facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 01
  • 2
  • 03
  • 04
retiros-de-carnaval-2020Tradicionalmente, durante o período de Carnaval, as comunidades realizam os seus retiros,...
norte-com-alegria-comunidade-de-cordeiro-recebe-dom-pauloNo dia 12 de fevereiro, a sede do Vicariato Norte com muita alegria recebeu a visita do atual...
ifap-realiza-aula-inaugural-2020-e-encontros-nas-paroquiasIniciando suas atividades de 2020, o Instituto de Agentes de Pastoral Santo Agostinho (IFAP)...
dom-paulo-participa-de-reuniao-e-convivencia-com-o-clero-nos-vicariatosEm seus primeiros dias à frente da Diocese de Nova Friburgo, o Administrador Apostólico, Dom...
equipistas-de-nova-friburgo-participam-do-1-eacre-da-regiao-rio-viNos dias 15 e 16 de fevereiro, o Movimento Equipes de Nossa Senhora realizou o 1º Encontro...

Bispo preside Crisma na Catedral na Solenidade de Cristo Rei

Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo; encerramento do Ano Litúrgico C e Crisma. Para presidir tão solene Eucaristia o Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso Matoso, dirigiu-se à Catedral Diocesana São João Batista na noite de 24 de novembro. A sétima badalada do sino da Igreja Mãe da Diocese soou diferente nesta noite, afinal ela marcava um momento crucial na vida dos crismandos: era hora de receber a unção que confirmaria o vosso Batismo.

78158993 2410470315743099 5299374745681133568 o

Celebrando com júbilo a festa do Rei Jesus, o Sucessor dos Apóstolos evidenciou a importância desta Solenidade, que marca a transição entre o Tempo Comum e o Advento. Começando a sua fala, Dom Edney sintetizou a história da salvação, recordando uma profecia: da descendência de Davi nasceria aquele que haveria de reinar para todo sempre. Descrevendo o verdadeiro sentido da realeza de Cristo, explicou que Jesus é Rei por ter em suas mãos toda história humana, Ele é o princípio e fim, e Nele está a síntese de tudo. “O humano perfeito que veio recuperar, restaurar. Só é necessário restaurar aquilo que ficou oculto, já não dava mais para ver. Então é preciso o processo da restauração que traz de volta a beleza original”, acrescentou.

Demonstrando onde estaria o verdadeiro trunfo do Rei do Universo, trouxe à baila a Cruz de Cristo. Mencionando o Evangelho do dia (Lc 23,35-43), classificou o texto como aparentemente desconcertante, pois ao celebrar solenemente o Senhorio de Cristo, a Liturgia oferece a sua morte na Cruz, num momento triste, no qual Ele está sendo zombado: ‘a outros salvou, porque agora não salva a ti mesmo?’. “A palavra salvar aparece várias vezes nesse texto, como um reclamo. Sabemos que era uma chacota, uma zombaria, pois o que eles tinham diante dos olhos era uma imagem do fracasso. Um homem que pregou, anunciou o Reino de Deus a ponto de chamarem-no rei, de repente está ali pendurado numa cruz agonizando”.

77092233 2410470289076435 4348302109687414784 o

Incorporando a esta citação o Bom Ladrão, deu continuidade à pregação recordando que em meio a este cenário Dimas repreendeu os escarnecedores e suplicou: Jesus lembra-te de mim quando entrares no Teu Reino.

- Com essa palavra que acabara de dizer, Dimas colocou uma joia na coroa de Jesus, não na coroa de espinhos, mas na coroa da glória que se manifestava precisamente naquele momento. A teologia de São João coloca Jesus crucificado como o verdadeiro lugar do trono de Deus. A coroa do grande Rei é a nossa salvação. É ali que Ele recebe do Pai a coroa da realeza. Ele perdeu a si para salvar a todos, foi crucificado como maldito para atrair a todos a benção. Enfrentou a morte para sair vitorioso, vivente. Não me consta meus irmãos que entre todos os reinos que a história humana conheceu algum tenha subsistido. Simplesmente não houve. Grandes impérios, que hoje não restam senão ruinas, retalhos do tempo. Mas o reinado de Cristo é permanente, eterno, porque Ele é o vencedor da morte. Nenhum rei da terra, por mais poder que tivesse conseguiu vencer a morte, mas Ele venceu. Por isso, também é chamado de Rei dos Reis, Senhor dos Senhores.

77100002 2410470469076417 1298619474030624768 o

Inspirado pela riqueza deste Evangelho, declarou que a história da salvação encontra o coroamento máximo em Jesus, enfatizando que em Dimas estão todos que abrem o coração para acolher a salvação que Cristo nos oferece. Para concluir essa linha de pensamento retornou à figura de Dimas e explicou. “É dito sobre esse homem que ele era o Bom Ladrão, sabe por quê? No finalzinho, ele ‘roubou’ o tesouro mais precioso, conseguiu tirá-lo para si, que é a salvação: ‘hoje mesmo tu estarás comigo no paraíso’”.

Desejosos em receber o Sacramento da Confirmação, os crismandos ouviam atentos as palavras do Epíscopo, que exortou a todos de modo especial.

- Também é dada a nós essa opção de colocar no trono que existe no coração de cada um de nós um rei. Nunca se esqueçam que esse trono jamais fica vazio. Se nele não reina Jesus outro vai reinar. E aí precisamos descobrir: afinal na minha vida, quem é verdadeiramente o rei? É Jesus ou é o dinheiro, o poder, o prazer, as pessoas? Quem são os meus ídolos? É preciso que no trono do nosso coração coloquemos aquele que é o único a reinar. A partir Dele todas as outras coisas recebem uma luz nova. Sejamos também pequenas pedras preciosas cravadas em sua coroa. Este é o Rei dos Reis que nos conquistou a salvação e a vitória sobre a morte. Ele quer vencer a nossa morte, pois a Dele já a subjugou. Mas Ele não fará isso sem o nosso consentimento – concluiu.

76901292 2410470462409751 7714394234421248000 o

Findada a pregação, fora dado início ao Rito da Confirmação com a Crisma de mais de 30 jovens e adultos, devidamente preparados pelos Catequistas da Catedral. Com o coração agradecido por testemunhar esse momento de graças na vida de seus paroquianos, o Vigário Geral e Pároco, Pe. Marcus Vinicius Macedo, agradeceu ao Bispo por seu pastoreio, manifestando a sua gratidão diante de tão bela cerimônia religiosa.

Além do Pe. Marcus concelebraram o Vigário Paroquial da Catedral, Pe. Thiago Robadey, e o Reitor do Seminário Diocesano de Nova Friburgo, Pe. Rodrigo Fonseca.

Texto: Grasiele Guimarães
Fotos: Aldo Marques
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso