
Um dos patrimônios mais importantes do município de Macaé, o Hospital Irmandade São João Batista, recebeu na manhã do dia 8/8 a visita do Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso. O Epíscopo foi recebido pelo atual provedor da instituição, o médico Dr. Luís Porto, e pelos demais membros da diretoria: os doutores Flávio Antunes, Pedro Reis e Sávio Mussi, além das representações dos funcionários. Também acompanharam a visita: o Vigário Episcopal do Litoral, Pe. Gleison Lima; o Assessor Vicarial de Comunicação, Jeferson Rosa, e as religiosas da Congregação das Irmãs do Horto.
O primeiro espaço visitado foi a Capela dedicada à São João Batista, que nos últimos meses esteve fechada para reformas, recebendo uma nova pintura e elementos sacros, o que chamou a atenção do Bispo pela beleza e sacralidade. Na ocasião, Dom Edney fez um momento de oração com os presentes, dispensando também sua bênção aos residentes, funcionários e corpo diretor. Após, a comitiva foi encaminhada à visitação de dois CTI's, onde o Prelado foi recebido com carinho por enfermeiros, médicos e fisioterapeutas. No local, proferiu bênção a um paciente e sua família, trazendo a complementação do apoio e conforto já oferecido pela irmandade.
Num momento particular, pôde conversar sobre as experiências vividas durante suas visitas aos hospitais, destacando que "é preciso se preocupar em oferecer um atendimento humanizado, aliado com os avanços da medicina".
"Os que aqui estão internados precisam dessa atenção. Não podemos carregar as suas cruzes, nem sentir suas dores. Mas, pela força da fé, podemos disponibilizar o apoio necessário e as orações, para que atravessem essa hora difícil", disse o Epíscopo. Ao final, todos estiveram reunidos para uma foto oficial.
O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.
Dom Edney Gouvêa Mattoso