facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
equador-parlamento-diz-nao-a-legalizacao-do-abortoAcolhido o apelo da Igreja local que nos dias passados convidou os parlamentares a refletirem...
sede-missas-nas-casas-e-festejos-marcaram-festa-em-louvor-a-nossa-senhora-da-soledadeFestejar a padroeira é um dos momentos mais aguardados pelos fiéis da Paróquia Nossa Senhora...
litoral-4-kairos-macae-ampliara-debate-sobre-o-fenomeno-do-suicidioO Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio foi celebrado no dia 10/9. Porém, várias ações são...
bispo-e-fieis-se-reunem-no-xlii-dia-da-unidade-diocesana*CLIQUE NOS HIPERLINKS AO LONGO DO TEXTO PARA ACESSAR OS ASSUNTOS ESPECÍFICOS* "Com os nossos...
norte-comunidade-catolica-corban-promove-retiro-para-membros-consagradosOs consagrados no carisma da Comunidade Católica Corban se reuniram no dia 15/9 para um...

SEDE: 4ª Corrida de São João Batista e shows movimentam Catedral

A Festa de São João Batista em 2019 teve uma motivação especial: celebrar os 150 anos da Catedral Diocesana, em Nova Friburgo, e claro, o Padroeiro desta comunidade. Com uma programação religiosa e cultural voltada para todas as idades, a Igreja Mãe da Diocese promoveu sua festa entre os dias 14 e 24 de junho. Novenário, Santas Missas, Corrida, Shows, barracas típicas, Mais um com Cristo, dentre outras atividades marcaram esses dias.

4ª Corrida de São João Batista

No dia 21/6, centenas de corredores profissionais e amadores se encontraram na Praça Dermerval Barbosa Moreira para a 4ª Corrida de São João Batista. A abertura do evento foi feita pelo Vigário Geral da Diocese e Pároco da Catedral, Pe. Marcus Vinicius Macedo, com um momento de oração e agradecimento. Posteriormente, o Secretário de Esportes do Município, Valdemir Caetano Veloso, deixou uma mensagem aos presentes e Prissi Cordeiro comandou o alongamento antes da corrida.

 site sede 2019 corridadesaojoaobatista 3

Por volta das 20h, foi dada a largada: 5km pelas principais vias do centro de Nova Friburgo foram percorridos. O primeiro a chegar da categoria masculina foi Paulo Rogério Braga e Mirlene Silva levou o troféu feminino após 18 minutos de corrida.

O pódio foi formado na seguinte ordem: Categoria Masculina – Paulo Rogério Braga, José Roberto, Alexandre Pereira, José Caio e Luiz Cláudio Barreto; e, Categoria Feminina – Mirlene Silva, Neilda Loretti, Vitória Régia, Renata e Tatiana. Além dos troféus, foram entregues prêmios em dinheiro e os participantes que tiveram a melhor caracterização junina também saíram vitoriosos. Edson Gomes Pereira e Lunanda Correa da Mota foram eleitos pela comissão julgadora.

site sede 2019 corridadesaojoaobatista 5

Em 2019, a Corrida de São João Batista homenageou quatro pessoas: Paulo Cesar de Macedo, Abgail dos Santos, José de Melo Coutinho e Sônia Queiros, todos envolvidos diretamente com o esporte e que muito contribuíram para o seu desenvolvimento na cidade.

Depoimentos

Pe. Marcus destacou a alegria da Catedral promover a 4ª edição da corrida nos 150 anos desta igreja.

- O esporte sempre nos faz recordar que a fé é justamente isso: o exercitar-se, o superar-se, e, principalmente, o divertir-se, não no sentido pejorativo da diversão, mas na realização da satisfação pessoal que precisamos ter com a fé, que, no esporte, também podemos exercitar por meio de um corpo santo, de uma alma sã, de uma mente sã. Por isso, é uma alegria muito grande ter a quarta edição da Corrida de São João Batista no Jubileu dos 150 anos da Catedral e a cada ano aumentar o número de participantes.

 site sede 2019 corridadesaojoaobatista 2

A organizadora da Corrida, Janymary Pecci, falou sobre as novidades de 2019.

- É com grande alegria que toda a equipe preparou a 4ª Corrida de São João Batista, que coincidiu com o Jubileu de 150 anos da Catedral. Todo o evento foi organizado com dedicação e amor da equipe, procurando inovar sempre. A cada ano precisamos melhorar no que fazemos para Deus e para a comunidade de São João Batista – disse Janymary, ressaltando que este ano ocorreram as homenagens a quatro pessoas que se destacaram e incentivaram o esporte da corrida; a premiação para a melhor caracterização junina; e, com o apoio dos patrocinadores, a premiação em dinheiro nos valores de R$ 500 a R$ 100 do primeiro ao quinto lugar de cada categoria, além dos troféus.

 site sede 2019 corridadesaojoaobatista 6

“Só temos que agradecer a Deus pela oportunidade, pela confiança do Pe. Marcus Vinicius e por querer fazer da Festa do Padroeiro sempre um espaço de inovação e empreendedorismo, um espaço onde as pessoas rezam juntas, cantam e saboreiam as delícias preparadas pela comunidade. Isso é o que faz a Festa de São João ter esse diferencial”, complementou a organizadora e paroquiana.

Lunanda Correa, vencedora da melhor caracterização, entrou no clima de São João. “É a primeira vez que participo desta Corrida, meu noivo já participou outras vezes. Entramos no clima e nos fantasiamos com roupas juninas”. Sobre o Jubileu da Catedral, a jovem desejou “muita felicidade e luz” aos friburguenses. “Que possamos sempre apoiar nossa igreja e que tenhamos muita felicidade por mais 150 anos!”.

 site sede 2019 corridadesaojoaobatista 4

Renata Pereira conquistou o quarto lugar. Para ela, “foi maravilhoso. A corrida está bem organizada, alegre, animada. Participar e ainda ganhar, foi melhor ainda!”

Em sua terceira competição como corredor, José Caio conquistou o quarto lugar da prova masculina. “Essa é minha terceira corrida. Há duas semanas, participei da meia maratona nos 5km. Ainda tenho pouco experiência neste esporte, mas estou gostando muito. Estou me dedicando bastante nos treinos e, graças a Deus, tenho conseguido desempenhar bons resultados. Foi importante participar da Corrida de São João, apesar de não ser da cidade. O povo daqui é muito acolhedor”.

Apresentações culturais

site sede 2019 corridadesaojoaobatista 1

Os shows já se tornaram uma tradição da festa em louvor ao padroeiro do município de Nova Friburgo. Com vários estilos musicais, a programação agradou todas as idades, lotando a Praça Dermerval Barbosa Moreira. As apresentações deste ano foram: forró pé de serra com Trio Lumiar; Bloco Carnavalesco Sargento Pimenta; Concerto de Músicas populares com a Orquestra Sinfônica da Fundação Cesgranrio; Banda Apaches; Baile das Famílias com Márcio Gomes - Show da era de ouro do Rádio; Ministério de Música da Caminhada de Emaús; e, Fátima Sousa – cantora Católica. A atração infantil “Belinha e sua malinha”, chamou a atenção do público mirim.

A festa foi encerrada na noite de 24 de junho com Santa Missa presidida pelo Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, procissão e barracas de comidas típicas.

Texto: Monara Teixeira
Fotos: Monara Teixeira e Pe. Cláudio Menezes
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso