facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
sede-icones-do-mes-missionario-sao-recebidos-nas-ultimas-paroquias-do-vicariato-sedeDesde o dia 28 de setembro, a bandeira e a cruz peregrinas, ícones do Mês Missionário...
sede-visita-da-cruz-peregrina-e-da-bandeira-missionaria-acontece-em-cachoeiras-de-macacuA Igreja está vivenciando em todo o mundo o Mês Missionário Extraordinário (MME), proclamado...
mes-missionario-extraordinario-paroquias-realizam-santas-missas-de-envio-dos-missionariosAs Paróquias São Roque, em Nova Friburgo, e São José Operário, em Macaé, promoveram as Santas...
sede-batizados-e-enviados-peregrinacao-dos-icones-do-mme-percorre-ultimas-paroquias-de-nova-friburgoChegando à reta final da peregrinação pelas comunidades paroquiais de Nova Friburgo, os ícones...
litoral-paroquia-sao-benedito-celebra-seu-padroeiro-em-rio-das-ostrasNo dia 5/10, a Igreja Católica celebrou a memória de São Benedito. A Paróquia dedicada ao...

SEDE: Quarta edição do Mais um com Cristo homenageia São João Paulo II

Santa Missa, Adoração Eucarística, louvor, pregações e testemunhos marcaram a noite de 14/6, na Catedral Diocesana São João Batista, em Nova Friburgo. Neste dia, aconteceu a quarta edição do Mais um com Cristo, reunindo crianças, jovens e adultos da Catedral e de diversas paróquias. Em 2019, o tema do encontro foi “A vida em Deus, segundo São João Paulo II”, marcando o Jubileu de 150 anos da Igreja Mãe da Diocese. Na oportunidade, os participantes acolheram uma relíquia de primeiro grau do homenageado da noite.

site sede 2019 maisumcomcristo 2

A programação contou com a presença do Vigário Geral e Pároco, Pe. Marcus Vinicius Macedo; do Vigário Paroquial da Catedral, Pe. Cláudio Menezes; do Sacerdote da Arquidiocese de Niterói, Pe. Demétrio Gomes; do Sacerdote da Canção Nova, Pe. Roger Luiz; do Vice-Reitor do Seminário Diocesano Imaculada Conceição, Pe. Rafael Archetti; do Ministério de Música Missão Arcanjo Gabriel, da Arquidiocese do Rio; e, do Casal Márcio e Camila, também do Rio.

As atividades tiveram início com um momento de acolhida e louvor feito por Flávio Dias (Membro da RCC) e Daniele (Consagrada da Comunidade Católica Shalom – Missão Nova Friburgo). Depois, a Paroquiana Rosângela Corrêa e a Irmã Dorotéia Maria da Conceição Sita rezaram o Terço da Misericórdia com a comunidade. A primeira pregação foi feita pelo Pe. Demétrio, que abordou o chamado de Deus na vida de cada um: a busca constante pela santidade.

 site sede 2019 maisumcomcristo 3

- Só existe uma frustração nesta terra: terminar nossa existência, olhar para trás e ver que não atingimos a santidade. Essa seria a grande frustração da nossa vida, pois foi para isso que nascemos: para sermos santos. Estamos diante de um Papa que dedicou o seu longo pontificado à pregação deste mistério. Meus irmãos, o Papa São João Paulo II sempre que podia lembrava dessa vocação extraordinária que todos recebemos.

Pe. Demétrio também falou sobre alguns questionamentos humanos a respeito da existência.

- Existe uma encíclica do Papa São João Paulo II, chamada ‘Fé e Razão’ - lançada em 1998 -, que fala da relação entre a nossa fé e a nossa razão como duas asas que possuímos para alcançar a Deus. E, logo no início desse documento, o Papa afirmava que existem algumas perguntas que todos os homens de todos os tempos, de diversas civilizações, algum dia se fizeram: Quem sou? De onde vim? Para que existo? Eu diria, meus irmãos, que quem ainda não fez essas perguntas a respeito da sua própria existência tem um risco de viver por viver.

 site sede 2019 maisumcomcristo 6

Posteriormente, foi feita a Oração de São João Paulo II pelas famílias e o casal Márcio e Camila partilhou um pouco de sua experiência familiar e falou sobre a Teologia do Corpo, de acordo com o homenageado da noite. Durante sua explanação, Márcio recordou que o casamento precisa acontecer em três pessoas “Nosso Senhor Jesus Cristo, esposo e esposa”. E interrogou. “Como está a sua família? Como está a minha família? Pois é dela que brota tudo”. Em sua reflexão, o pregador explicou ainda que “a primeira coisa que a Santíssima Trindade pensou para chegar à salvação, à redenção por Jesus Cristo nesse mundo” foi a necessidade de uma família. Também falou sobre a santidade no casamento.

Já Camila, abordou sobre a Teologia do Corpo. “A maior dificuldade no mundo hoje é: ‘O que fazer para que a nossa família seja construída de uma forma verdadeira em Deus?’ E São João Paulo II nos deixou um grande legado: a Teologia do Corpo”. E complementou. “Eu achava que era uma coisa muito simples e que não passava de um falar sobre a castidade, mas ao estudar sobre o assunto, ouso dizer que esse legado do Papa é o caminho do resgate das famílias, da nossa humanidade, para que possamos viver de forma plena e verdadeira”. Posteriormente, Camila explicou um pouco sobre o tema e exortou a comunidade para que estude o assunto.

 site sede 2019 maisumcomcristo 1

A Adoração Eucarística foi conduzida pelo Pe. Rafael Archetti, que convidou cada um a colocar suas necessidades e pedidos no altar de Deus. “Senhor Jesus, nesta noite tão especial em que queremos enaltecer, glorificar, honrar o Teu Nome, e sobre a nossa vida suplicar a abundância das Suas bênçãos, sabemos que não poderemos levar aquilo que o Senhor nos tem reservado se antes não estivermos aos Seus pés”. Depois da bênção com o Santíssimo, um dos momentos mais esperados: a recepção da Relíquia de São João Paulo II. Conduzido pelos jovens do Grupo Amigos de Deus, o relicário foi entronizado pelo Pe. Marcus no altar dedicado a Nossa Senhora Aparecida, preparado com muito carinho para este momento. A oração foi conduzida pelo Pároco e pelo Pe. Roger Luiz.

Por volta de 1h, teve início a Santa Missa presidida pelo Pe. Roger e concelebrada pelos demais sacerdotes. Nos ritos iniciais, o padre da Canção Nova clamou pela misericórdia de Deus na vida de cada uma das pessoas ali presentes e de seus familiares. “Que o Senhor tenha compaixão de nós e que assumamos o Seu senhorio sobre a nossa vida”.

 site sede 2019 maisumcomcristo 4

Pe. Roger iniciou a homilia agradecendo ao Pe. Marcus Vinicius pelo convite de presidir a Eucaristia na madrugada daquele dia, salientando sua vida antes e depois do sacerdócio e que “não tem nada melhor do que entregar a vida para Deus na madrugada”. Na pregação, o presbítero refletiu a vida de São João Paulo II.

- Ao contemplarmos esse grande mistério da santidade e de uma forma especial convidados nesse Mais um com Cristo a venerar a relíquia de São João Paulo II, contemplamos esse homem, que conservou-se homem, mas que aberto a graça de Deus, ao Seu trabalho em sua vida, foi santificado. Santificado pela força do Pai, pelo poder do Espírito, pela abertura que, em primeiro lugar, deu para o Senhor. No início do seu pontificado ele dizia para todos na Praça São Pedro: “abri de par em par as portas a Cristo”.

 site sede 2019 maisumcomcristo 5

Complementando, Pe. Roger falou sobre a busca incessante pela santidade.

- Voltando para o Tempo Comum temos comtemplado o Sermão da Montanha e esse convite que o Senhor nos faz a uma vida de perfeição, de santidade. E hoje, no Evangelho, Ele vai dizer: ‘Seja o vosso ‘sim’: ‘sim’, e o vosso ‘não’: ‘não’. Tudo o que for além disso vem do maligno”. Quando nos abrimos a ação do Espírito Santo, Deus vai e toca no nosso caráter, na nossa existência, gerando vida nova. Deus vai tocando à medida que damos abertura a Sua graça e santifica a nossa vida. João Paulo II acreditou na santidade! – afirmou Pe. Roger destacando a passagem da Primeira Leitura (2Cor 5,14-21): ‘Se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. (...) Tudo vem de Deus, que, por Cristo, nos reconciliou consigo e nos confiou o ministério da reconciliação” – Tudo vem de Deus, tudo é graça!

Ao final da Eucaristia, Pe. Marcus agradeceu a todos que colaboraram para a realização do evento, aos palestrantes, ministério de música e a todos que participaram desta edição especial que marcou o Jubileu dos 150 anos da Catedral, celebrado no próximo dia 8 de dezembro. “Esta quarta edição coincidiu com o Jubileu de 150 anos da nossa Catedral e tínhamos que estar aqui neste templo adorando, louvando e celebrando o Nome Santo do Senhor a exemplo de São João Paulo II”. Logo após, todos seguiram para suas casas confiantes nas promessas do Senhor e com a missão de testemunhar o Seu Amor no mundo.

Texto: Monara Teixeira
Foto: Pe. Cládio Menezes e Monara Teixeira
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso