facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
equador-parlamento-diz-nao-a-legalizacao-do-abortoAcolhido o apelo da Igreja local que nos dias passados convidou os parlamentares a refletirem...
sede-missas-nas-casas-e-festejos-marcaram-festa-em-louvor-a-nossa-senhora-da-soledadeFestejar a padroeira é um dos momentos mais aguardados pelos fiéis da Paróquia Nossa Senhora...
litoral-4-kairos-macae-ampliara-debate-sobre-o-fenomeno-do-suicidioO Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio foi celebrado no dia 10/9. Porém, várias ações são...
bispo-e-fieis-se-reunem-no-xlii-dia-da-unidade-diocesana*CLIQUE NOS HIPERLINKS AO LONGO DO TEXTO PARA ACESSAR OS ASSUNTOS ESPECÍFICOS* "Com os nossos...
norte-comunidade-catolica-corban-promove-retiro-para-membros-consagradosOs consagrados no carisma da Comunidade Católica Corban se reuniram no dia 15/9 para um...

NORTE: Paróquias do Vicariato celebram Corpus Christi

A Solenidade de Corpus Christi 2019 reuniu milhares de fiéis na Diocese de Nova Friburgo no dia 20/6. No Vicariato Norte, os católicos se encontraram para a montagem dos tapetes, Santas Missas e procissões. Confira o que aconteceu!

Paróquia Nossa Senhora da Piedade – Cordeiro

No dia 20/6, a Igreja celebrou a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor, conhecida também como a Festa de Corpus Christi. A celebração - instituída pelo Papa Urbano IV no ano de 1264 e que acontece após a Solenidade da Santíssima Trindade – reuniu centenas de fiéis em Cordeiro. Na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, a Santa Missa foi presidida às 17h pelo Pároco, Pe. Arnaldo Carvalho. Logo após, ocorreu a procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade.

 site norte 2019 corpuschristi nspiedade

Em sua homilia, o sacerdote agradeceu aos paroquianos que com empenho fizeram os tapetes para enfeitar as ruas pelas quais Nosso Senhor passaria. Ressaltou também que a Eucaristia não é um símbolo ou um sinal, mas que Nela encontramos o próprio Cristo: Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Disse ainda que um católico que perde o amor e adoração a Jesus Eucarístico deixa também de ser católico. Por fim, advertiu os fiéis que não se deve receber a Eucaristia de qualquer modo, mas, antes, é preciso examinar a consciência para saber se pode comungar ou se é necessário aproximar-se do Sacramento da Reconciliação para receber Nosso Senhor com o coração livre do pecado e dos apegos mundanos.

Paróquia Nossa Senhora do Livramento – Valão do Barro

Na Paróquia Nossa Senhora do Livramento, as atividades começaram às 8h com a confecção dos tapetes. Às 18h, aconteceu a Missa presidida pelo Pároco, Pe. Bartolomeu de Oliveira, que durante a homilia, de maneira clara e objetiva, colocou a importância de Jesus Eucarístico na vida da Igreja e dos fiéis, uma vez que Ele se faz alimento para o sustento da alma. “Jesus Sacramentado teve em Maria Seu primeiro Sacrário. Ela é mãe e serva de Deus ao mesmo tempo. É para a Igreja um grande exemplo de obediência, porque com seu sim trouxe o Redentor de nossas almas”.

 site norte 2019 corpuschristi nslivramento

O sacerdote ressaltou que como católicos temos a graça de receber o Senhor e que precisamos silenciar e adorá-Lo. “O sentido de comungar, também é: que Jesus faça em nós uma verdadeira comunhão - nossa com a Trindade, com nós mesmos e com o irmão”. Ao final da homilia, o padre falou da humildade de São Francisco de Assis, que foi a grande temática dos tapetes desse ano. Após a Comunhão, aconteceu a grande procissão dos fiéis com o Senhor pela cidade. O retornar para a Igreja, Pe. Bartolomeu concedeu a Bênção com o Santíssimo Sacramento. Também foi recordado que a festa de Corpus Christi é um momento de grande catequese aos fiéis, proporcionando cada dia mais esse amor por Jesus Sacramentado.

Paróquia Santa Beatriz – Portela

Em Portela, na Paróquia Santa Beatriz, a cerimônia foi presidida pelo Administrador Paroquial, Pe. Diego Fernandes, que destacou em sua homilia. “Nos reunimos hoje, neste dia Santo, para celebrar a Eucaristia, recordando o memorial de Nosso Senhor Jesus Cristo, instituído na Quinta-feira Santa: ‘Isto é o meu Corpo que será entregue por vós. Isto é meu sangue que será derramado por vós’”.

 site norte 2019 corpuschristi santabeatrizportela

E complementou.

- O Evangelho do dia nos fala de um menino que quase passa despercebido: tudo o que possui oferta ao Senhor - 5 pães e 2 peixes. Ele vai diante de Jesus para ouvi-Lo, para se tornar com Ele a presença de Deus diante de uma multidão numerosa. E, hoje, nos convida a receber a Eucaristia, a nos tornarmos presença de Cristo aonde quer que estejamos. Muito mais que receber Jesus Sacramentado, é que Ele permaneça em nós e que as pessoas, ao passarem por nós, vejam o Rosto Misericordioso do Filho do Altíssimo.

Paróquia Santa Rita do Rio Negro – Euclidelândia

site norte 2019 corpuschristi santaritadorionegro

Na Paroquia de Santa Rita do Rio Negro, a Missa Solene de Corpus Christi foi às 17h, sendo celebrada pelo Administrador Paroquial, Pe. José Maria Cavalcante. Na ocasião, o sacerdote recordou quando Jesus instituiu o Sacramento da Eucaristia e que o povo é alimentado com Seu próprio Corpo. A seguir, aconteceu a procissão do Santíssimo Sacramento nas proximidades da Igreja.

Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento – Cantagalo

Na Quinta-feira (20/6), a comunidade de Cantagalo celebrou a Solenidade de Corpus Christi, que para o Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento é ainda mais especial, uma vez que é a festa do Padroeiro. A confecção dos tapetes, tradição dessa festa, teve início às 8h nas ruas do centro da cidade. Às 10h, foi realizada a Santa Missa presidida pelo Vigário Episcopal do Vicariato Norte, Pe. Frei Getúlio Freire, e concelebrada pelo Pároco e Reitor do Santuário, Pe. Higor Moraes.

 site norte 2019 corpuschristi santuariodiocesano

Na pregação, Pe. Frei Getúlio destacou que essa festa é uma forma de dizermos publicamente que acreditamos na presença real e sacramental de Jesus na Eucaristia, que no pão e no vinho consagrados está: o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Às 19h, a Santa Missa foi presidida pelo Pe. Higor, que abordou a origem e a importância da solenidade daquele dia. Após a Missa, foi realizada a procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade, que contou com um grande número de fiéis e a insigne presença da Banda XV de Novembro. Por fim, foi realizado o show com a Banda Dom Bosco na Praça João XXIII, proporcionando ao povo um momento de louvor e agradecimento pelo dia celebrado.

Paróquia São João Batista – Laranjais

Na Paróquia de São João Batista, em Laranjais, as pastorais e movimentos participaram da preparação do tapete de Corpus Christi e da cerimônia seguida de procissão. A celebração foi presidida pelo Pároco, Pe. João Tadeu Tavares, e teve início às 17h na Igreja Matriz. A comunidade paroquial compareceu em expressivo número.

 site norte 2019 corpuschristi saojoaobatistalaranjais

Em sua homilia, o Pároco refletiu que a Solenidade de Corpus Christi recorda que a Eucaristia forma uma memória agradecida em cada fiel, uma vez que nos reconhecemos como filhos amados e alimentados pelo Pai. Salientou também que a Eucaristia nos encoraja mesmo no caminho mais acidentado. ‘Não estamos sozinhos, o Senhor não se esquece de nós e, sempre que vamos até Ele, nos acolhe com amor. A Eucaristia é o Sacramento da unidade. Que este Pão de unidade nos cure da ambição de prevalecer sobre os outros e desperte a alegria de nos amarmos sem rivalidades, nem inveja’.

Logo após, teve início a Procissão Eucarística pelas ruas do distrito, momento muito marcante para todos os fiéis.

Paróquia São João Batista – Macuco

A Paróquia São João Batista começou às 6h a confecção dos tapetes para a celebração do Corpus Christi. A montagem aconteceu na Rua Francisco Lopes Martins. Na homilia da Santa Missa campal, realizada na Praça Professor João Brasil, às 17h, o Pároco, Pe. Fernando Pacheco, destacou.

 site norte 2019 corpuschristi saojoaobatistamacuco

- Cristo vem, em cada comunhão que recebemos, habitar em nosso coração. A sequência de hoje fala de uma grande atitude nossa que é o discernimento. Devemos nos aproximar de Jesus por amor. Só assim poderemos sacrificar realidades que nos afastam Dele: ‘Um ou mil comungam dele, tanto este quanto aquele: multiplica-se o Senhor. Dá-se ao bom como ao perverso, mas o efeito é bem diverso: vida e morte traz em si... Pensa bem: igual comida, se ao que é bom enche de vida, traz a morte para o mau’. A Eucaristia é o sublime Sacramento de Jesus. Só é possível fazer comunhão com Ele se tivermos os mesmos sentimentos. A cada comunhão nos tornamos um Sacrário vivo da presença de Cristo.

Uma devota procissão para levar e elevar Jesus Sacramentado percorreu algumas ruas do centro da cidade. Antes da bênção final, todos rezaram a ladainha do sexto dia da novena em honra ao Padroeiro São João Batista e o celebrante concedeu uma bênção especial aos representantes do Corpo dos Bombeiros, da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Um evangelizashow com a Banda Identidade Divina encerrou as atividades deste dia.

Paróquia São José – São José do Ribeirão

Quinta-Feira, 20/6. Neste dia, a comunidade paroquial de São José do Ribeirão se reuniu para celebrar a Solenidade de Corpus Christi. A Santa Missa foi presidida pelo Pároco, Pe. Marcelo Campos, e assistida pelo Diácono Permanente Ironil Mascouto, contando com a participação de centenas de fiéis, com muita devoção e adoração ao Santíssimo Sacramento.

 site norte 2019 corpuschristi saojosedoribeirao

O sacerdote iniciou a homilia explicando o sentindo de Corpus Christi e sua história - iniciada através do Papa Urbano IV, sendo motivada pelas visões da Irmã Juliana de Cornillon, na Bélgica, e por um Milagre Eucarístico na Itália. O padre frisou ainda que a Eucaristia é o Sacramento de comunhão e que da mesma forma que vemos Jesus na hóstia consagrada, devemos vê-Lo em nosso próximo. Relatou que precisamos, por meio deste Sacramento, abrir o coração para a caridade e para a promoção da dignidade humana.

Durante a Santa Missa, também aconteceu a primeira comunhão de dois jovens. Após, houve procissão com o Santíssimo em torno da praça do distrito, passando pelos tradicionais tapetes confeccionados pelos fiéis. Também foi celebrada a Missa de Corpus Christi, às 15h, na Comunidade de Nossa Senhora da Conceição, em Raul Emrich.

Paróquia São José de Leonissa – Itaocara

Em cerimônia presidida pelo Pároco, Pe. Gilmar Gomes, os fiéis da Paróquia São José de Leonissa, em Itaocara, participaram fervorosamente da Solenidade de Corpus Christi, uma das festas mais importantes da Igreja Católica no mundo. O fervor de cada um, seja na Santa Missa, seja na Procissão que a ela se seguiu, demonstrou a fé incondicional da comunidade na presença viva de Jesus na Eucaristia.

 site norte 2019 corpuschristi saojosedeleonissa

Desde a manhã desse grande dia, crianças, jovens e adultos ligados a diversas Pastorais e Movimentos da Igreja local, bem como representantes de estabelecimentos de Ensino, entre outros, lançaram-se aos trabalhos de confecção dos tradicionais tapetes, revestidos, como em anos anteriores, de intensa criatividade. Um dos destaques foi a homenagem prestada pela Catequese Paroquial ao Mons. Antônio Stael, cuja imagem pôde claramente ser percebida em um desses tapetes.

Em reflexiva homilia e focado na multiplicação dos pães, Pe. Gilmar levou os fiéis a uma meditação profunda sobre a participação de cada um no grande milagre da Eucaristia. “Jesus é um milagre operante. Ele não quis somente estar presente, mas quis também ser providente: somos chamados a uma transformação. O Corpo e o Sangue consagrados querem produzir frutos”. E continuou. “Também temos que dar a nossa parte”, pois “a Eucaristia não permite em nós o egoísmo. Jesus espera de nós a solidariedade. O pão multiplicado é o pão partilhado”. O sacerdote concluiu dizendo que “este é o nosso comprometimento com os nossos irmãos mais necessitados”.

Paróquia São Sebastião – São Sebastião do Alto

A Igreja celebrou no dia 20, a Solenidade de Corpus Christi. E, na Paróquia de São Sebastião, em São Sebastião do Alto, a confecção dos tradicionais tapetes começou bem cedo. Às 8h, paroquianos pertencentes as pastorais e movimentos se uniram para enfeitar as ruas do centro da cidade. A Santa Missa, que se iniciou às 16h, contou com a numerosa participação dos fiéis altenses.

 site norte 2019 corpuschristi saosebastiaodoalto

"Quando nos dispomos a partilhar o que temos e somos, seja o pão material ou os dons que Deus nos deu, Ele os multiplica”, disse o Pároco, Pe. Jorge Eduardo do Almo, durante a homilia. Após a Missa, aconteceu a procissão pelas ruas da cidade, seguida da bênção do Santíssimo, na Matriz.

Texto: André Frossard, Andréia Cristina, Carol Marques, Janael Bellinger, Jardel Lamellas, Maria Penha, Mariane Santos, Pascom das Paróquias Nossa Senhora da Piedade, São João Batista e São José de Leonissa, Sabrina Oliveira e Thiago Souza

Fotos: André Frossard, Bruno Palma, Celinha Salgado, Jardel Lamellas, Leidimar Pereira, Luzia Lemgruber, Maria Fernanda, Maria Penha, Matheus Ladeira, Pascom das Paróquias Nossa Senhora da Piedade, São João Batista e São José de Leonissa, Sabrina Oliveira e Thiago Souza
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso