facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
sede-viva-a-mae-de-deus-e-nossa-comunidades-comemoram-festividade-de-nossa-senhora-aparecidaSalve a padroeira do Brasil: Nossa Senhora Aparecida! Vivendo com intensidade essa expressão,...
bispo-preside-termino-da-semana-missionaria-no-cenaculo-2019“Este foi o Cenáculo da unidade”. Essas palavras da Coordenadora da Renovação Carismática...
sede-icones-do-mes-missionario-sao-recebidos-nas-ultimas-paroquias-do-vicariato-sedeDesde o dia 28 de setembro, a bandeira e a cruz peregrinas, ícones do Mês Missionário...
sede-visita-da-cruz-peregrina-e-da-bandeira-missionaria-acontece-em-cachoeiras-de-macacuA Igreja está vivenciando em todo o mundo o Mês Missionário Extraordinário (MME), proclamado...
mes-missionario-extraordinario-paroquias-realizam-santas-missas-de-envio-dos-missionariosAs Paróquias São Roque, em Nova Friburgo, e São José Operário, em Macaé, promoveram as Santas...

SEDE: Batizados e enviados – Peregrinação dos ícones do MME percorre últimas paróquias de Nova Friburgo

Chegando à reta final da peregrinação pelas comunidades paroquiais de Nova Friburgo, os ícones do Mês Missionário Extraordinário (MME) foram recebidos nas Paróquias Santo Antônio e São Francisco de Assis, São Bento Abade, Sant’Ana e Nossa Senhora da Assunção, entre os dias 6, 7 e 8 de outubro. Após a peregrinação pelas comunidades friburguenses, os ícones foram transladados para Cachoeiras de Macacu, para as últimas visitas pelo Vicariato Episcopal Sede.

Paróquia Santo Antônio e São Francisco de Assis – Centro (Nova Friburgo)

Após a passagem pela Catedral São João Batista, em Nova Friburgo, chegou a vez da Paróquia Santo Antônio e São Francisco de Assis acolher a peregrinação dos ícones do Mês Missionário Extraordinário, que aconteceu nos períodos da manhã e da tarde, em 6 de outubro.

Pela manhã, houve a Santa Missa presidida pelo Pároco, Pe. Miguel Angel, que destacou na pregação a presença dos ícones, abordando também o tema do Mês Missionário Extraordinário: Batizados e Enviados.

site sede 2019 P 1

- Hoje, recebemos a cruz e a bandeira que irão percorrer todas as paróquias da diocese neste Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco. Pelo Batismo, o que somos? Missionários. A Igreja só tem razão de ser pela sua missionariedade. Se a Igreja ficar trancada no templo e não se abrir para o mundo, não tem razão de ser. Por isso, os últimos Papas têm falado da Igreja em saída, dos templos, para o mundo.

Conduzindo o povo a uma profunda reflexão, indagou. “Deveríamos em primeiro lugar refletir sobre o quê? A Palavra de Deus, estudar também o Catecismo da Igreja Católica para sair e evangelizar. Pelo Batismo somos missionários, mas se não lermos e refletirmos sobre a Palavra de Deus, e não fizermos a Palavra ser vida em nós, vamos anunciar o quê?

Mais tarde, uma bela comitiva da Paróquia Santo Antônio e São Francisco de Assis dirigiu-se à Paróquia São Bento Abade para entregar os ícones à comunidade vizinha.

site sede 2019 P 3

Paróquia São Bento Abade - Ypú

Na noite de 6 de outubro, a Comunidade Paroquial São Bento Abade teve a alegria de receber a peregrinação da bandeira e a cruz, em Santa Missa presidida pelo Pároco, Pe. Gelcimar Petinati.

De acordo com as informações da paroquiana Márcia Alves, a entrada da cruz e da bandeira, realizada pela comitiva da Paróquia Santo Antônio e São Francisco de Assis, foi emocionante. “Estou agraciada por ter participado desta Santa Missa. Os irmãos da Paróquia Santo Antônio e São Francisco foram recebidos com muito carinho e participaram conosco da Santa Missa”, descreveu.

Falando sobre a alegria em poder vivenciar este Mês Missionário Extraordinário, complementou. “Esse é um mês missionário. Portanto, temos que fazer missão e viver o que Jesus nos ensinou: Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho”.

site sede 2019 P 2

Paróquia Sant’Ana – Cônego

Na Paróquia Sant’Ana, situada no Cônego, os ícones do Mês Missionário Extraordinário permaneceram ao longo de toda a segunda-feira (7/10). No entanto, toda a comunidade paroquial se reuniu para celebrar a passagem da bandeira e da cruz pela paróquia, às 19h, durante a Santa Missa.

Na celebração o Pároco, Pe. Jeferson Nóbrega, motivou a comunidade a deixar florescer o espírito missionário. A ocasião também foi oportunidade de ação de graças pela Visita Pastoral realizada pelo Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, à comunidade.

site sede 2019 P 1

Paróquia Nossa Senhora da Assunção – Bela Vista

Em continuação às celebrações do Mês Missionário Extraordinário, na última terça-feira, dia 8 de outubro, a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção recebeu com muita alegria os ícones peregrinos.

site sede 2019 P 5

O Vigário Paroquial, Pe. Aurecir Martins de Melo Junior, acompanhado de paroquianos, guiou os ícones pelo o bairro, visitando as casas dos enfermos.

Para encerrar a festejada visita, o sacerdote celebrou a Santa Missa junto à comunidade, momento em que foram convidados a meditar e rezar sobre o tema “Batizados e Enviados”.

Foram momentos de muita alegria e reflexão, em que a comunidade pôde entender a convocação do Papa Francisco para assumir sua natureza missionária.

site sede 2019 P 4

Texto: Grasiele Guimarães e Letícia Tavares
Fotos: Grasiele Guimarães, Letícia Tavares, Viviane Dault e Pascom da Paróquia São Bento Abade 
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso