facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
sede-icone-paroquial-do-sagrado-coracao-de-jesus-peregrina-em-sumidouroDesde 2015, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Paquequer, em Sumidouro, vem realizando...
sede-liderancas-do-apostolado-da-oracao-participam-de-encontro-vicarial-de-formacaoEm 11 de novembro, os Coordenadores do Apostolado da Oração do Vicariato Sede puderam...
sede-encontro-reune-catequistas-e-nova-coordenacao-vicarial-da-catequeseFindando mais um fecundo ano de atividades, os Catequistas do Vicariato Episcopal Sede...
bispo-e-leigos-participam-do-encontro-de-liturgia-do-regional-leste-1O Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, e agentes da Pastoral da Liturgia da Diocese de Nova...
litoral-paroquia-nossa-senhora-de-lourdes-promove-congresso-de-mulheres-em-macaeCom o título "Mulheres de Fé", o Grupo de Oração da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em...

SEDE: Viva a Mãe de Deus e nossa! Comunidades comemoram festividade de Nossa Senhora Aparecida

Salve a padroeira do Brasil: Nossa Senhora Aparecida! Vivendo com intensidade essa expressão, diferentes comunidades do Vicariato Sede, dedicadas a Nossa Senhora Aparecida ou não, realizaram suas celebrações à protetora da nação brasileira. Na grande parte das localidades as comemorações aconteceram em 12 de outubro, dia da Mãe Aparecida. Confira.

site destaque 2019 cenaculocomamriaeencerramentosemanamissionaria 7

Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição – Cachoeiras de Macacu

No dia da Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, a Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Cachoeiras de Macacu, inaugurou o Centro Pastoral Aparecida (foto abaixo), no bairro Parque Veneza.

Foram seis meses de preparação incluindo a reforma da antiga Casa de Passagem, limpeza do terreno, organização dos grupos da paróquia para poder plenamente servir os fiéis, incluindo os moradores do bairro Parque Veneza.

site sede 2019 aparecidacachoeiras

Graças ao empenho do Vigário Episcopal Sede e Pároco, Pe. Lucas Kaczmarek SAC, no centro, cada dia tem várias atividades e trabalhos sociais: ginástica para terceira idade, terço das mulheres e homens, atendimento de advogado, juiz, psicólogo, catequese, Pastoral da Criança e horta comunitária. No local, o Artista Marcelo pintou um lindo mural com a história da devoção de Nossa Senhora Aparecida.

No dia da inauguração todos festejaram a Padroeira do Brasil e o Dia das Crianças. Na parte da manhã, as crianças plantaram a horta comunitária, brincaram e divertiram-se com diversas atividades. A tarde, começou a procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas ruas do bairro. Em seguida teve a Santa Missa presidida pelo Pe. Lucas, a coroação de Nossa Senhora feita pelas crianças de catequese e louvor. Durante a homilia, o sacerdote que Nossa Senhora é uma mãe de todos que sempre cuida dos seus filhos e filhas e ensina-nos pedir sempre ajuda a seu filho Jesus.

site sede 2019 festadenossasenhoraaparecida

No mesmo dia, na parte da manhã, teve a celebração da padroeira da capela de Duas Barras. A Imagem da Mãe Aparecida chegou com a carreata da Capela Nossa Senhora do Carmo, em Guapiaçu. Em seguida, teve a coroação de Nossa Senhora preparada pelas crianças. Durante a Santa Missa o Pe. Artur Karbowy SAC, lembrou que Maria quer ser nossa Mãe que intercede por nós, ajuda-nos a vencer o mal e mostra o caminho para seguir Jesus.

Paróquia Sant’Ana – Campo do Coelho

A Paróquia Sant’Ana de Campo do Coelho, em Nova Friburgo, tem cinco capelas dedicadas a Nossa Senhora Aparecida. Por esse motivo, todos os anos os festejos de 12 de outubro são concentrados em duas comunidades dedicadas à Mãe Aparecida.

Em 2019, os festejos aconteceram nas localidades de Salinas e Três Cachoeiras. Às 17h, aconteceu a carreata saindo da Capela Nossa Senhora Aparecida e Santa Luzia, em Santa Cruz, seguindo em direção à Capela Nossa Senhora Aparecida e Santa Paulina, em Três Cachoeiras; local da Santa Missa, presidida pelo Administrador Paroquial, Pe. Marcelo Talon.

A festividade contou com a participação de toda a comunidade paroquial e a noite foi encerrada com o show com Wemerson Oliveira.

site sede 5

Paróquia Sant’Anna – Japuíba

Com muita fé e alegria, a comunidade celebrou o dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A Santa Missa teve um brilho a mais, pois contou com a participação de muitas crianças, inclusive por meio de uma encenação do aparecimento da imagem de Nossa Senhora, organizada pela Catequese.

site sede 10

Paróquia Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo – Duas Pedras

Em 12/10, às 9hs, a Comunidade Paroquial se reuniu para a Santa Missa em louvor à padroeira do Brasil. Já na procissão de entrada, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, conduzida pelas mãos do Pe. Marcelo Piller, anunciava que a Celebração Eucaristia era especial e dedicada à Mãe de Jesus.

site sede 11

Os cânticos foram dedicados a ela, bem como uma fecunda homilia. No final da Santa Missa houve uma encenação pelas crianças da catequese do milagre ocorrido em 1717. Continuando esta manhã festiva, a imagem da Mãe Aparecida foi coroada, houve a Consagração das crianças presentes e, ao final da Eucaristia, a pequenina imagem foi deixada exposta próxima ao altar para veneração dos fiéis.

Já às 18h, Pe. Antônio Carlos dos Santos na capela de São Geraldo conduziu a adoração ao Santíssimo, com a participação de toda comunidade e catequese do bairro, rogando também à Virgem Maria, Mãe Aparecida, graças em favores de todos os cristãos, em especial o povo brasileiro. Em seguida, presidiu a Santa Missa em homenagem a Mãe de Deus, Rainha dos Anjos e Advogada dos pecadores.

site sede 12

Capela Nossa Senhora Aparecida – Parada Folly

Em 12/10, a Capela Nossa Senhora Aparecida, situada na Parada Folly – Nova Friburgo, esteve em festa com a celebração presidida pelo Pe. João Justino, SJC. Logo após, uma procissão muita participativa de toda paróquia e também aconteceu a coroação da imagem de Nossa Senhora.

site sede 4

Capela Nossa Senhora Aparecida – Ribeira (Papucaia)

O dia começou com um café comunitário na capela dedicada à padroeira do Brasil, de onde saiu uma carreata que percorreu a cidade. Alguns locais importantes para a comunidade, como escolas e unidades de saúde, foram abençoados durante a carreata.

No meio da manhã tiveram início as atividades para as crianças, promovidas pelo Grupo de Promoção Humana (GPH). Foram horas de muita diversão, brincadeiras e alimentação para os pequenos de toda a comunidade.

site sede 1

Às 18h, teve início a Santa Missa, celebrada na quadra poliesportiva do bairro, pois a capela não comporta o grande número de fiéis que vão todos os anos celebrar a Mãe Aparecida.

Ao final da Celebração Eucarística a Pastoral do Terço dos Homens prestou uma linda homenagem a Nossa Senhora Aparecida fazendo a coroação da imagem com orações e testemunhos de vida.

Em seguida, encerrando os festejos religiosos do dia 12, todo o povo saiu às ruas do bairro em procissão testemunhando publicamente seu amor à Maria Santíssima.

site sede 2

Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Riograndina

No dia de Nossa Senhora Aparecida, a Comunidade de Nossa Senhora do Rosário, participou da Santa Missa presidia pelo Administrador Paroquial, Pe. Roberto Pinto, concelebrada pelo Pe. Salomão Soares, na Capela de Nossa Senhora Aparecida, situada em um sítio no distrito de Riograndina – Nova Friburgo. Houve procissão e, em seguida, um lanche para todos. 

site sede 6

Paróquia São Roque – Olaria

A Paroquia de São Roque realizou a celebração da Santa Missa em louvor a padroeira do Brasil, no sábado (12/10), às 9h, um momento de muita emoção e fé entre os fieis. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Pároco, Pe. Alexandre José, que consagrou as crianças, acompanhadas por suas madrinhas, a Nossa Senhora.

site sede 2019 diadenossasenhoraaparecida 1

Paróquia Santa Teresinha – Nova Friburgo

Nesta comunidade, a Missa em honra a Nossa Senhora Aparecida aconteceu às 8h, presidida pelo Pároco, Pe. Wanderson Mozer, que convocou o Povo de Deus a confiar cada vez mais na intercessão materna de Maria. Ao final, as crianças e muitos fiéis ali presentes aproximaram-se da pequenina imagem da padroeira do Brasil, apresentando suas preces.

site sede 7

Capela Nossa Senhora Aparecida - Catarcione

A comunidade da Paróquia São Bento Abade, situada em Nova Friburgo, dirigiu-se em grande número para a Capela Nossa Senhora Aparecida, no bairro Catarcione, para celebrar o dia da padroeira. A Santa Missa presidida pelo Pároco, Pe. Gelcimar Petinati, foi momento de comoção e louvor entre os devotos. Houve procissão e muita festa na comunidade.

site sede 9

Texto: Pe. Artur Karbowy SAC, Grasiele Guimarães, Ivo do Rosário, Luciane Frez, Marta Martinez, Sintia Barcelos e Pascom das Paróquias Nossa Senhora do Rosário e São Roque
Fotos: Pe. Artur Karbowy, SAC, Aline Linhares, Comunidade da Capela Nossa Senhora Aparecida (Ribeira), Grasiele Guimarães, Marta Martinez, Márcia Alves, e Pascom das Paróquias Imaculada Conceição, Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo; Nossa Senhora do Rosário, São Roque, Sant’Ana (Campo do Coelho), Sant’Anna (Japuíba)
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso