facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
norte-22-jovens-recebem-primeira-eucaristia-na-paroquia-de-valao-do-barroA Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Valão do Barro, teve a graça de celebrar a Primeira...
sede-paroquia-nossa-senhora-de-fatima-celebra-os-30-anos-do-grupo-jovem-jupacO Grupo JUPAC – Jovens Unidos Pelo Amor de Cristo – da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em...
norte-rcc-realiza-eleicoes-para-coordenacoes-vicarial-de-bom-jardim-e-da-paroquia-sao-joseA Renovação Carismática Católica (RCC) no Vicariato Norte esteve reunida no dia 15 de novembro...
norte-paroquia-de-macuco-promove-retiro-para-jovens-2019No 33º Domingo do Tempo Comum (17/11) - ocasião em que as leituras abordam os sinais que...
sede-icone-paroquial-do-sagrado-coracao-de-jesus-peregrina-em-sumidouroDesde 2015, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Paquequer, em Sumidouro, vem realizando...

NORTE: Comunidades celebram Nossa Senhora Aparecida

As comunidades do Vicariato Norte da Diocese de Nova Friburgo celebraram com grande fervor a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Novenas, Tríduos, Santas Missas, procissões, Carreatas, dentre outras atividades foram realizadas durante as programações. Confira o que aconteceu!

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Duas Barras

Em 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição iniciou o dia com a Santa Missa, às 7h20, na Igreja Matriz. Às 16h, foi celebrada a Eucaristia na Gruta da Virgem Aparecida, no bairro Recanto da Vitória. Em seguida, os devotos participaram da procissão com a imagem da padroeira do Brasil, que percorreu as principais ruas da localidade.

Na parte da noite, dando continuidade as festividades, uma grande parcela dos paroquianos se reuniu na Capela Nossa Senhora Aparecida, no povoado do Quilombo, onde o Pároco, Pe. Yves Moser, celebrou a Santa Missa. Na oportunidade, seis jovens receberam Jesus Eucarístico pela primeira vez. Após a cerimônia, foram realizadas a procissão e a coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Os festejos em Duas Barras foram encerrados com um evangelizashow com Francisco Marques.

1 - site norte 2019 festanossasenhoraaparecida-paróquiaduasbarras

Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Cordeiro

A Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Cordeiro, promoveu uma extensa programação durante todo o dia 12/10. Logo pela manhã, aconteceu a alvorada, percorrendo as ruas do bairro Constantino. Posteriormente, o Pároco, Pe. Arnaldo Leite de Carvalho, presidiu a Santa Missa em honra a Padroeira do Brasil. Em sua homilia, o sacerdote partilhou sobre a importância de Nossa Senhora durante toda a vida de seu Filho, Nosso Salvador. Falou também sobre a revelação de Jesus, na qual a Virgem Maria teve muita influência no início de Sua vida pública.

Já no início da noite, os devotos se reuniram para a oração do Santo Terço e, logo em seguida, saíram em procissão pelas ruas do bairro. Ao chegarem à capela, o Pároco presidiu a Missa. Ao final da celebração, aconteceu um evangelizashow e os fiéis puderam aproveitar as tradicionais barraquinhas de comidas típicas, proporcionando a todos um agradável momento de convivência com os amigos e a família.

2 - site norte 2019 festanossasenhoraaparecida-paróquianossasenhoradapiedade-cordeiro

Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Carmo

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Carmo, iniciou uma novena no dia 3 de outubro, sendo encerrada no dia 11. Em 12/10, o Pároco, Pe. Alex Paiva, e a comunidade local participaram de uma procissão saindo do Galpão de Nossa Senhora Aparecida, em Botafogo, até a Capela de Todos os Santos. Posteriormente, aconteceu a Santa Missa.

3 - SITE NORTE 2019 FESTANOSSASENHORAPARECIDA-PARÓQUIACARMO

Paróquia Nossa Senhora do Livramento – Valão do Barro

A Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Valão do Barro, tem a graça de contar com duas capelas dedicadas a Padroeira do Brasil, uma na localidade de Guarani e outra na RJ 116, próxima à Ipituna. No 12/10, as duas comunidades sediaram a Eucaristia presidida pelo Pároco local, Pe. Bartolomeu de Oliveira. Durante a homilia, o sacerdote enfatizou que o único sentido de venerar Maria está na razão de que ela aponta Jesus, pois é aquela que trouxe a Salvação, gerou a Eucaristia, ou seja, o próprio Jesus. “Maria não é o ponto de chegada da nossa fé, mas sim, a seta que nos aponta o caminho de servir ao Senhor com amor: ‘Fazei tudo que ele vos disser’. Precisamos acreditar, na intercessão de Maria, pois isso sustenta nossa fé”.

Na Capela da RJ 116, além da Santa Missa, aconteceram atividades desde às 6h, com o Terço dos Homens São José, da Igreja Matriz, e café comunitário. Após a Missa, ocorreu a procissão seguida de coroação do Rei e da Rainha da Festa, sorteio de rifa, show de prêmios e Evangelizashow com Mensageiros da Sobriedade. Na Matriz, aconteceu a oração das Mil Ave-Marias.

4 - site norte 2019 festanossasenhoraaparecida-paróquiavalãodobarro

Paróquia São José – São José do Ribeirão

12 de outubro é dia de grande alegria e devoção para os fiéis católicos de todo do Brasil: o dia da Padroeira Nacional. Na Paróquia São José, em São José do Ribeirão, a comunidade paroquial se reuniu na Capela Nossa Senhora Aparecida, em Boa Vista - Barra Alegre. A festividade começou às 6h com a tradicional alvorada dos sinos. Às 7h, cerca de 200 fiéis saíram em romaria caminhando rumo a comunidade de Boa Vista, tendo como ponto de partida as comunidades: Nossa Senhora da Conceição, em Raul Emrich; e, Santo Antônio e Nossa Senhora de Lourdes, em Palmeirinha. A caminhada foi acompanhada pelo Pároco, Pe. Marcelo Campos. Após a chegada, às 10h30, aconteceu a Celebração Eucarística presidida pelo Pároco, concelebrada pelo Pe. Frei Arnaldo (OAD), e assistida pelo Diácono Permanente Ironil Mascouto.

Na homilia, Pe. Marcelo ressaltou que Maria Santíssima é aquela que nos acolhe sempre, principalmente nos momentos difíceis da vida. Destacou ainda que devemos nos entregar como um todo, confiando em sua intercessão. “Fazendo analogia a oração da Ave Maria, ‘Agora e na hora de nossa morte’, Nossa Senhora intercede por nós em todos os momentos”, frisou o presbítero. Após a Santa Missa, houve a procissão com a imagem da Padroeira e, logo em seguida, o almoço. Durante toda a tarde, houve ação social com brincadeiras para as crianças, oração do Santo Terço e a Coração de Nossa Senhora Aparecida. Ao final, a comunidade local agradeceu a todos os paroquianos que celebraram com grande júbilo o dia da Mãe Maria Santíssima e prestigiaram as ações sociais promovidas pela comunidade. Já na Matriz Paroquial e na Capela São José, em Venda Azul, houve Santa Missa em louvor a Padroeira do Brasil.

5 - site norte 2019 festanossasenhoraaparecida-paróquiasãojosédoribeirão

Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Rodolfo Gonçalves

Em 12/10, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Rodolfo Gonçalves – Cordeiro, rendeu honra a Nossa Senhora Aparecida com a celebração da Santa Eucaristia, que teve início às 9h. Para iniciar as comemorações, aconteceu a entrada da bandeira do Brasil e da imagem da Padroeira. O cântico conduziu os fiéis a consagração a Virgem Aparecida.

Em sua homilia, o Pároco, Pe. Reinaldo Cruz de Santana, SJC, relembrou o dia da aparição da imagem nas águas do Rio Paraíba, em Aparecida, e o início da devoção a querida Rainha e Padroeira do Brasil. Lembrando do papel de Maria como medianeira dos seus filhos junto a Jesus, citou o Evangelho das Bodas de Caná. Ao final da celebração, o padre e as crianças rezaram uma Ave Maria consagrando os pequenos a intercessão da Virgem Imaculada, lembrando também que aquele dia era dedicado a eles. Após a comunhão, foi feito o ato de Consagração a Nossa Senhora Aparecida. Ao término da Missa, a Pastoral da Criança distribuiu um kit de doces às crianças presentes.

6 - site norte 2019 festanossasenhoraaparecida-paróquiasagradocoraçãodejesus-rodolfogonçalves

Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Trajano de Moraes

Em Trajano de Moraes, a Santa Missa foi celebrada pelo Pe. Luis Antonio Fernandes, na Capela Nossa Senhora Aparecida, em Tapera. Ao longo da cerimônia, foi recordada a importância da intercessão de Nossa Senhora na vida dos cristãos.

“Hoje, fomos convidados por nossa Mãe Santíssima a fazer tudo o que Jesus nos disser. Quando ouvimos o conselho da mãe, nos tornamos filhos obedientes e quem obedece nunca erra. Nas Bodas em Caná, a obediência permitiu que o milagre acontecesse. Em nossa vida, quando seguimos o conselho da Mãe, somos mais felizes e vemos a água da nossa vida se transformar no vinho agradável a Deus. Seguindo o exemplo do Evangelho, recorramos ao auxílio e cuidado de Maria para que ela nos leve à Jesus e assim vejamos a nossa vida sendo transformada da água para o vinho, do pecado para a vida nova. Que Maria nos ensine a obedecer a Jesus como ela fez e que nunca nos falte o seu auxílio”.

7 - site nortE 2019 festanossasenhoraaparecida-paróquiatrajanodemoraes

Paróquia Santa Maria Madalena – Santa Maria Madalena

No dia 12/10, a Paróquia Santa Maria Madalena comemorou o dia da Virgem Aparecida com uma linda festa para a Santa Mãe de Deus. No ensejo, uma grande Cavalgada Procissão percorreu as ruas dos bairros exaltando Maria e proclamando que o Brasil pertence à Imaculada.

No Parque de Exposições de Santa Maria Madalena, o Pároco, Pe. Celso Henrique, celebrou a Santa Eucaristia para as centenas de fiéis que se reuniram para este dia solene. No espaço, também foi servido um almoço aos participantes ao som de música sertaneja. Os pequeninos, por sua vez, se deliciaram com o espaço kids montado especial para eles, com brinquedos, brincadeiras e doces. De acordo com a comunidade, foi “um belo dia para guardar na memória!”.

8 - site norte 2019 festadenossasenhoraparecida-paróquiasantamariamadalena

Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento – Cantagalo

Com grande alegria, o Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento, em Cantagalo, celebrou, no dia 12/10, a festa de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.

A celebração teve início com a Santa Missa, às 8h, no Santuário, sendo presidida pelo Pároco e Reitor, Pe. Higor Moraes de Jesus. Às 15h, os fiéis se reuniram junto à imagem da Virgem Aparecida, no bairro Planalto, para rezar a oração do Santo Terço, em forma de louvor e agradecimento, além das diversas súplicas, à nossa Mãe.

A tradicional procissão saindo do Santuário com destino à imagem da Padroeira do Brasil, aconteceu às 18h. Com a chegada dos devotos, juntamente com o Pe. Higor, foi celebrada a Missa. Em sua homilia, o sacerdote destacou sobre a imagem encontrada no Rio Paraíba, que apesar de tão pequenina, move o coração de muitos brasileiros. Mencionou também que, enquanto a procissão subia a ladeira do planalto, em meio a tantas manifestações de fé, era impossível não notar a beleza da lua. Com isso, mencionou os ensinamentos dos Santos Padres, os quais comparavam a Virgem Maria à Lua, pois esse astro celeste não tem luz própria, apenas reflete o brilho do Sol. ‘Assim sendo, recordamos que a Santa Virgem que não tem luz própria, mas reflete a luz de Cristo para nós’. Ao final da Missa, uma criança vestida de Nossa Senhora Aparecida entrou com a imagem da Rainha e foram distribuídos doces para finalizar as comemorações desse dia e também presentear as crianças presentes.

9 - site norte 2-019 festanossasenhoraaparecida-santuáriodiocesano-cantagalo

Paróquia São João Batista – Laranjais

Na Paróquia São João Batista, em Laranjais, a Festa da Padroeira do Brasil começou no dia 11/10, com a Santa Missa e procissão, às 19h, na Comunidade de São Félix. No dia 12, os festejos tiveram início, às 8h, com a Santa Missa na Matriz. Com a igreja lotada, o Pároco, Pe. João Tadeu Tavares, pediu que os fiéis rogassem a intercessão de Nossa Senhora Aparecida pelo Brasil, pelas famílias e, em especial, pelos nossos jovens e pela chuva.

Às 11h, na Comunidade de Águas Claras, onde Nossa Senhora Aparecida é a padroeira, aconteceu a Santa Missa, seguida de procissão, coroação e testemunho. Durante a procissão, ao recitarem o Santo Terço, o Pároco e os fiéis clamaram a intercessão da Virgem Aparecida por chuvas em toda região, que sofreu com queimadas durante todo mês de setembro. Ao final dos festejos, foi servido um almoço preparado pela comunidade. Já às 16h, saiu de Laranjais uma carreata em direção a Batatal, onde aconteceu a procissão fluvial nas águas do Rio Paraíba do Sul. Essa foi a 22ª procissão dos pescadores (uma tradição local). Em seguida, a Santa Missa foi celebrada na quadra do 6º Distrito. Na comunidade de Córrego Dantas, a Eucaristia teve início às 20h e, logo após, ocorreu uma confraternização com as crianças e os fiéis presentes.

10 - site norte 2019 festanossasenhoraaparecida-paróquiasãojoãobatista-laranjais

Paróquia São João Batista – Macuco

Na Paróquia São João Batista, em Macuco, as homenagens à Mãe de Deus e nossa começaram às 6h, na Capela Nossa Senhora Aparecida, com um número expressivo de fiéis reunidos para a reza do Santo Terço. O momento foi conduzido pelo Pároco, Pe. Fernando Pacheco, e pelo Movimento Terço dos Homens. Às 18h, toda a Paróquia saiu da Praça Professor João Brasil, conduzindo um andor com a imagem da Virgem Aparecida, num testemunho público de fé. No percurso, os devotos rezaram, recitaram o Santo Terço e cantaram hinos com a Sociedade Musical São João Batista. Ao iniciar a Santa Missa Campal, Pe. Fernando indagou dos paroquianos e visitantes: “Para onde temos caminhado? Para onde temos dirigido nosso coração? Se não é para Deus, nos equivocamos e nos frustramos. Uma das razões da procissão que realizamos é que a cada passo possamos pensar em nosso peregrinar neste mundo”.

O celebrante conduziu a homilia destacando a figura de Maria, modelo de humildade e confiança. “Celebramos a devoção do povo humilde. Muitos sábios e entendidos desse mundo acham a celebração de hoje algo banal. A santidade atrai o olhar de Deus. Ele olha para a humildade de Seus servos. A Virgem Maria nos ensina a escutar Jesus, a ser dócil à Sua palavra e nos convida a fazer tudo o que Ele nos disser”. E exortou. “Sejamos obedientes, generosos, enchamos a nossas talhas. Afastemos de nós o egoísmo”. Antes da bênção final, crianças da catequese realizaram uma terna coroação da Virgem de Aparecida.

11 - site nirte 2019 festanossasenhoraaparecida-paróquiasãojoãobatista-macuco

Paróquia São José de Leonissa – Itaocara

A Paróquia São José de Leonissa, em Itaocara, celebrou nos dias 12 e 13/10, a querida e sempre venerada Nossa Senhora Aparecida, Mãe de todos os brasileiros. Celebração da Santa Missa na Igreja Matriz e nas duas Capelas que a têm como Padroeira, Carreata de Fé, Coroação de Nossa Senhora e Show com Dyego Afonso marcaram a programação religiosa a ela dedicada. Tendo início com Missa celebrada pelo Pároco na Igreja Matriz, às 9h, as comemorações do dia 12 alcançaram seu ápice com a celebração da Eucaristia na Capela da Fazenda da Amizade, para onde a imagem da Senhora de Aparecida, oriunda da Capela do Caeté, foi conduzida em uma carreata.

Em inspirada homilia, Pe. Gilmar ressaltou a beleza das virtudes, da graça e da humildade de Maria, “aquela que foi desposada pelo Espírito Santo e na qual se encontra a prefiguração de toda a Igreja”. O sacerdote também recordou a reflexão proposta para aquele dia. “Hoje, celebrando a Padroeira do Brasil, somos chamados a refletir sobre a simplicidade da aparição da imagem de Maria, daquela que se tornou a nossa Rainha. A história da aparição da imagem negra, mutilada, em terracota (não em ouro), traz como sinais fatos do cotidiano, refletindo o momento histórico de nosso país à época: o absurdo da escravidão. Somos feitos para a liberdade, não para a opressão! A maior escravidão não está naquele que vem sofrendo os vilipêndios, mas naquele que oprime”. E concluiu. “Peçamos a Nossa Senhora Aparecida um renovo da nossa fé, para que não vivamos um cristianismo meramente cultural, gestual, social, e sim o cristianismo transformador, que não admite a opressão, a discriminação e a escravidão”.

Fechando a programação oficial, o Pároco, Pe. Gilmar Rodrigues, presidiu a Santa Missa no dia 13, na Capela do Caeté. Após a celebração, as crianças da Catequese proporcionaram aos presentes um momento único: a Coroação de Nossa Senhora, Padroeira do Brasil.

12 - site norte 2019 festanossasenhoraparecida-paróquiasãojosédeleonissa-itaocara

Paróquia São Sebastião – São Sebastião do Alto

Com numerosa participação dos fiéis devotos, a Paróquia São Sebastião, em São Sebastião do Alto, celebrou o dia da Padroeira do Brasil. A Santa Missa na Matriz teve início às 18h. Durante a homilia, o Pároco, Pe. Jorge Eduardo Coimbra do Almo, ressaltou que Nossa Senhora foi o ser humano que soube fazer como ninguém a vontade de Deus e que devemos pedir sempre a graça de sermos seus imitadores. Após a Santa Missa, a tradicional procissão em louvor a Nossa Senhora Aparecida percorreu algumas ruas do centro da cidade. Além da Missa Solene na Matriz, também houve uma celebração na Capela de São Marcos.

14 - site norte 2019 festanossasenhoraaparecida paróquiasãosebastiãodoalto

Texto: Carol Marques, Jardel, Jucelem, Maria Rosangela Silva, Mariane Santos Silva, Monara Teixeira, Sabrina Oliveira, Thiago Souza, Pascom das Paróquias São José de Leonissa – Itaocara, Sagrado Coração de Jesus – Trajano de Moraes, Nossa Senhora da Piedade – Cordeiro, Sagrado Coração de Jesus – Rodolfo Gonçalves e Nossa Senhora da Conceição – Duas Barras
Fotos: Celinha Salgado, Geovana, José Leandro, Maria Rosangela Silva, Matheus Ladeira, Sabrina Oliveira, Pascom das Paróquias São José de Leonissa – Itaocara, Sagrado Coração de Jesus – Trajano de Moraes, Nossa Senhora da Piedade – Cordeiro, Sagrado Coração de Jesus – Rodolfo Gonçalves, Nossa Senhora do Carmo – Carmo, Santa Maria Madalena – Madalena e Nossa Senhora da Conceição – Duas Barras
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso