facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
igreja-realiza-campanha-nacional-de-evangelizacaoCom o objetivo de motivar os fiéis a participarem efetivamente da missão da Igreja por meio do...
dom-edney-preside-missa-em-acao-de-gracas-pelos-20-anos-da-amma-deusAgradecidos e abraçados pelo Pai. Assim sentiram-se os integrantes da Renovação Carismática...
norte-vicariato-celebra-padroeiraNo 2º Domingo do Advento, dia 8/12, a Diocese de Nova Friburgo celebrou sua padroeira...
sede-comissao-vicarial-inicia-planejamento-para-a-campanha-da-fraternidade-2020A Comissão do Vicariato Episcopal Sede para a organização da Abertura Oficial da Campanha da...
seminario-diocesano-imaculada-conceicao-lanca-novo-brasaoCom a aprovação de Vossa Excelência Reverendíssima Dom Edney Gouvêa Mattoso, foi eleito, no...

SEDE: Encontro reúne Catequistas e nova Coordenação Vicarial da Catequese

Findando mais um fecundo ano de atividades, os Catequistas do Vicariato Episcopal Sede estiveram reunidos em seu encontro final de 2019. Realizado em 10 de novembro, o evento teve lugar na Paróquia São Bento Abade, situada no bairro Ypu - Nova Friburgo, sendo iniciado com a Santa Missa. Participaram do encontro 85 catequistas dos três municípios que compõem o Vicariato Sede, são eles: Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Sumidouro.

site sede 2019 encontrovicarialdecatequese 7

Presidindo a celebração estava o Pároco da comunidade anfitriã, Pe. Gelcimar Petinati, e concelebrou o Assessor Vicarial de Catequese, Pe. Antônio Leão. Acolhendo cada catequista, Pe. Leão conduziu a homilia reforçando a importância deste momento forte de avaliação da caminhada paroquial da Catequese, oportunidade também de traçar metas para 2020. Destacando a Liturgia do dia, explicou que a Palavra de Deus nos fala do final do Ano litúrgico, que já se aproxima, e nos oferece a oportunidade de aprofundar uma grande verdade de fé: a Ressurreição, a vida nova.

site sede 2019 encontrovicarialdecatequese 5

- Cristo nos mostra um caminho de como chegar a essa vida nova, através dos nossos atos, gestos e testemunho diário de nossa fé e caminhada. Ele mesmo fala: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ele é o caminho que leva ao Pai. Ele é o caminho, Ele é a verdade que se encontra nos Evangelhos – refletiu.

Anunciada esta grande realidade, Pe. Leão convidou cada Catequista a ser “testemunho do Cristo Vivo, do Senhor da nossa vida”. Complementando essa exortação, o sacerdote utilizou o exemplo da família citada na Primeira Leitura (2Mc 7,1-2.9-14), na qual os sete irmãos, com sua mãe, dão um belo testemunho de fé, pois desejavam praticar uma vida religiosa, uma vida regrada naquilo que o profeta anunciava e ensinava, e preferiam a morte à transgredir a lei.

site sede 2019 encontrovicarialdecatequese 6

Antes de concluir a pregação, acentuou que a nossa vida presente deve ser uma caminhada tranquila, confiante e alegre em direção à nova morada. “Cada um tem a sua missão, seu propósito, mas um dia tudo termina, pois a obra é toda de Deus”.

Ao término da celebração, o sacerdote agradeceu o trabalho desenvolvido por toda a Coordenação anterior da Catequese Vicarial e Foranias, anunciando que o Coordenador Vicarial, Fabiano Fiel, foi reeleito em votação e tem uma nova Vice, a Catequista Selma de Almeida Rosa, da Paróquia São Roque.

site sede 2019 encontrovicarialdecatequese 2

Prosseguindo com a programação, todos foram encaminhados para o Salão Paroquial para o café da manhã. Logo a seguir, Pe. Leão falou sobre a Catequese e a importância de envolver as famílias no processo da Iniciação à Vida Cristã, pois somente permanece na Igreja quem se apaixona pela pessoa de Jesus Cristo.

Em seguida, os catequistas participaram do trabalho em grupo, onde cada um ficou responsável por montar uma apresentação sobre os quatro pilares que fazem parte do Documento 109 da CNBB: pão, palavras, ação missionária e caridade.

site sede 2019 encontrovicarialdecatequese 3

Logo após o almoço, o Seminarista Daigo Oliveira falou sobre o Documento 109 - Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2019 – 2023. O encontro finalizou com apresentação dos grupos demonstrando os quatro pilares das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora.

Texto: Grasiele Guimarães e Fabiano Fiel
Fotos: Grasiele Guimarães e Catequistas do Vicariato Sede
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso