facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
pastoral-da-aids-maos-estendidas-aos-necessitados-de-acolhimentoNo dia 13 junho de 2017, data em que a Igreja celebra a Memória de Santo Antonio, o Papa...
norte-pastoral-da-saude-inicia-ciclo-de-palestras-na-paroquia-santa-beatrizA Pastoral da Saúde da Paróquia Santa Beatriz, em Portela, iniciou ciclos de palestras que...
litoral-mais-de-100-casais-participam-do-1-encontro-de-espiritualidade-conjugal-em-carapebusUm dia que ficará marcado para a história do Vicariato Litoral. No dia 19/11, aconteceu o 1º...
seminario-forma-agentes-para-implantacao-do-movimento-em-defesa-da-vida-na-dioceseDefender, proteger, cuidar e amar a vida desde a sua concepção até o seu fim natural. Estes...
bispo-e-delegados-da-diocese-participam-de-assembleia-geral-do-leste-iEntre os dias 23 e 25 de novembro o Cardeal Orani João Tempesta, os Bispos, Presbíteros,...

Bispo presidirá encerramento da Semana da Família

Entre os dias 12 e 20 de agosto acontece em todo o Brasil a Semana Nacional da Família 2017. Com o objetivo de abordar a importância da família, este ano o tema será: ‘Família, uma luz para a vida em sociedade’. A programação é realizada desde 1992 pela Pastoral Familiar e o Setor Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Palestras, apresentações teatrais, Santas Missas, visitas aos lares, entre outros, estão previstos na programação dos três Vicariatos Episcopais da Diocese de Nova Friburgo.

Semana da familia Papa

O Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, presidirá a Santa Missa de conclusão das atividades no Vicariato Sede. O encerramento será em Nova Friburgo e as comunidades paroquiais deste município, de Sumidouro e Cachoeiras de Macacu se reunirão na Catedral Diocesana São João Batista. As paróquias se unirão por Foranias, às 15h, para assim seguirem juntas em carreata em direção a Catedral. Chegando à Igreja Mãe, às 16h acontecerá a última etapa da carreata, na qual todos os veículos percorrerão as ruas do Centro da cidade. No retorno ao templo, haverá Santa Missa, às 17h.

No Vicariato Episcopal Litoral, as atividades serão encerradas com a Santa Missa, às 10h, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Macaé. Já no Norte, a programação será encerrada no município de São Sebastião do Alto, a partir das 13h, com acolhida às famílias no Altense Clube. Às 13h30, haverá o momento “As famílias acolhem a Mãe Maria”, seguido de palestra: “Família, uma luz para a vida em sociedade”. Às 15h, está prevista uma partilha de vida e testemunho familiar e, logo após, caminhada até a Igreja Matriz. Às 16h, ocorrerá a Coroação de Nossa Senhora Aparecida e a Celebração Eucarística. A última atividade do dia será um lanche comunitário.

Confira a programação nas Paróquias.

Vicariato Sede

Catedral Diocesana São João Batista – Nova Friburgo

Na Catedral Diocesana as atividades tiveram início com um Luau promovido pelo grupo Jovem Amigos de Deus. No dia seguinte, os pais foram homenageados durante as Santas Missas e na segunda-feira (14/8) aconteceu uma Adoração pelas famílias com a Caminhada de Emaús. Na terça-feira, às 15h, foi o Ofício da Imaculada promovido pela Pastoral da Liturgia. Em 16/8, às 8h e às 16h, Santa Missa pelos Enfermos com o Sacramento da Unção dos Enfermos, às 14h30, encontro com a Pastoral da Terceira Idade e, às 20h, o Terço das Mães.

No dia 17 de agosto, às 19h45, acontecerá uma palestra sobre os desafios do novo Curriculum Educacional Brasileiro - influência na educação das crianças e jovens (Salão Paroquial). No dia seguinte, às 15h, Hora da Misericórdia em prol das Famílias, promovida pela Pastoral da Comunicação. O último dia de atividades antes do encerramento será composto por uma palestra de espiritualidade para homens na Capela do Santíssimo, às 11h.

Paróquia Sant'Ana - Cônego

Na comunidade paroquial do Cônego, a abertura oficial foi no dia 13/8, na Santa Missa das 10h. Durante a semana, estão sendo promovidos momentos de orações específicas durante as Celebrações Eucarísticas e reflexões em família nas casas das comunidades. No dia 19, às 19h, acontecerá o encerramento paroquial.

Paróquia Sant'Ana - Campo do Coelho

Todas as Capelas deste território paroquial e a Igreja Matriz estão realizando as atividades com visita diária às casas, nas quais são realizadas as meditações e orações propostas no subsídio 'Hora da Família'.

Paróquia Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo – Duas Pedras

No dia 13 de agosto, aconteceu a abertura da Semana da Família na Paróquia de Duas Pedras e em três Capelas pertencentes a este território. Entre os dias 14 e 18, serão realizados os encontros na Capela Santa Bárbara, às 19h, e na Matriz Paroquial e nas Capelas Nossa Senhora das Graças e São Geraldo, às 19h30. No último dia, haverá uma confraternização.

Paróquia São Bento Abade – Bairro Ypú

A Matriz Paroquial São Bento está promovendo o mês da Família. Em todas as quartas-feiras do mês de agosto serão celebradas Santas Missas pelas Famílias, sempre às 19h. No dia 16/8, o tema será “O Espírito Santo na família, fonte de vitória”. Em 23/8, “Família, torna-te ao que és! Resgate de valores cristãos”. No penúltimo dia, 30/8, o encontro terá “Pais e mães movidos pelo Espírito Santo, transmissores da fé amar na educação dos filhos, para o futuro” como tema. Na primeira quarta-feira de setembro (6/9) será a última Missa do projeto, abordando: “Sob o senhorio de Jesus, famílias vivendo a graça de Pentecostes!”.

Paróquia Santa Teresinha – Conselheiro Paulino

A Paróquia Santa Teresinha organizou no dia 12/8, a celebração do dia dos pais com Santa Missa. A partir do dia seguinte, tiveram início os encontros, sendo cada dia ministrado por um convidado, sempre às 19h. Os temas abordados nas reuniões são os propostos pelo subsídio Hora da Família.

Paróquia Sant’Ana – Japuíba

Em Japuíba, os paroquianos participarão de uma extensa programação. Todos os dias haverá círculo bíblico. No dia 14, às 19h, acontecerá a Oração do Terço Mariano na Matriz recém-restaurada. No dia seguinte, no mesmo horário, Santa Missas dos setores no Taboado. Em 16/8, encontro com as Pastorais Familiares da forania na Matriz recém-restaurada. Já no dia 17, às 18h, está programada uma Adoração na Matriz Auxiliar, seguida de Santa Missa e palestra com a Escola Paroquial de Formação. Na sexta-feira (18), às 19h30, Grupo de Oração Caminhando na Fé, na Matriz Auxiliar. Às 15h do sábado (19), haverá um encontro com os pais e alunos da Catequese com louvores, dinâmicas, palestra e partilha. Cada encontro será motivado por uma temática.

Vicariato Litoral

Paróquia nossa Senhora de Fátima – Macaé

As atividades nesta comunidade paroquial começaram no dia 12 de agosto com café da tarde para os idosos, Santas Missas, encontro nas casas, entre outras atividades. No dia 15/8, está programada a Santa Missa pelas Famílias com bênção das chaves das casas, água e imagens. No dia seguinte, Terço dos Homens com as famílias. Em 17/8, serão realizados os encontros nas casas com a Pastoral Familiar e o Grupo Pais que Esperam. Na sexta-feira, às 18h, terá Via Sacra pelas famílias com o Apostolado da Oração e, às 20h, os fiéis irão às ruas, acompanhados pelo TLC, para encontrar com os moradores de rua. Uma noite Gastronômica está programada para o dia 19, às 20h.

Paróquia Santo Antônio – Macaé

Nesta Paróquia a programação teve início no dia 9 de agosto com Santa Missa de abertura. Entre os dias 10 e 18/8, as famílias da comunidade estão sendo visitadas para a reflexão do tema principal deste ano. A Pastoral Familiar organizará no dia 19/8 uma divulgação do seu trabalho no trânsito da região.

Paróquia São Vicente de Paulo – Rio das Ostras

Nesta terça-feira (15), está prevista, às 19h30, uma palestra na Paróquia São Vicente, em Rio das Ostras. No dia seguinte, no mesmo horário, haverá Adoração para as famílias. Em 17/8, Santa Missa pelas famílias e no dia 18, às 19h30, Oração do Santo Terço seguido de show com Aline Vitorino e participação de Mariana Saldanha. Às 9h do dia 19, a comunidade é convidada para um passeio ciclístico das Famílias, com saída da Paróquia em direção à localidade de Palmital.

Vicariato Norte

Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento – Cantagalo

No Santuário Diocesano, os encontros da Semana Nacional da Família serão realizados durante as Santas Missas, sempre às 19h. Paróquia Santa Rita de Cássia - Floresta

Na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Floresta, haverá apresentação do subsídio Hora da Família e explicação do tema principal durante as Santas Missas nas comunidades. No dia 16 de agosto, às 19h30, os fiéis se reunirão no coreto da Praça Principal de Floresta para a Oração do Terço Mariano na intenção das famílias da Paróquia e de toda a humanidade. Além disso, a Matriz Paroquial também promoverá: encontro dos Círculos Bíblicos nas casas das famílias; divulgação do encontro de casais promovido pela Comunidade Corban, em Monnerat, no mês de Setembro; incentivo para a Santificação dos Casamentos realizados somente de forma natural ou civil; e, mensagem para os jovens que farão encontro de louvor e adoração no 20/8.

Paróquia São João Batista - Laranjais

No dia 16/8, a Paróquia São João Batista, em Laranjais, se reunirá na residência da paroquiana Cecília para Santa Missa com as famílias. Já no domingo, às 18h, Missa com bênção das famílias na Matriz Paroquial.

Paróquia São José de Leonissa - Itaocara

Entre os dias 14 e 18 de agosto a Paróquia São José de Leonissa, em Itaocara, promoverá pregações em todas as Capelas da zona rural e nas Capelas centrais de Santa Rita de Cássia, no Bairro Cidade Nova, e São Francisco de Assis, no BNH, sempre às 19h30.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Duas Barras

Em Duas Barras, os fiéis se reunirão na Capela São José. No dia 14/08, o tema será “A família”. No dia seguinte, “A necessária mudança de mentalidade e de estrutura”. Em 16/08: “Igreja, comunhão na diversidade”. Na quinta-feira (17/8), será abordado “O perdão na família: fonte de reconciliação e libertação”. No sexto dia, a temática será o “Serviço cristão ao mundo”. Já no último dia, “A família promotora da misericórdia na sociedade”. Os encontros serão sempre às 19h.

Paróquia São José – São José do Ribeirão

No dia 13, aconteceu a Santa Missa de abertura da Semana da Família na Paróquia em São José do Ribeirão, às 19h. Nesta segunda-feira (14/8), o encontro será na Capela São Domingos de Gusmão, em Ribeirão de São Domingos. No dia seguinte, os paroquianos se encontrarão na própria Matriz. Em 16/8, na Comunidade de São Sebastião, em Ribeirão de Santa Angélica. A Capela Nossa Senhora de Lourdes, em Laranjal, receberá a comunidade paroquial no dia 17. No dia 18, a Matriz sediará novamente as atividades. O último dia de programação será na Capela Nossa Senhora de Fátima, no Bairro de Fátima. Todos os encontros acontecerão às 19h e seguirão os temas propostos no subsídio a Hora da Família 2017.

Texto: Grasiele Guimarães e Monara Teixeira

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso