facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
papa-divulga-mensagem-para-o-54-dia-mundial-das-comunicacoes-sociaisO Santo Padre dedicou a mensagem deste ano ao tema da narração. "Na confusão das vozes e...
sede-ifap-realizara-aula-inaugural-das-atividades-de-2020O Instituto de Agentes de Pastoral Santo Agostinho (IFAP) já tem data marcada para a Aula...
sede-edicao-2020-da-festa-em-louvor-a-sao-sebastiao-e-realizada-nas-comunidadesCom programação especial, em diferentes localidades do Vicariato Episcopal Sede, São Sebastião...
sede-reconstroi-a-minha-igreja-e-tema-campanha-em-prol-da-capela-sao-francisco-de-assisNo domingo (19/1), iniciou-se uma grande campanha em prol das obras da comunidade da Capela...
sede-iniciando-2020-rcc-tem-novo-coordenador-no-vicariato-sedeEm 19 de janeiro, foi celebra a Santa Missa em ação e graças e envio do novo Coordenador da...

Seminário Diocesano Imaculada Conceição lança novo Brasão

Com a aprovação de Vossa Excelência Reverendíssima Dom Edney Gouvêa Mattoso, foi eleito, no mês de junho de 2019, o novo brasão do Seminário Diocesano da Imaculada Conceição que agora é apresentado a toda a Diocese de Nova Friburgo.

site diocese 2019 seminariolancanovobrasao 1

O Brasão, engendrado por Alexandre Ferreira, auxiliado pelo seminarista Igor da Costa que, à época, atuava como Coordenador da Pastoral da Comunicação de nosso Seminário, tem como objetivo trazer as imagens centrais de nossa casa correlacionadas à realidade sacerdotal da Igreja: Nosso Senhor Jesus Cristo, a Virgem Maria, sob o título da Imaculada Conceição, e o Glorioso São José, esposo da Virgem.

Entendendo os elementos

A cor vermelha, na heráldica cristã, evoca a Encarnação de Jesus Cristo. Com ela, Deus assume nossa condição humana no seio da Viagem Maria para cumprir o plano divino de redenção do mundo. Os sacerdotes, por sua vez, participam, hoje, da mesma obra de salvação da humanidade no exercício dos múnus sacerdotais.

site diocese 2019 seminariolancanovobrasao 2

No centro do brasão, encontramos o símbolo de uma tesoura arquitetônica, que, na construção civil, corresponde a base em madeira, em forma de triângulo, usadas para os telhados de casas e construções em geral. Esta imagem, na heráldica, corresponde a São José, que é o patrono de todos os seminários, casas de formação dos futuros sacerdotes da Igreja Católica. São José é protetor e provedor das necessidades da Sagrada Família de Nazaré. Portanto, assim como a tesoura arquitetônica protege as construções, sendo suporte para seus telhados, assim também São José é protetor de nossa casa, como um dia foi da Sagrada Família.

Além do já dito, o primeiro versículo do Salmo 127 exprime a própria proteção e Providência de Deus para conosco, salientando a nossa dependência frente a seus cuidados paternais: "Se o Senhor não edificar a nossa casa, em vão trabalharão seus construtores." Abaixo, visualizamos a cor azul-marinho que, na heráldica cristã, sinaliza a Imaculada Conceição de Maria. A Imaculada Conceição é padroeira de nossa casa e a ela foi dedicada no dia 12 de setembro de 2006.

No centro do brasão, encontramos a flor de lis em dourado. Este elemento também está ligado à Virgem Maria, grande senhora das vocações sacerdotais.

site diocese 2019 seminariolancanovobrasao 3

No mote, abaixo do brasão, encontramos a passagem de Provérbios 9,1 em latim: "Sapientia aedificavit subi domum", que significa "A sabedoria ergueu para si uma casa." Escolhido por Dom Edney, este lema quer enunciar a busca necessária da sabedoria enquanto um dos dons do Espírito Santo, que nos ensina e nos faz amar a Deus e aos irmãos com perfeição, e também a formação intelectual dos seminaristas, parte importantíssima na preparação para o futuro exercício do sacerdócio ministerial.

Acima, encontramos o símbolo do cuidado, do pastoreio e da responsabilidade do Bispo Diocesano sob a casa de formação. É ele o primeiro formador e provedor da formação sacerdotal de todos os seminaristas.

Assim, pedimos a toda comunidade de fiéis leigos e sacerdotes de nossa diocese que orem incessantemente por esta casa de formação; pelos seminaristas, formadores e funcionários. Para que sempre mais nos dediquemos ao serviço que fomos chamados.

Texto: Seminarista Vinícius de Oliveira, PASCOM Seminário Diocesano
Foto: Layon Cordeiro, PASCOM Seminário Diocesano
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso