facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 01
  • 2
  • 03
  • 04
norte-macuquenses-participam-da-12-edicao-da-romaria-do-terco-dos-homensAtendendo ao convite do Papa Francisco para que sejamos uma “Igreja em saída”, a Paróquia São...
barco-hospital-papa-francisco-tem-fila-de-espera-de-voluntariosTodas as expedições de 2020 já contam com as vagas para voluntários preenchidas; mais de 100...
dom-paulo-visita-comunidades-de-conselheiro-paulino-e-chacara-do-paraisoConhecendo de pouco a pouco as comunidades paroquiais da Diocese, o Administrador Apostólico,...
sede-reuniao-do-concelho-vicarial-tem-em-pauta-abertura-da-cf-2020-e-60-anos-da-dioceseNa noite de 12 de fevereiro, 19h, junto ao prédio anexo à Paróquia Nossa Senhora das Graças...
apos-campanha-caritas-realiza-entrega-de-donativos-as-vitimas-das-chuvasSolidarizando-se com nossos irmãos vítimas das chuvas, a Diocese de Nova Friburgo, por meio da...

Administrador Apostólico é oficialmente apresentado à comunidade diocesana

Na manhã de 9 de fevereiro, o Administrador Apostólico da Diocese de Nova Friburgo, Dom Paulo Antônio De Conto, foi oficialmente apresentado ao seu novo rebanho: a comunidade diocesana, representada por centenas de membros dos três Vicariatos Episcopais. A Missa de Apresentação aconteceu na Catedral Diocesana São João Batista, em Nova Friburgo, sendo marcada por quatro grandes características de Dom Paulo: alegria, unidade, amor e acolhida!

site destaque 2020 missadeapresentacaoadmapostolico 15

Ao seu redor, concelebrava um Clero unido por um mesmo ideal: acolher de braços abertos o seu novo Bom Pastor. Dom Paulo, que é Bispo Emérito de Montenegro/RS, iniciou a celebração demonstrando sua alegria em estar aqui. “Catedral é o símbolo, o centro de toda a Diocese, onde o povo diocesano se concentra na sua espiritualidade com a proteção e a benção do Pastor, que é o Bispo... Estou aqui há dez dias, já percorri uma série de paróquias, Padres encontrei, em especial o Colégio de Consultores, com quem estive várias vezes. Como é bom estar aqui para dar início publicamente ao Governo desta Diocese. Fico feliz!”.

site destaque 2020 missadeapresentacaoadmapostolico 9

Saudando as autoridades civis, o Clero e seus diocesanos, apresentou entre esses os padrinhos escolhidos para esse tempo de Governo: Pe. Alexandre Albuquerque (no Clero) e os casais Rita e Alex, Eunice e Amaral (entre os leigos), justificando que os convidou para serem os representantes do povo junto ao Administrador Apostólico, e acrescentou. “Quantas vezes o Bispo precisa de um ombro para reclinar a sua cabeça ou vice-versa, pois o ombro do Bispo está disposto para todos reclinarem as suas cabeças, podem vir”, disse, convocando o povo a ser aproximar de seu Administrador.

Já no começo da celebração foi lido o Decreto da Nomeação de Dom Paulo para Administrador Apostólico, cargo que ocupa interinamente até que o Sumo Pontífice nomeie um novo Bispo. Em sua homilia, agradeceu primeiramente o trabalho de Dom Edney e a receptividade calorosa de nossa Diocese. Continuou dizendo aos presentes que seu trabalho pastoral, desde o princípio, se baseava em não se pertencer, mas pertencer ao Reino de Deus, à Igreja, vivenciando o seu lema episcopal: ‘O meu viver é Cristo’ (Fl 1,21).

site destaque 2020 missadeapresentacaoadmapostolico 5

- O Papa me chamou, disse: sim, aqui estou. Sei que não estou sozinho, estou acolhendo com muita alegria e sendo acolhido pelo nosso Presbitério da Diocese e por todo o Povo de Deus. Não me pertenço, nada tenho. Pertenço à Igreja. Parti para ser missionário no Mato Grosso, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e aqui estou. Como disse: disponível para amar, alegrar e fazer o povo feliz. Meu primeiro decreto já fiz, dei um ‘nome’ para essa Diocese, de hoje em diante você dirá: sou da Diocese da Alegria. Como é importante a alegria, a paz, o perdão, a misericórdia e seguir Jesus Cristo. Nada de cara feia, cara feia assusta! Portanto, de hoje em diante, todos mostrando os dentes de sorrisos, alegria, entusiasmo. Concordam ou não concordam? – diante dessa pergunta recebeu da assembleia um expressivo sim, seguido de calorosa salva de palmas.

Sempre afirmando que veio “para preparar a vida do novo Bispo, que será apresentado pelo nosso Papa”, desejou que a alegria de Jesus Ressuscitado, da vida gloriosa em Jesus, possa estar na família, no trabalho, nas ações pastorais, nas ações da Igreja. Fazendo uma reflexão do Evangelho (Mt 5,13-16), disse aos presentes que devemos ser sal para ter gosto e ser gosto, convidando cada um a comunicar a alegria de Jesus, nossa luz e luz do mundo, caminhar demonstrando a luz de Cristo e evangelizando na fé.

site destaque 2020 missadeapresentacaoadmapostolico 7

Concluiu dizendo que o Bispo é o pastor, cuida das ovelhas. Ele tem o cajado (o báculo), para caminhar, para cuidar, para proteger, para guiar seu rebanho. Não devemos deixar o Bispo cuidar sozinho das ovelhas, mas, também os Padres, o povo de Deus rumo à unidade que nos faz caminhar ao encontro do céu. “O cajado é um símbolo muito importante. Ele não é só do Bispo, é dos Padres e do povo. É a unidade que nos faz caminhar! Se deixam o Bispo caminhar sozinho, o povo se torna muito fraco. Se todos ajudam, o povo se torna forte. Então vou deixar esse báculo, esse belo símbolo, passar de mão em mão, quem quiser pode até beijá-lo com o compromisso de ajudar ao Bispo e ao povo de Deus desta Diocese. Todos assumindo essa responsabilidade”, enfatizou.

site destaque 2020 missadeapresentacaoadmapostolico 12

Ao final, foram feitas homenagens de boas-vindas ao Administrador Apostólico. Primeiramente foram lidas as mensagens enviadas pelo Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese do Rio de Janeiro/RJ, Cardeal Orani João Tempesta, e pelo Bispo de Montenegro/RS, Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva. Posteriormente, o paroquiano da Catedral, Aldo Marques, leu uma bonita homenagem de acolhida dos leigos da Diocese de Nova Friburgo a Dom Paulo. Por fim, a pedido do Epíscopo, todos reuniram-se para uma fotografia, eternizando com essa imagem as maravilhas vividas neste dia.

Texto: Grasiele Guimarães e Lucas Scotta (Coordenador Pascom da Paróquia de São Jorge das Missões - Rio das Ostras)
Fotos: Grasiele Guimarães
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso