facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
sede-viva-a-mae-de-deus-e-nossa-comunidades-comemoram-festividade-de-nossa-senhora-aparecidaSalve a padroeira do Brasil: Nossa Senhora Aparecida! Vivendo com intensidade essa expressão,...
bispo-preside-termino-da-semana-missionaria-no-cenaculo-2019“Este foi o Cenáculo da unidade”. Essas palavras da Coordenadora da Renovação Carismática...
sede-icones-do-mes-missionario-sao-recebidos-nas-ultimas-paroquias-do-vicariato-sedeDesde o dia 28 de setembro, a bandeira e a cruz peregrinas, ícones do Mês Missionário...
sede-visita-da-cruz-peregrina-e-da-bandeira-missionaria-acontece-em-cachoeiras-de-macacuA Igreja está vivenciando em todo o mundo o Mês Missionário Extraordinário (MME), proclamado...
mes-missionario-extraordinario-paroquias-realizam-santas-missas-de-envio-dos-missionariosAs Paróquias São Roque, em Nova Friburgo, e São José Operário, em Macaé, promoveram as Santas...

MÊS MISSIONÁRIO NA DIOCESE DE NOVA FRIBURGO

A Diocese de Nova Friburgo está se preparando para vivenciar o Mês Missionário Extraordinário (MME), proposto pelo Papa Francisco durante o Angelus por ocasião do Dia Mundial das Missões, em 2017. O tema proposto é “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo” e o lema: “A Igreja de Cristo em Missão no Mundo”. Para que a Diocese possa vivenciar este período da melhor maneira possível, foram preparados subsídios e orientações pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e por esta Igreja Particular.

De acordo com o Secretariado Diocesano de Pastoral, o MME será divido em etapas e a expectativa é promover uma Igreja missionária, em saída, conforme deseja o Papa Francisco. “Esperamos que todos possam participar ativamente do MME para que nossas Paróquias sejam sempre mais abertas e missionárias. Que Maria, discípula e missionária do Cristo, interceda por nós”.

Confira o cronograma e participe!

Santa Missa de Abertura do Mês Extraordinário Missionário

A abertura da programação será no dia 28/9, na Paróquia São Roque – Nova Friburgo, durante a Santa Missa de Enceramento do Encontro Diocesano de Ministros Extraordinários da Palavra (MEPs). A Eucaristia será presidida pelo Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, às 15h.

Semana Missionária Diocesana

Entre os dias 6 e 12/10, acontecerá a Semana Missionária Diocesana. Todas as Paróquias devem realizar a atividade com o objetivo de revigorar a animação missionária das comunidades. Um material foi preparado para orientar os fiéis sobre a abordagem das visitações e a bênção nas casas.

O Secretariado de Pastoral encaminhou às Paróquias algumas diretrizes para este momento. No documento é solicitado: que as comunidades definam o setor paroquial mais urgente para a realização das visitas; a convocação de pastorais, movimentos e leigos em geral para a formação dos grupos; um encontro preparatório dos missionários; a catalogação dos pontos de visitação e a distribuição das equipes e materiais de apoio; Santa Missa de envio dos grupos; camisa ou algum item que possa identificar os missionários; que as visitas sejam feitas em residências, comércios, escolas, setores públicos e privados; ampla divulgação da Semana Missionária nos veículos de comunicação; realização de atividades com jovens, crianças e idosos; formação sobre o Catecismo da Igreja Católica e outros documentos; utilização do livreto da Novena Missionária preparado pelas POM; e, promoção de Celebrações da Palavra ou Eucarísticas nas ruas do setor escolhido ou em casas que possam se abrir para acolher os vizinhos. As Paróquias também podem realizar outras tarefas dentro do contexto missionário.

No dia 12/10, data em que a Igreja celebra Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil, durante as celebrações do Cenáculo com Maria nos Vicariatos, acontecerá o encerramento da Semana Missionária Diocesana.

Vigília Missionária

Em 19/9, toda a Igreja é convidada a realizar a Vigília Missionária proposta no Guia do MME. A Coordenação da Pastoral Litúrgica Diocesana preparou um subsídio para este momento, que posteriormente será encaminhado para as Paróquias.

Peregrinação da Cruz e da Bandeira

Os ícones do MME - a cruz e a bandeira - percorrerão os Vicariatos, Foranias e Paróquias da seguinte forma: de 28/9 a 12/10 estarão no Vicariato Sede; de 12/10 a 20/10 no Vicariato Norte e de 21/10 a 31/10 no Litoral. Os Vigários Episcopais e Coordenadores de Pastoral de cada Vicariato estão encarregados da organização da peregrinação e suas atividades. Além das Igrejas, os ícones podem percorrer instituições civis e religiosas.

Semana Missionária na Diocese Irmã de Jardim

Entre os dias 17 e 23/10, ocorrerá a missão na Diocese de Jardim (Mato Grosso do Sul), fortalecendo os laços do Projeto Igrejas-Irmãs, um dos pedidos do Guia do MME. Dom Edney, Padres, Diáconos Permanentes, Seminaristas e Leigos representarão a Diocese no trabalho conjunto com a Igreja de Jardim para a Semana Missionária naquela Igreja Particular.

Texto: Monara Teixeira
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso