facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
norte-paroquia-sao-jose-incia-o-seu-ano-jubilar-pelos-115-anos-de-fundacao-do-apostolado-da-oracaoNo domingo (12/01), os paroquianos, juntamente com os membros do Apostolado da Oração,...
qbatizar-desde-crianca-para-crescer-com-a-forca-do-espirito-santoq-diz-papa-franciscoA criança sai do Batismo com a força do Espírito Santo dentro de si: “o Espírito que a...
sede-paroquia-imaculada-conceicao-celebrara-para-jubileu-de-esmeraldaHá quarenta anos foi criada a Paróquia Imaculada Conceição, situada no Jardim Ouro Preto –...
sede-paroquia-sao-roque-realiza-pelo-terceiro-ano-projeto-pequenos-reis-magosPelo terceiro ano consecutivo, a Pastoral Catequética da Paróquia São Roque, situada em...
sede-cf-2020-comissao-organizadora-da-abertura-oficial-prossegue-no-planejamento-do-eventoPela segunda vez, a Comissão Organizadora da Abertura Oficial Campanha da Fraternidade...

Bispo crisma 53 jovens e adultos na Paróquia Santa Teresinha

Ungidos pelas mãos episcopais de Dom Edney Gouvêa Mattoso, os 53 jovens e adultos da Paróquia Santa Teresinha receberam o Sacramento da Confirmação, na noite de 7 de novembro. A solene celebração selou na vida desses irmãos o ciclo da Iniciação Cristã, composto por Batismo, Eucaristia e, agora, Crisma. A comunidade fica localizada no coração do sexto distrito de Nova Friburgo, Conselheiro Paulino.

site destaque sede crismasantateresinha 3

O vermelho vibrante dos paramentos litúrgicos, das vestes do Clero e das camisas dos crismandos deu o tom necessário para a compreensão dos efeitos do Sacramento da Confirmação: uma efusão especial do Espírito Santo, tal como outrora foi concedida aos Apóstolos, no dia de Pentecostes (CIC 1302).

site destaque sede crismasantateresinha 7

Palavras de encorajamento e afeição foram pronunciadas pelo Bispo Diocesano à comunidade paroquial durante esta especial celebração. O Epíscopo enfatizou que este momento é de suma importância na vida da paróquia, pois um grupo razoavelmente grande de jovens e adultos estava prestes a receber a Crisma, e, dirigindo-se especialmente aos crismandos, orientou.

- O Sacramento da Confirmação está de certa forma fechando a trilha dos Sacramentos da Iniciação Cristã: o Batismo, a Eucaristia e a Crisma. Iniciação Cristã, como o nome sugere, é o início de tudo. É agora que vocês adquirem a maturidade cristã para assumirem com mais consciência a missão que o Jesus lhes confiou, já desde o dia do vosso Batismo.

site destaque sede crismasantateresinha 6

Antes de iniciar o Rito da Confirmação, o Sucessor dos Apóstolos enfatizou o motivo que levou cada um dos ali presentes à Paróquia Santa Teresinha nesta noite.

- Nos reunimos aqui para oferecer ao Senhor Deus as primícias de todo esforço pastoral na formação destes jovens e adultos. Deus nos permita que este esforço seja coroado de êxito, e o êxito vai depender da capacidade de vocês de darem continuidade a esse processo de formação ao longo da vida, vivendo a missão que o Senhor lhes confiou.

site destaque sede crismasantateresinha 2

Convidando os crismandos a se aproximarem do Presbitério, Dom Edney iniciou a unção com o óleo do Crisma, traçando o sinal da cruz na fronte de cada um, dizendo-lhes: Recebe por este sinal o Espírito Santo, o Dom de Deus. Após confirmados na fé, os agora crismados dirigiram palavras de gratidão e afeto ao Bispo, em nome de toda a comunidade.

Nesta noite de bênçãos concelebraram: o Pároco, Pe. Wanderson Mozer; o Vigário Paroquial, Pe. Salomão Soares; e o Secretário do Bispado e Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, Pe. Aurecir Junior. Assistiram à celebração os Diáconos Permanentes Roberto Thurler (atuante nesta comunidade) e Ironil Mascouto (atuante na Paróquia São José, em São José do Ribeirão, e também padrinho de um dos crismandos).

site destaque sede crismasantateresinha 4

Texto: Grasiele Guimarães
Fotos: Leonardo Pólo
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso