facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
sede-icone-paroquial-do-sagrado-coracao-de-jesus-peregrina-em-sumidouroDesde 2015, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Paquequer, em Sumidouro, vem realizando...
sede-liderancas-do-apostolado-da-oracao-participam-de-encontro-vicarial-de-formacaoEm 11 de novembro, os Coordenadores do Apostolado da Oração do Vicariato Sede puderam...
sede-encontro-reune-catequistas-e-nova-coordenacao-vicarial-da-catequeseFindando mais um fecundo ano de atividades, os Catequistas do Vicariato Episcopal Sede...
bispo-e-leigos-participam-do-encontro-de-liturgia-do-regional-leste-1O Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, e agentes da Pastoral da Liturgia da Diocese de Nova...
litoral-paroquia-nossa-senhora-de-lourdes-promove-congresso-de-mulheres-em-macaeCom o título "Mulheres de Fé", o Grupo de Oração da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em...

NORTE: Comunidades celebram Solenidade de Finados

Em 2 de novembro, a Igreja Católica celebrou a Solenidade de Finados. No Vicariato Norte da Diocese de Nova Friburgo, os fiéis se reuniram nas Paróquias, Comunidades e Capelas Mortuárias para Santas Missas, oração do Terço, entre outras atividades. Confira o que aconteceu!

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Bom Jardim

A comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Bom Jardim, se reuniu na manhã de 2/11, em frente ao cemitério da cidade, para celebrar a Solenidade de Finados. Neste dia, a Igreja faz memória a todos os fiéis já falecidos, ocasião propícia para a oração pelas almas dos que se encontram no Purgatório. A Santa Missa foi presidida pelo Vigário Episcopal e Pároco, Pe. Fr. Getulio Freire Pereira, OAD, que em sua reflexão frisou que ao "abrirmos o coração à Palavra de Deus, vamos olhar o cemitério e será sempre sinal de esperança”. E complementou.

site norte 2019 finados nsconceicaobomjardim

- Por isso, quando visitarmos o cemitério, hoje ou em outros dias, venhamos com o coração aberto a Graça de Deus para que naquele momento, em que nos recordarmos de alguém que fez parte da nossa vida e faleceu, Deus possa atuar no nosso coração através dessa lembrança. E, nos fazer ver que a vida vai muito além dos nossos dias, e que devemos, portanto, estar abertos a essa Vida Eterna.

O presbítero acrescentou que devemos, diante desse fato, ser “cristãos de verdade, confiantes nas palavras de Jesus de que não seremos abandonados nem antes, nem após a morte. Essa é a nossa esperança cristã, é nisso que cremos e é assim que devemos viver. Que seja alegre esse momento de hoje para nós, ao revermos, através da imagem do cemitério, todos aqueles que passaram pela nossa vida. E que possamos fazer em nosso coração uma oração sincera para cada um de nós”.

Paróquia Nossa Senhora da Piedade – Cordeiro

No dia 2/11, a Paróquia de Cordeiro celebrou o Dia dos Fiéis Defuntos com três Missas. Em sua homilia, o Pároco local, Pe. Arnaldo Carvalho, explicou sobre os estágios da Igreja, ou seja, a Igreja Militante, que são os fiéis que caminham rumo ao encontro definitivo com o Pai; a Igreja Triunfante, que são aqueles que nos precederam na fé e hoje gozam da contemplação de Deus no céu, os Santos; e, por último, falou sobre a Igreja Padecente, formada pelas almas do purgatório.

site norte 2019 finados nspiedade

Pe. Arnaldo recordou que neste dia deve-se rezar pelas almas que ainda não puderam alcançar a graça do Céu, a fim de que, por nossas orações, possam gozar da presença de Deus, assim como podemos contar com a intercessão dos Santos que estão no céu e rogam por nossas necessidades. A isto, a Igreja denomina Comunhão dos Santos. Ao fim de sua homilia, confortou os presentes da saudade de seus familiares e amigos já falecidos.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Duas Barras

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, através do seu Pároco, Pe. Yves Moser, buscou proporcionar aos fiéis um dia de louvor, oração e intimidade com Deus. O sacerdote ressaltou desde o início que não deveria ser um dia de tristeza, mas sim de louvor pela graça da vida eterna.

site norte 2019 finados nsconceicaoduasbarras

A programação desse dia iniciou-se, às 8h, com atendimentos de confissão na Capela do Cemitério da Irmandade e, às 9h, foi celebrada a Santa Missa no mesmo local. Durante o dia, algumas pastorais e movimentos se revezaram para rezar o Santo Terço no local e também no Cemitério Municipal. Às 18h, na Igreja Matriz, também foi recitado o Santo Terço, e, às 19h, foi celebrada a Eucaristia, seguida de procissão luminosa em torno da praça com as imagens de Nossa Senhora da Conceição e dos santos de devoção de cada paroquiano.

Pe. Yves, em suas homilias, explicou o significado de levar velas e flores ao túmulo dos falecidos e aproveitou para explicar sobre a indulgência plenária concedida no Dia de Finados. O presbítero convidou a comunidade a lutar para alcançar o Reino dos Céus, a viver a santidade e, assim, conquistar a salvação. Para finalizar a noite, ocorreu um momento de louvor e oração com a Comunidade Católica Corban, quando foi frisada a importância da busca da santidade.

Paróquia de São João Batista – Laranjais

Na manhã de 2/11, foi celebrada, na Capela Mortuária de Laranjais, a Santa Missa pelos fiéis defuntos. Em sua homilia, o Pároco, Pe. João Tadeu Tavares, fez a seguinte reflexão.

- Hoje, celebramos de modo especial a memória dos nossos irmãos já falecidos, rogando a Deus por eles. Mesmo que sintamos a morte de alguém, acreditamos na vida eterna. Já dizia Santo Agostinho: ‘Saudade sim, tristeza não’. Motivados pela fé no Filho de Deus, que venceu a morte e nos dá a vida, ofereçamos ao Senhor esta Missa e nossas orações, para que brilhe para os nossos irmãos falecidos a luz eterna.

site norte 2019 finados sjbatistalaranjais

Após a Missa, o Pároco e os fiéis saíram em procissão em direção ao Cemitério local, onde o Pe. João Tadeu abençoou alguns túmulos. Ao final da manhã, também foi celebrada a Santa Missa na Capela Mortuária de Estrada Nova. Em seguida, aconteceu uma procissão em direção ao cemitério, onde alguns túmulos foram abençoados. Já na parte da tarde, foi a vez da Comunidade de Porto Marinho celebrar a Eucaristia na Capela Santa Rita de Cássia, que também recebeu o Ícone do Sagrado Coração de Jesus que estava peregrinando pela Paróquia.

Paróquia São João Batista – Macuco

No dia em que a Igreja celebra todos os Fiéis Defuntos, a Paróquia São João Batista, em Macuco, acolheu o Reitor do Seminário Diocesano da Imaculada Conceição, Pe. Rodrigo Fonseca, para presidir a Santa Missa, às 8h. O celebrante iniciou o Santo Sacrifício dizendo. “Queremos, nesta missa e neste dia, pedir por aqueles que, tendo completado sua caminhada, já partiram deste mundo. Que eles recebam de Jesus a recompensa prometida. E para nós, que o Espírito Santo nos coloque em condições para que, quando chegar nossa hora, possamos também partir para Ele de modo a receber o que merecemos pela caridade que aqui vivemos”. O presbítero também convidou a assembleia a rezar pelo Bispos Diocesanos falecidos, Dom Clemente e Dom Rafael, para que recebam a recompensa pela luta da evangelização nesta Igreja Particular.

site norte 2019 finados sjbatistamacuco

Numa homilia muito reflexiva, o celebrante indagou sobre o que cada um espera da vida. Ainda falou sobre a morte do corpo e da alma.

- Um cristão deve buscar a vida eterna, que não é uma sucessão de dias que não se acabarão, mas é o abraço pleno, profundo, de uma felicidade que nesse mundo é limitada. Já vimos que o Senhor vai nos libertar da morte, seja ela do corpo, no último dia, mas, desde já, da morte da alma. E essa morte Ele vai tirando de nós através da graça de nossa vida unida a Ele. Agora, em que Monte ele vai operar essa graça? Esse Monte tem três sentidos progressivos: o Monte Calvário, o início de nossa salvação; a Igreja, a condução de nossa salvação; e, o Céu, a realização definitiva de nossa salvação. Ou seja, o que Cristo fez no Calvário continua a realizar na Igreja e vai finalizar quando o Céu se rasgar para que vejamos a Sua vinda.

Antes da bênção final, a comunidade agradeceu a presença do sacerdote, colocando sua vida e seu sacerdócio sob os cuidados da Virgem Maria.

Paróquia Santa Maria Madalena – Santa Maria Madalena

site norte 2019 finados madalena

A Paróquia Santa Maria Madalena se reuniu para recordar e rezar por todas as almas no dia 2/11. Às 9h, na Matriz, o Pároco, Pe. Celso Henrique, presidiu a Santa Missa para os fiéis e visitantes presentes. Destacando sobre o dia que era celebrado, aproveitou para fazer uma pequena catequese sobre as práticas a serem feitas no Dia de Finados.

Ao final da Santa Eucaristia, muitos fiéis confessaram-se para poder cumprir com o que a Santa Igreja instrui para alcançar indulgências às almas do Purgatório.

Paróquia São José – São José do Ribeirão

A Paróquia São José celebrou a Santa Missa de Finados na Igreja Matriz, às 10h e às 19h. Às 15h, aconteceu a Eucaristia na Comunidade de Nossa Senhora da Conceição, em Raul Emrich. No início da cerimônia, foi lembrado que naquele dia era celebrada ‘a doce esperança dos cristãos: ‘o último inimigo a derrotar será a morte’, (Cf. 1Cor 15,26), e a vitória sobre a morte é o critério da esperança de todos os batizados’.

site norte 2019 finados saojosedoribeirao

O Pároco, Pe. Marcelo Campos, destacou em sua homilia. “São Josemaria Escrivá deixou escritas essas palavras cheias de confiança em Deus e que nos ajudam a ver a morte de uma maneira nova: ‘Não tenhas medo da morte. – Aceita-a desde agora, generosamente…, quando Deus quiser…, como Deus quiser…, onde Deus quiser. – Não duvides; virá no tempo, no lugar e do modo que mais convier…, enviada por teu Pai-Deus. – Bem-vinda seja a nossa irmã, a morte!’” (Caminho, 739).

Pe. Marcelo finalizou a pregação falando sobre a conversão e a santidade.

- A conversão e a santidade são, principalmente, obras de Deus em nossas vidas. É muito melhor viver na confiança e no amor: somos filhos de Deus, Ele quer que cheguemos aos céus e nos dará todas as graças para alcançá-lo. Se fizermos a nossa parte, podemos confiar, com a certeza que a fé nos dá, de que veremos a Deus face a face. Nós, os cristãos, não fugimos do mundo. Estamos muito bem aqui! Desfrutamos desse mundo que o Senhor criou para nós. Ao mesmo tempo, vivendo tão bem nessa pátria terrestre, apesar das tribulações da vida, somos conscientes que a nossa pátria definitiva é o céu.

Paróquia São Sebastião – São Sebastião do Alto

site norte 2019 finados saosebastiaodoalto

Na Paróquia de São Sebastião, duas Missas foram celebradas no Dia de Finados. A primeira, aconteceu no Cemitério da cidade e teve início às 9h. A segunda, foi celebrada às 19h, na Igreja Matriz. As duas cerimônias contaram com a numerosa participação dos paroquianos e de alguns visitantes, que se reuniram para rezar e prestar homenagens aos fiéis falecidos.

Para a reflexão da homilia, o Pároco, Pe. Jorge Eduardo Coimbra do Almo, trouxe trechos do Catecismo, para explicar o que a Igreja ensina sobre os destinos das almas e sobre as indulgências.

Paróquia Nossa Senhora do Livramento – Valão do Barro

Dia de finados, é o dia de celebrar a saudade dos que já foram chamados para a eternidade. Na Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Valão do Barro, a Santa Missa foi presidida pelo Pároco, Pe. Bartolomeu de Oliveira, em frente ao Cemitério do distrito, às 8h. No período da noite, a Santa Missa foi nas Capelas de São Fidélis, em Ibipeba, e Santa Luzia, em Ipituna.

site norte 2019 finados nslivramento

Na parte da manhã, o Padre iniciou a Santa Missa enfatizando que celebramos a memória dos que partiram, que somos pó e ao pó retornaremos. Durante a homilia, disse sabiamente que apesar do dia de finados ser um dia saudoso, acredita-se, pela fé, que os falecidos estão vivos e ressuscitados em Cristo e que nunca podemos perder a fé no Ressuscitado. ‘Então podemos dizer que, as lágrimas por nós derramadas são de saudade daqueles que partiram. Porém, o nosso sentimento é de esperança na vida eterna, pois é isso que professamos no credo em toda Santa Missa’.

Texto: Aline Santos, Jardel Lamellas, Maria Rosangela Silva, Mariane Santos, Renan Domingues, Sabrina Oliveira, Thiago Souza e Pascom das Paróquias Nossa Senhora da Conceição - Duas Barras, Nossa Senhora da Piedade – Cordeiro e Nossa Senhora da Conceição – Bom Jardim

Fotos: Giovanni Salgado, Jardel Lamellas, Maria Rosangela Silva, Renan Domingues Sabrina Oliveira, Thiago Souza e Pascom das Paróquias Nossa Senhora da Conceição - Duas Barras, Nossa Senhora da Piedade – Cordeiro e Nossa Senhora da Conceição – Bom Jardim
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso