facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 03
  • 04
retrospectiva-2019Tradicionalmente, entre o término e o começo de um novo ano, a Diocese de Nova Friburgo...
dom-paulo-preside-missa-em-acao-de-gracas-por-aniversario-sacerdotaisPregando a alegria, o amor e o cuidado de uma comunidade para com o seu Padre, Dom Paulo...
exortacao-apostolica-querida-amazonia-foi-publicada-nessa-semanaA Exortação pós-sinodal sobre a Amazônia foi publicada esta quarta-feira (12/02). O documento...
norte-aviva-folia-2020-e-realizado-em-macucoCheia de alegria, a Paróquia São João Batista, em Macuco, celebrou nesse sábado, 8 de...
administrador-apostolico-e-oficialmente-apresentado-a-comunidade-diocesanaNa manhã de 9 de fevereiro, o Administrador Apostólico da Diocese de Nova Friburgo, Dom Paulo...

SEDE: Edição 2020 da festa em louvor a São Sebastião é realizada nas comunidades

Com programação especial, em diferentes localidades do Vicariato Episcopal Sede, São Sebastião foi celebrado com o devido louvor pelos devotos, sobretudo em 20 de janeiro, dia de São Sebastião. Missas, procissões, tríduo, entre outras atividades, deram vida à programação. Também foi realizada pela Forania II do Vicariato a já tradicional Missa em louvor a São Sebastião, na Quadra da Imperatriz de Olaria, em Nova Friburgo. Confira a seguir como tudo aconteceu.

site sede 2020 sãosebastiao 2

Paróquia São Sebastião - Lumiar

Lumiar, um dos distritos mais movimentados e visitados pelos turistas em Nova Friburgo, acolheu uma atividade especial entre os dias 17 e 20 de janeiro, a festa em louvor a São Sebastião, padroeiro da Paróquia situada no coração desse agradável lugar.

A programação teve início com o Tríduo festivo, realizado nos dias 17,18 e 19 de janeiro. Nesses dias, houve Missa, destacando-se o domingo (19/1), quando após a celebração teve lugar a procissão pelas ruas da localidade.

Chegado o tão esperado 20 de janeiro, dia de São Sebastião, houve Missa, às 19h. Vale ressaltar que algumas atividades da programação foram realizadas na Ação Rural, também situada em Lumiar.

site sede 2020 sãosebastiao 2

Capela São Sebastião – Chácara do Paraíso

No dia 20 de janeiro, a Capela São Sebastião, situada na Chácara do Paraíso, ficou o dia todo em festa e louvores ao santo. A comunidade pertence ao território da Paróquia Imaculada Conceição, no Jardim Ouro Preto.

Tudo começou às 8h, com celebração; às 15h, houve administração da unção aos enfermos e aos idosos. Mais tarde, às 19h30, teve lugar uma linda Missa Solene e procissão, presidida por Pe. Raimundo Ribeiro Martins, SJC (Assistente Geral dos Sacerdotes Joseleitos de Cristo e primeiro Pároco da comunidade), concelebrada pelos Padres Vicente Batista (Administrador Paroquial) e Marcelo Piller (Paróquia São Pedro e São Paulo).

Na sua homilia, Pe. Raimundo relatou o amor incondicional de São Sebastião a Jesus Cristo, o qual não deixou de pregar o Evangelho. Assim também devemos seguir este exemplo na nossa vida de fé. Encontrando Jesus na Eucaristia.

Durante todas as celebrações a capela ficou lotada pelos paroquianos e visitantes.

site sede 2020 saosebastiao

Forania de Olaria

Já virou tradição a Missa em louvor a São Sebastião, realizada na Quadra da Imperatriz de Olaria. Desde 2018, a Agremiação Carnavalesca abre as suas portas para receber os católicos, especialmente do bairro onde está situada: Olaria, e das demais comunidades da Forania II, do Vicariato Sede.

A Santa Missa aconteceu na noite de 20 de janeiro, reunindo centenas de participantes. Desta vez, a cerimônia foi presidida pelo Pe. Jeferson Nóbrega, da Paróquia Sant’Ana (Cônego), e concelebrada pelos Padres Alexandre Albuquerque, Paróquia São Roque; e Aurecir Júnior, da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, sendo esse último sacerdote o pregador nesta noite.

site sede 2020 sãosebastiao 1

Conhecendo a história de São Sebastião

São Sebastião nasceu em Nabonne, na Itália, tornou-se defensor da Igreja quando soldado, capitão e apóstolo dos compressores daqueles que foram presos na época. Desde tenra idade, era conhecido como generoso, alguém que verdadeiramente se doava ao serviço e defensor da verdade.

No império de Diocleciano os cristãos eram perseguidos, pelo fato de o imperador adorar outros deuses. Quando o tirano imperador descobriu que São Sebastião testemunhava o amor de Deus, mandou prendê-lo em um tronco, onde várias flechas foram atiradas contra o santo homem. No ano de 288 foi martirizado.

Texto: Grasiele Guimarães e Marta Martinez
Fotos: Marta Martinez, Paróquia São Sebastião e Pascom da Paróquia São Roque
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso