facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
papa-divulga-mensagem-para-o-54-dia-mundial-das-comunicacoes-sociaisO Santo Padre dedicou a mensagem deste ano ao tema da narração. "Na confusão das vozes e...
sede-edicao-2020-da-festa-em-louvor-a-sao-sebastiao-e-realizada-nas-comunidadesCom programação especial, em diferentes localidades do Vicariato Episcopal Sede, São Sebastião...
sede-reconstroi-a-minha-igreja-e-tema-campanha-em-prol-da-capela-sao-francisco-de-assisNo domingo (19/1), iniciou-se uma grande campanha em prol das obras da comunidade da Capela...
sede-iniciando-2020-rcc-tem-novo-coordenador-no-vicariato-sedeEm 19 de janeiro, foi celebra a Santa Missa em ação e graças e envio do novo Coordenador da...
agradecimento-da-cnbb-a-dom-edney-gouvea-mattosoLeia abaixo a íntegra da carta de agradecimento que a CNBB divulgou em seu site a Dom Edney...

NORTE: Paróquia em Valão do Barro promove encontro para as famílias

Foi com grande alegria que a Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Valão do Barro, realizou, no dia 1º/12, o 1º Encontro Paroquial de Famílias, com o tema: “Família Igreja Doméstica Lugar Seguro”. O evento teve início no período da tarde, encerrando com a Santa Missa presidida pelo Pároco, Pe. Bartolomeu de Oliveira.

site norte 2019 valaodobarroencontroparaasfamilias 3

O encontro começou com a oração do Terço da Misericórdia, conduzida por Sidimar, da Capela de Nossa Senhora Aparecida, próximo à Ipituna, seguido de um momento de louvor com o ministério de música.

A primeira pregação foi feita por Maurício, da Capela Santa Luzia, em Ipituna. Sua fala foi fundamentada no texto bíblico de Atos do Apóstolos 16, 20ss. Ao longo de sua explanação, foram abordados os seguintes temas: a importância do amor à Igreja; e, o serviço ao Reino de Deus como transformação da realidade por meio do testemunho da fé que professamos. Durante a pregação, foi recordado que este testemunho precisa começar por aqueles que estão conosco em nossa casa e que os pais precisam ser os grandes catequistas no seio familiar, uma vez que a compreensão e o diálogo precisam estar presentes a todo momento. Também foram abordados os seguintes temas: a importância de ter uma formação de fé; ser uma família acolhedora; tecnologias atuais e vida de oração; orar em família; e, a importância de Deus ser o Senhor da nossa casa.

site norte 2019 valaodobarroencontroparaasfamilias 2

Dando continuidade ao evento, aconteceu o testemunho de um casal de jovens, Ellan e Andreia, da Paróquia Santa Beatriz, em Portela. O casal falou sobre o desafio de servir a Deus com filhos pequenos, explicando que eles são bênçãos mesmo diante das dificuldades.

A segunda pregação foi com Lenize, da Paróquia São José de Leonissa, em Itaocara. A palestra foi embasada no texto bíblico de Atos dos Apóstolos 10. De início, foi conduzido um momento de oração. Após, Lenize abordou o papel do homem e da mulher num relacionamento e os grandes desafios de viver um matrimônio segundo a vontade de Deus. A oração no seio familiar também foi pontuada. Após a pregação, aconteceu a Oração do Terço Mariano, conduzida pelo paroquiano Maurício.

O evento foi encerrado com a Santa Missa. Na oportunidade, Pe. Bartolomeu de Oliveira falou deste grande tempo de espera para o Natal, em que Cristo irá renascer em nossos corações.

site norte 2019 valaodobarroencontroparaasfamilias 1

Em sua homilia, o presbítero falou de Maria, que ela também esperava a vinda do Messias e não imaginava que seria a escolhida. Pe. Bartolomeu salientou a importância da Igreja Católica em vários setores da sociedade e a família como Igreja doméstica, tendo os pais como primeiros catequistas. ‘A Igreja é uma família, pois diante de Deus somos todos iguais, mas cada um tem a sua missão, ou seja, cada um serve ao Senhor de acordo com seus dons’. Encerrando a pregação, exortou a comunidade a não deixar que a tecnologia tire a convivência em família.

Ao final, a comunidade destacou que é “importante ressaltar, que o Espírito Santo agiu. Podemos perceber isso na continuidade dos temas abordados, uma vez que eles se complementaram. Podemos concluir que, a instituição familiar precisa ser reconstruída na nossa sociedade, e como cristãos verdadeiros precisamos reconstruir primeiro a nossa família. O primeiro testemunho tem que ser dado para os da nossa casa”.

Texto Jucelem e Jardel
Fotos: Jardel
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso