facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
norte-paroquia-sao-jose-incia-o-seu-ano-jubilar-pelos-115-anos-de-fundacao-do-apostolado-da-oracaoNo domingo (12/01), os paroquianos, juntamente com os membros do Apostolado da Oração,...
qbatizar-desde-crianca-para-crescer-com-a-forca-do-espirito-santoq-diz-papa-franciscoA criança sai do Batismo com a força do Espírito Santo dentro de si: “o Espírito que a...
sede-paroquia-imaculada-conceicao-celebrara-para-jubileu-de-esmeraldaHá quarenta anos foi criada a Paróquia Imaculada Conceição, situada no Jardim Ouro Preto –...
sede-paroquia-sao-roque-realiza-pelo-terceiro-ano-projeto-pequenos-reis-magosPelo terceiro ano consecutivo, a Pastoral Catequética da Paróquia São Roque, situada em...
sede-cf-2020-comissao-organizadora-da-abertura-oficial-prossegue-no-planejamento-do-eventoPela segunda vez, a Comissão Organizadora da Abertura Oficial Campanha da Fraternidade...

Bispo preside missa de encerramento do ano letivo do Seminário

No último domingo, 8 de dezembro, o Seminário Diocesano da Imaculada Conceição, em Nova Friburgo, além de celebrar sua padroeira, encerrou as atividades do ano letivo com a Santa Missa em sua capela. Em um clima de grande festa e familiaridade, o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, presidiu a celebração, tendo como concelebrante o Reitor do Seminário, Pe. Rodrigo Fonseca. Ladeando o Epíscopo, o Prefeito de Disciplinas, Diácono Rodolfo Leite.

 site destaque 2019 encerramentoanoletivoseminario 3

No início da Celebração Eucarística, o Reitor do Seminário agradeceu a presença do Bispo e sugeriu algumas intenções para a Santa Missa: a missão do Epíscopo; a Diocese de Nova Friburgo - que também tem como padroeira a Imaculada Conceição; a Catedral de São João Batista, e todo o corpo de formadores seminaristas e funcionários. Por sua vez, em ação de graças, citou a Providência e o cuidado de Deus durante todo o ano de 2019.

A liturgia da Santa Missa prosseguiu e, em sua homilia, Dom Edney conduziu a reflexão do Santo Evangelho a partir da História da Salvação, salientando o papel da Virgem Maria neste contexto. Assim, expôs: "Durante a Paixão de Jesus, Maria acompanhou seu filho, sofreu junto, observou e acompanhou. Ela estava a todo tempo ratificando o seu primeiro ‘sim’ dado ao anjo na narrativa do Evangelho - ‘Faça-se em mim segundo a tua palavra’ Lc 1,38. Ali Maria foi inteiramente visitada pelo Espírito Santo e fez brotar do seu seio o Fruto Bendito da Salvação, Jesus. A Imaculada Conceição é como que a abertura dos céus. Eles que estavam fechados se abriram novamente na Conceição Imaculada da Virgem Maria e depois, de forma maravilhosa, no seu ‘sim’ e finalmente na entrega obediente de Jesus até a morte, e morte de Cruz."

 site destaque 2019 encerramentoanoletivoseminario 2

Em seguida, dirigiu a palavra de forma mais particular aos seminaristas: "É preciso que os padres do amanhã, que são vocês, sejam fraternos entre si, se queriam bem e, isto se aprende a gestar nesta casa de formação onde aprendemos a nos compreender, a perdoar, a ajudar-nos mutuamente."

Por fim, desejou bom descanso aos seminaristas que entraram em período de ferias após a Celebração Eucarística e salientou: "Jamais abandonem a vida de oração! (...). Não façam da oração um projeto para quando forem padres, isto começa agora! O breviário deve ser a primeira coisa que colocamos em nossa mala, como também deve ser a primeira coisa que retiramos e colocamos bem à vista."

Apresentação do novo brasão do Seminário

Antes da benção final, foi apresentado oficialmente o novo brasão que identificará o Seminário Diocesano da Imaculada Conceição. Criado por Alexandre Ferreira, foi acompanhado de perto por Dom Edney, o qual distinguiu e afirmou os significados que compõem a sua estrutura.

 site destaque 2019 encerramentoanoletivoseminario 1

- O salmo que melhor pode definir este brasão é aquele: ‘Se o senhor não construir a nossa casa, em vão trabalharão seus construtores’. Esta é a alma do brasão que o Alexandre executou com tanta maestria.

Clique aqui para mais detalhes sobre o Brasão

Em seguida, o Epíscopo aspergiu água benta sobre o quadro, abençoando-o. Logo após, Alexandre Ferreira tomou a palavra e explicou os significados heráldicos do brasão. Depois da pequena cerimônia de lançamento, o seminarista Jean dos Santos, estudante de Teologia, dirigiu palavras de agradecimentos ao Bispo por seu cuidado, presença e apoio paternal para com os seminaristas.

Com a benção final, a Liturgia da Santa Missa chegou ao fim e o novo brasão foi fixado em uma das paredes da sala de estar do Seminário Diocesano. A noite encerrou-se com um momento de convívio fraterno dos seminaristas e formadores com o Bispo Diocesano.

Texto: Seminarista Vinícius de Oliveira, PASCOM Seminário Diocesano
Fotos: Layon Cordeiro, PASCOM Seminário Diocesano
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso