facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
norte-paroquia-de-sao-sebastiao-em-sao-sebastiao-do-alto-do-alto-celebra-padroeiroDe 11 a 20 de Janeiro, os fiéis católicos de São Sebastião do Alto homenagearam com alegria...
papa-divulga-mensagem-para-o-54-dia-mundial-das-comunicacoes-sociaisO Santo Padre dedicou a mensagem deste ano ao tema da narração. "Na confusão das vozes e...
sede-ifap-realizara-aula-inaugural-das-atividades-de-2020O Instituto de Agentes de Pastoral Santo Agostinho (IFAP) já tem data marcada para a Aula...
sede-edicao-2020-da-festa-em-louvor-a-sao-sebastiao-e-realizada-nas-comunidadesCom programação especial, em diferentes localidades do Vicariato Episcopal Sede, São Sebastião...
sede-reconstroi-a-minha-igreja-e-tema-campanha-em-prol-da-capela-sao-francisco-de-assisNo domingo (19/1), iniciou-se uma grande campanha em prol das obras da comunidade da Capela...

NORTE: Paróquias celebram Solenidade de Maria Mãe de Deus e início de 2020

Os fiéis das Paróquias do Vicariato Norte da Diocese de Nova Friburgo se reuniram nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro para se despedir do ano de 2019 e iniciar 2020, respectivamente, na presença do Senhor Deus. Confira o que aconteceu!

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Bom Jardim

"A vós, ó Deus, louvamos e por Senhor nosso vos confessamos! A vós, ó Eterno Pai, reverencia e adora toda a terra!" Nesta certeza, os fiéis da comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Conceição se reuniram, na noite de 31/12, na Igreja Matriz de Bom Jardim, para agradecer o ano que se findava e colocar o novo ano nas mãos da Virgem Maria, Mãe de Deus - solenidade celebrada no primeiro dia do ano.

site norte 2020 tedeum bom jardim 2

A Santa Missa foi presidida pelo Vigário Episcopal do Norte e Pároco, Pe. Fr. Getulio Freire Pereira, OAD, e concelebrada pelo Vigário Paroquial, Pe. Fr. Moacir Chiodi, OAD. Em sua reflexão, o presbítero exortou para que os fiéis colocassem "diante de Deus tudo aquilo que deu certo, agradecendo; tudo aquilo que não deu certo, pedindo perdão. E desejando acertar no próximo ano."

Dando continuidade a sua homilia, Pe. Frei Getulio recordou que é preciso "aprender a viver o tempo de Deus. A segunda leitura vem nos dizer isso: 'Quando se completou o tempo previsto', e aqui não está falando de um ano, dois anos, três anos... a passagem para a morte, mas o momento da Salvação". O sacerdote completou que quando nos abraçamos e aderimos ao Senhor, "o tempo passa, mas nós permanecemos naquele momento de salvação, ou seja, já é entrar para a Eternidade. Então, peçamos a Deus a graça de aprender a viver como filhos abraçados ao Eterno, enquanto o tempo passa".

site norte 2020 tedeum bom jardim 1

Finalizando a reflexão, Frei Getulio frisou que é preciso aprender a contemplar as coisas do Altíssimo. "Maria guardava todos esses fatos e meditava em seu coração. Temos que aprender a fazer isso: ver as coisas de Deus na nossa vida e guardá-las em nosso coração, para que, de dentro, essas coisas do Senhor nos transforme e devagarinho nos torne cada vez mais filhos de Deus. Aí o tempo que passa faz sentido".

Após a Liturgia Eucarística, na presença do Santíssimo Sacramento, a assembleia elevou o cântico de louvor, o Te Deum, em agradecimento pelo ano que se encerrava. Vislumbrando o ano de 2020, todos se colocaram em joelhos para proclamar que Jesus Cristo é o Senhor, entregando suas vidas na mão do Altíssimo.

Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento – Cantagalo

No dia 1º de janeiro, no qual é celebrada a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, a Santa Missa teve início às 19h no Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento, na cidade de Cantagalo. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Pároco e Reitor, Pe. Higor Moraes de Jesus.

site norte 2020 1dejaneiro santissimosacramento

Em sua homilia, o sacerdote ressaltou que o dogma da maternidade divina de Maria é o mais importante e fundamental dos dogmas marianos. O pároco contou brevemente a história desta proclamação - acontecido no Concílio de Éfeso no ano de 431 -, explicando aos fiéis como se deve entender corretamente a maternidade divina. Ao final da celebração, Pe. Higor convidou toda a comunidade a iniciar este novo ano recorrendo a proteção e intercessão da Virgem Santíssima, rezando uma Salve Rainha e a oração “À Vossa proteção recorremos”, fazendo memória aos primeiros cristãos, que desde o início sempre acreditaram na Maternidade Divina de Maria. Por fim, Pe. Higor desejou um feliz ano novo a todos os fiéis e concedeu a bênção solene.

Paróquia Nossa Senhora da Piedade – Cordeiro

“Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração” (Lc 2, 19). No primeiro dia do ano novo, a Igreja nos convida a voltar o nosso olhar para Aquela que trouxe para nós Deus feito homem, Jesus Cristo. Neste dia, os fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Piedade celebraram com júbilo a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus com a Santa Missa, às 19h, presidida pelo Pároco, Pe. Arnaldo Leite de Carvalho.

site norte 2020 1dejaneiro nspiedade

Durante a homilia, o sacerdote falou que em Maria o eterno Deus ganha a nossa carne, se faz Homem e, em Deus, nossa carne esta ressuscitada com Jesus Cristo. ‘Maria, em seu ventre, gera Cristo por inteiro, ou seja, concebeu à sombra do Espírito Santo a Segunda Pessoa da Trindade, dando a Ele nossa natureza humana. Logo, ao dizermos que Maria é Mãe de Deus, podemos dizer com a Igreja que Jesus Cristo é totalmente Deus e totalmente Homem’.

“Uma vez que Deus se fez homem no seio de Maria, assumindo nossa condição, nós nunca mais nos separaremos Dele. Sua maternidade é tão excelsa, pois Maria não só gera, mas traz no ventre o dom da vida que nos dá vida eterna!”, disse Pe. Arnaldo. Ressaltou ainda que Maria coopera para a salvação da humanidade ao dizer “sim” ao anjo que a visita em sua casa convidando-a para esta grande missão. ‘Maria medita e guarda todas as coisas em seu coração, mesmo que não as entenda totalmente. Ao meditar não permite que em seu coração entre mágoas, rancor ou ódio, mas permite que entre a esperança e a fé na ação de Deus em sua vida. Será que nós temos a mesma atitude de Maria?’.

Ao final da Celebração Eucarística, o Pároco concedeu a bênção e aconteceu a saudação entre os fiéis.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Duas Barras

A comunidade paroquial de Duas Barras se reuniu no dia 1º/1, às 19h, na Igreja Matriz, para celebrar a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus. A Eucaristia foi presidida pelo Pároco, Pe. Yves Moser.

site norte 2020 1dejaneiro nsconceicaoduasbarras

O presbítero iniciou a homilia convidando cada fiel ali presente a ser uma bênção na vida do irmão e também a estar aberto as bênçãos que são dadas a cada um de nós. Ressaltou ainda que uma dessas bênçãos é o fato de termos Maria como nossa Mãe Santíssima e a importância de vivenciarmos esse Dogma da Igreja: Maria Mãe de Deus. ‘Se Jesus Cristo é Deus, então Maria é mãe de Deus. Precisamos abraçar e professar essa verdade em nossas vidas. Assumindo essa verdade podemos contemplar mais profundamente o mistério do nascimento do Menino Jesus’.

Pe. Yves convidou a comunidade a fazer a experiência dos pastores, que largaram tudo e vão às pressas ao encontro de Jesus, voltando o coração para Ele e participando de toda a bênção que Deus tem reservada para os Seus filhos. Ressaltou ainda que a maior graça que os católicos possuem é a Eucaristia e repetiu as palavras do Santo Padre, que em sua homilia disse: “Que sem Maria não há salvação". Finalizando a pregação, disse que os cristãos precisam estar abertos a ação divina em suas vidas, recebendo e sendo fonte da Graça.

Paróquia São José de Leonissa – Itaocara

“Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria! Maria é a Mãe do Deus Filho feito homem!”. Com essas palavras o Pároco em Itaocara, Pe. Gilmar Rodrigues, iniciou sua homilia durante a Santa Missa no dia 1º/1, na Igreja Matriz, dirigindo-se a uma comunidade formada por cerca de 200 fiéis. Os presentes estavam agradecidos pela “oportunidade de começar um novo ano com Deus e Nossa Senhora”.

site norte 2020 1dejaneiro saojosedeleonissa 2

Atentos à Palavra, como se podia constatar, houve quem derramasse lágrimas de emoção ao ouvir as sábias palavras do Pároco ao afirmar que “todo cristão autêntico acredita na encarnação, cujo grande milagre é: se somos filhos no Filho, Maria é também a nossa Mãe. Jesus, mesmo sendo Deus, mesmo ressuscitado, não deixa de ser Filho. O ato de encarnação não desacontece”.

Vale destacar outros pontos significativos em sua fala. “No seio de Maria, Jesus assume a nossa natureza. Jesus tem natureza humana, mas sem deixar a Sua natureza divina. Através de Maria, Deus concedeu a bênção, a paz e a salvação a todos os homens”. E complementou. “Maria não só silenciava, guardava as palavras e todos os fatos, mas conservava, meditava todas as coisas no coração. Uma única palavra pode criar uma dinâmica no nosso coração, nos curar, nos purificar, nos converter. Tenhamos o coração de Maria e São José, para conservar e deixar a Palavra de Deus dar sabor a nossas vidas”.

site norte 2020 1dejaneiro saojosedeleonissa

Concluindo sua fala, Pe. Gilmar rogou à Virgem Santíssima, Mãe de Deus e nossa, “que nos dê a sensibilidade de conservar a Palavra de Deus em nosso coração, a fim de que por ela sejamos transformados e nela nos alegremos. E, mesmo diante de todas e quaisquer circunstâncias, nosso coração esteja vivo no Senhor”.

Paróquia São João Batista – Laranjais

Na Paróquia de São João Batista, em Laranjais, as festividades do Ano Novo começaram no dia 31/12 com a última Missa de 2019, celebrada na Matriz, às 19h. Na oportunidade, foi cantado o Te Deum – tradicional Hino de Ação de Graças cantado ou rezado no último dia do ano em agradecimento por todas as bênçãos recebidas de Deus.

site norte 2020 1dejaneiro saojoaobatistalaranjaisjpg

Em 1º/1, data em que a Igreja Católica celebra a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, foram celebradas quatro Missas: às 8h e 19h, na Matriz Paroquial; às 10h, na Comunidade do Engenho Central; e, às 16h, na comunidade de Estrada Nova. Esta cerimônia convida aos fiéis a olhar Maria como Aquela que, com o seu sim ao projeto de Deus, nos deu Jesus, o nosso Salvador. O Pároco, Pe. João Tadeu Tavares, disse em sua homilia.

- Durante oito dias comemoramos o nascimento de Jesus. Ao celebrarmos esse último dia de Natal, recordamos aquela que é o grande instrumento de Deus para que Seu Filho nascesse. Hoje, celebramos a Solenidade que é o primeiro dogma que a igreja proclamou: Maria é Mãe de Deus, Maria é mãe de Jesus, e porque Jesus é Deus, ela é mãe de Deus. Não teria como celebrar Jesus sem celebrar Nossa Senhora. São Paulo nos diz na segunda leitura ‘quando chegou o tempo previsto, Deus enviou Seu Filho nascido de uma mulher’. Que 2020 comece com a bênção de Deus. Se você quer um ano abençoado, seja um instrumento da bênção de Deus, invoque a Sua bênção sobre sua família, sobre o seu trabalho, sobre todos a sua volta – afirmou o presbítero.

Paróquia São João Batista – Macuco

No dia 1º de janeiro, com a Solenidade de Nossa Senhora, Mãe de Deus, a Igreja finalizou a Oitava do Natal e iniciou mais um ano civil. A Paróquia São João Batista, em Macuco, se reuniu na Igreja Matriz Auxiliar, às 19h, para a celebração do Santo Sacrifício. O Pároco, Pe. Fernando Pacheco, acolheu os fiéis dizendo. “Sejam todos bem-vindos à festa que se dá pela simplicidade de um coração que se abre para Deus. O Espírito Santo quer encontrar também uma abertura em nosso coração porque somos filhos de Maria. Nesta liturgia solene, silenciemos. Escutemos Jesus, o Deus Encarnado”.

site norte 2020 1dejaneiro saojoaobatistamacuco 2

Em sua homilia, o celebrante destacou o mistério da maternidade divina e do silêncio contemplativo, além de ressaltar a celebração de mais um dogma de Maria: a Mãe de Deus. Antes de concluir sua reflexão, afirmou.

- Este é o ano da graça do Senhor em nossas vidas. Por isso, vamos nos despir das vestes da derrota, da tristeza, do medo, do desassossego e do cansaço: ‘Que Deus nos dê a Sua graça e a Sua bênção, e Sua face resplandeça sobre nós’. Que possamos chegar ao final desse novo ano dizendo como São Paulo: ‘A Sua graça em minha vida não foi em vão’.

Antes da bênção final, o ministério de música entoou um belíssimo canto gregoriano mariano. Terminada a Santa Missa, todos retornaram aos seus lares renovados e renovando à Virgem Santíssima os pedidos para que fiquem sob o seu amparo ao longo de todo este ano que se inicia e que ela se digne a interceder por todos junto ao seu Filho.

Paróquia São José – São José do Ribeirão

A Paróquia São José se reuniu em sua Igreja Matriz para celebrar a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus. As Santas Missas dos dias 31/12/2019 e 1º/1/2020 foram celebradas pelo Pároco, Pe. Marcelo Campos.

site norte 2020 1dejaneiro saojosedoribeirao

Em sua homilia, Pe. Marcelo explanou que os católicos devem crer que Maria Santíssima é verdadeiramente a mãe do Salvador e que através de seu auxilio e intercessão chegamos à salvação. ‘Devemos sempre nos colocar nos braços da Mãe para vencermos as dificuldades da vida’. O presbítero também frisou: para que este ano seja diferente, cada um deve se entregar totalmente ao projeto de Deus e confiar em Sua graça e não em superstições.

A Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus também foi celebrada nas comunidades da Diaconia Santa Teresinha, Santo Antônio, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora de Lurdes.

Paróquia São Sebastião – São Sebastião do Alto

Começando o ano da melhor forma possível, os fiéis altenses se reuniram na Matriz de São Sebastião, em São Sebastião do Alto, para celebrar a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, que foi presidida pelo Pároco, Pe. Jorge Eduardo Coimbra do Almo. A celebração teve início às 19h e contou com numerosa e alegre participação dos fiéis.

site norte 2020 1dejaneiro saosebastiaodoalto

- Temos que estar com nosso coração voltado para o Senhor, assim como Nossa Senhora. Silenciando como for preciso. Hoje, peçamos essa graça a Maria: que possamos, seguindo seu exemplo, ser portadores das bênçãos de Deus. Ela, que foi portadora da Bênção das Bênçãos que é Jesus Cristo, que foi Sacrário Vivo, Porta do Céu.

Paróquia Nossa Senhora do Livramento – Valão do Barro

Na Paróquia Nossa Senhora do Livramento, o Pároco, Pe. Bartolomeu de Oliveira, presidiu a Santa Missa no dia 1º de janeiro. Durante a Celebração Eucarística, o padre abordou assuntos relacionados à fé na poderosa intercessão de Maria por todos nós.

site norte 2020 1dejaneiro nslivramento

Em sua homilia, de maneira especial, falou sobre vivermos esse novo ano buscando promover e levar a paz ao outro em todos os ambientes, uma vez que, quando levamos a paz, estamos testemunhando nossa fé. Finalizando a homilia, falou sobre a importância de nos esforçarmos para conseguirmos os objetivos, porque em muitas situações na vida, a preguiça nos faz cair no comodismo. ‘É de suma importância iniciar o ano entregando nas mãos do Senhor, sob a poderosa intercessão de Maria Santíssima, nossos sonhos e projetos’.

Texto: Jardel da Silva Lamellas, Leticia Ecard, Maria Rosangela Silva, Mariane Santos, Pascom Paróquias São José – São José do Ribeirão, São José de Leonissa – Itaocara, Nossa Senhora da Conceição – Duas Barras, Nossa Senhora da Piedade – Cordeiro, Sabrina de Oliveira

Fotos: Cellinha Salgado, Jardel da Silva Lamellas, Matheus Ladeira, Pascom Paróquias São José – São José do Ribeirão, São José de Leonissa – Itaocara, Nossa Senhora da Conceição – Duas Barras, Nossa Senhora da Piedade – Cordeiro, Rogéria Maturana, Sabrina de Oliveira
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso