facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 03
  • 04
retrospectiva-2019Tradicionalmente, entre o término e o começo de um novo ano, a Diocese de Nova Friburgo...
dom-paulo-preside-missa-em-acao-de-gracas-por-aniversario-sacerdotaisPregando a alegria, o amor e o cuidado de uma comunidade para com o seu Padre, Dom Paulo...
exortacao-apostolica-querida-amazonia-foi-publicada-nessa-semanaA Exortação pós-sinodal sobre a Amazônia foi publicada esta quarta-feira (12/02). O documento...
norte-aviva-folia-2020-e-realizado-em-macucoCheia de alegria, a Paróquia São João Batista, em Macuco, celebrou nesse sábado, 8 de...
administrador-apostolico-e-oficialmente-apresentado-a-comunidade-diocesanaNa manhã de 9 de fevereiro, o Administrador Apostólico da Diocese de Nova Friburgo, Dom Paulo...

Bispo encerra Semana da Família e abre Governo Itinerante no Norte

aberturaCentenas de fiéis se reuniram na cidade de Cantagalo para o encerramento da Semana Nacional da Família e abertura do Governo Itinerante no Vicariato Norte.

Antes de abrir a cerimônia o Bispo de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso falou, pela primeira vez, sobre o afastamento do Padre Sadraks.

- Padre Sadraks Gualberto do Couto foi afastado de suas funções sacerdotais em razão de denuncias graves contra sua pessoa.É de praxe, não é só na Igreja que acontece isso, quando uma pessoa publica é acusada ,faz parte do procedimento o seu afastamento das funções que exercia até que a verdade dos fatos seja apurada. O Bispo lembrou que o afastamento do padre não é uma condenação. "Devido a gravidade das denuncias a Santa Sé se reserva o direito de julgar a questão. Até que tudo seja esclarecido o Padre deverá permanecer afastado das suas funções".

abertura2Dom Edney aproveitou para dizer que não é da competência da Diocese de Nova Friburgo apresentar o teor das denuncias porque a Igreja tem o dever de defender a "boa fama" de alguém que está sendo acusado, seja do que for.

Eu peço a vocês orações para o pe. Sadraks para que tudo se resolva. A Igreja está fazendo aquilo que a sociedade já vem cobrando a muito tempo. Toda denuncia devidamente identificada deve ser apurada.

Desde cedo, várias paróquias se faziam presentes na quadra de esportes de Cantagalo, através de suas caravanas para a Missa de Encerramento da Semana Nacional da Família no Vicariato Norte da Diocese de Nova Friburgo. A Santa Missa foi presidida pelo Bispo diocesano, Dom Edney Gouvêa Matosso e concelebrada por vários padres vindos de várias regiões do Vicariato, entre eles Mons. Fábio Felipe, Vigário Episcopal do Vicariato Norte, e Pe. Jeferson, pároco da Paróquia Santíssimo Sacramento, que sediou o evento.

Durante todo o dia houve momento de adoração, dinâmicas e testemunhos. Nesse domingo em que a Igreja celebra a Assunção de Maria aos céus, Dom Edney comentou sobre a importância da família no mundo contemporâneo: “O próprio Filho de Deus foi educado no seio de uma família. Como é importante a família no contexto da sociedade! A família que lamentavelmente é a instituição mais agredida em nosso mundo contemporâneo. Nela aprendemos a amar, sermos amados e a nos relacionar como irmãos.”

Na mesma ocasião foi oficialmente comunicado o início do Governo Itinerante no Vicariato Norte. O “Governo Itinerante” é um projeto inovador elaborado para atender às paróquias com mais amplitude, por meio de uma provisória transferência (cerca de 30 dias) do governo da Diocese para um dos vicariatos. Para tanto, o bispo passa a residir no vicariato em questão, estreitando os contatos com o povo santo de Deus, confiado aos seus cuidados de pastor e a preciosa colaboração do presbitério.

Neste ano o bispo já esteve no Vicariato Litoral onde pôde acompanhar de perto as particularidades da região, juntamente com seus sacerdotes. Nestes próximos dias será a vez do Vicariato Norte, composto pelos municípios de Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes.

Segundo o bispo, essa iniciativa do Governo Itinerante é uma ótima oportunidade de avaliar a caminhada à luz das orientações, diretrizes, prioridades e projetos pastorais da igreja no Brasil e na Diocese. “É um momento importante na evangelização e animação missionária, pois reavivamos a comunhão eclesial, o compromisso missionário e a corresponsabilidade pastoral na Igreja”, diz o bispo.

Ao final da Santa Missa, foi anunciada a próxima paróquia que sediará o Encerramento da Semana Nacional da Família no Vicariato Norte. Será a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro de Rodolfo Gonçalves, em Cordeiro. Dom Edney aproveitou ainda para agradecer a pastoral da família pela organização do evento que tem o Frei Gelson como seu assistente espiritual. O prelado anunciou solenemente ao Diácono Celso Diniz que sua ordenação sacerdotal foi aprovada na última reunião do conselho para as ordenações. Até o final do ano será ordenado mais três novos sacerdotes para a Diocese de Nova Friburgo.

Texto: Jorge Ronald e Deivid Cisnane

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso