facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 03
  • 04
retrospectiva-2019Tradicionalmente, entre o término e o começo de um novo ano, a Diocese de Nova Friburgo...
dom-paulo-preside-missa-em-acao-de-gracas-por-aniversario-sacerdotaisPregando a alegria, o amor e o cuidado de uma comunidade para com o seu Padre, Dom Paulo...
exortacao-apostolica-querida-amazonia-foi-publicada-nessa-semanaA Exortação pós-sinodal sobre a Amazônia foi publicada esta quarta-feira (12/02). O documento...
norte-aviva-folia-2020-e-realizado-em-macucoCheia de alegria, a Paróquia São João Batista, em Macuco, celebrou nesse sábado, 8 de...
administrador-apostolico-e-oficialmente-apresentado-a-comunidade-diocesanaNa manhã de 9 de fevereiro, o Administrador Apostólico da Diocese de Nova Friburgo, Dom Paulo...

Balanço da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 é divulgado

balançoFoi divulgado nesta semana pelo Comitê Organizado Local (COL) o balanço oficial da Jornada Mundial da Juventude. De acordo com o presidente e Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, os resultados superaram as expectativas. O público presente na Missa de Envio chegou a 3,7 milhões de pessoas, seis vezes maior que o número de participantes na Missa de Abertura, que somou 600 mil fiéis.

No total, mais de 3,5 milhões de pessoas participaram da JMJ Rio2013. No dia 25, a cerimônia de acolhida do Santo Padre, reuniu 1,2 milhões de pessoas em Copacabana, enquanto a Via-Sacra chegou a 2 milhões na sexta-feira (26). Na vigília, cerca de 3,5 milhões de jovens estiveram na Praia de Copacabana.

Segundo o Ministério do Turismo, o impacto econômico foi significativo. Os visitantes desembolsaram R$ 1,8 bilhões. Os países com o maior número de inscritos foram, respectivamente, Brasil, Argentina, Estados Unidos, Chile, Itália, Venezuela, França, Paraguai, Peru e México. Do total dos inscritos de outros países, esta foi a primeira vez 72,7% deles no Brasil. E, 86,9% nunca haviam participado de uma Jornada.

Ao todo, foram 427 mil inscrições de 175 países. Os peregrinos inscritos com solicitação de hospedagens somaram cerca de 180 mil, enquanto a oferta nas casas das famílias e instituições chegaram a 356,4 mil. As atividades principais foram realizadas em Copacabana, Quinta da Boa Vista e no Rio Centro. A programação prevista para Guaratiba teve que ser cancelada por conta das chuvas.

Entre os peregrinos inscritos, 55% são do sexo feminino; 60% do público têm entre 19 e 34 anos. Foram 644 Bispos inscritos, dos quais 28 são Cardeais. Além disso, 7.814 sacerdotes credenciados e 632 diáconos. Para cobrir a JMJ Rio2013 em 57 países, foram 6,4 mil jornalistas.

O evento também contou com 264 locais de catequese, em 25 idiomas. O número de voluntários chegou a 60 mil e mais de 800 artistas participaram dos Atos Centrais. Um total de 100 confessionários foram expostos na Feira Vocacional e no Largo da Carioca e 4 milhões de hóstias produzidas, 800 mil para Missa de Envio.

Além dos dados econômicos e humanos, os da internet também foram divulgados. O site oficial da JMJ registrou mais de 70 mil downloads e mais de 200 mil acessos. O Facebook recebeu mais de 1,1 milhão de curtidas e o flickr superou 10 mil downloads.

A geração de lixo foi inferior a outros eventos que acontecem em Copacabana, como o Réveillon. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) removeu 345 toneladas de resíduos orgânicos e 45 toneladas de materiais recicláveis. O número representa cerca de 10% a menos do registrado na noite do último Ano Novo.

A cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora serão entregues à Cracóvia, próxima cidade-sede, apenas em Roma. A tradição é que sejam enviados para o Pontifício Conselho para os Leigos e no Domingo de Ramos do próximo ano, sejam entregues aos jovens da Polônia em cerimônia que deverá acontecer em Roma.

Fonte: CNBB

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso