda do Amor de Deus”, frisou o Sucessor dos Apóstolos.

ORDENACAO SACERDOTAL PALOTINA - SETEMBRO 2017 21

Dirigindo-se ao futuro sacerdote, afirmou. “Esse sim, Diácono Rafael, que você dará hoje, só será pleno do dia do seu encontro com Deus. Até lá, este sim precisa ser renovado sempre, todos os dias, com o mesmo entusiasmo, com o mesmo desejo de servir e de corresponder a um Amor que nos supera de muito”.

Logo após, o Bispo passou para a homilia própria para este dia. Depois, foram feitos os ritos da ordenação presbiteral. Na ocasião, o novo pastor confirmou a vocação ao assumir o compromisso de ser fiel a Deus e a Igreja. Também foi realizada a ladainha, a imposição das mãos pelo Bispo e padres, a prece de ordenação e a unção das mãos. As vestes foram levadas e entregues pela família do ordenado.

Ao final da Celebração Eucarística, o Superior Regional, Pe. Estevão Lewandowski, agradeceu ao Bispo pela presidência da Santa Missa, parabenizou o Pe. Rafael e agradeceu aos pais do novo presbítero por terem dado sim ao chamado de Deus. O neo-sacerdote também fez seus agradecimentos a Deus, ao Bispo, a Sociedade do Apostolado Católico (SAC), aos familiares e amigos.

ORDENACAO SACERDOTAL PALOTINA - SETEMBRO 2017 59

Seguindo a tradição, Dom Edney convidou os pais do Pe. Rafael para frente do presbitério e lhes prestou uma homenagem, agradecendo o amor e o carinho para com a caminhada vocacional do filho. Após a bênção final, os fiéis participaram de um almoço de confraternização.

Texto e fotos: Monara Teixeira

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso