facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
papa-nomeia-cardeal-raymundo-enviado-para-o-centenario-da-coroacao-de-nossa-senhora-de-chiquinquiraO Papa Francisco nomeou o arcebispo emérito de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno...
sede-4-corrida-de-sao-joao-batista-e-shows-movimentam-catedralA Festa de São João Batista em 2019 teve uma motivação especial: celebrar os 150 anos da...
norte-paroquias-do-vicariato-celebram-corpus-christiA Solenidade de Corpus Christi 2019 reuniu milhares de fiéis na Diocese de Nova Friburgo no...
norte-governo-itinerante-bispo-crisma-68-pessoas-em-sao-jose-do-ribeiraoA comunidade paroquial da Matriz São José, em São José do Ribeirão, recebeu com muita alegria...
bispo-preside-reuniao-do-conselho-pastoral-do-vicariato-norteNo dia 19 de junho, na sede do Vicariato Norte - Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em...

VI Encontro Diocesano de Comunidades reúne fiéis em Campo do Coelho

Com o tema ‘Comunidades eclesiais: seguir Jesus no compromisso com a vida’ e guiados pela passagem bíblica: “Sereis libertados pelo direito e pela justiça (Is 1,27), a Paróquia Sant’Ana, em Campo do Coelho – Nova Friburgo, sediou o VI Encontro Diocesano de Comunidades. A programação aconteceu no dia 18/5, no Colégio Estadual Eduardo Breder, reunindo fiéis dos três Vicariatos Episcopais.

 site diocese 2019 viencontrodiocesanodecomunidades 3

A programação teve início por volta das 8h com o acolhimento dos participantes, credenciamento e café da manhã. Posteriormente, aconteceu a oração inicial e o Administrador da Paróquia anfitriã, Pe. Marcelo Talon, fez a abertura das atividades, acolhendo os presentes. Depois, foi realizada uma reflexão sobre a Dimensão socio-transformadora à luz da Doutrina Social da Igreja, com a Coordenadora Diocesana da Pastoral da Sobriedade, Ivania Ribeiro. Segundo o Coordenador Diocesano das Comunidades, Pe. Mauro Nunes, a palestra “abordou os principais eixos da Doutrina Social da Igreja, por exemplo: a promoção da paz e da família, bem comum, defesa da vida, princípio da subsidiariedade, enfim, todos os pontos principais deste assunto”.

 site diocese 2019 viencontrodiocesanodecomunidades 2

Ao longo do evento, além dos Padres Marcelo Talon e Mauro Nunes estiveram presentes os Padres Alexandre Albuquerque (Coordenador Diocesano de Pastoral); Matew Vallanuttu (Vigário Paroquial da Paróquia São Cristóvão – Mury); Marcelo Piller (Vigário Paroquial da Paróquia Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo - Duas Pedras); e, Manoel Monroy (Vigário Paroquial das Paróquias Nossa Senhora da Soledade – Soledade I e Santo Antônio do Paquequer – Campinas).

 site diocese 2019 viencontrodiocesanodecomunidades 4

Seguindo o cronograma, os presentes foram divididos em grupos de estudo. Os temas propostos para 2019 foram: Liturgia (O Mistério de Cristo na vida da Igreja - comunidades); Círculos Bíblicos (noções do Evangelho de Lucas); Ministérios Leigos na Igreja (MECE's, MEP's, Ministros da Consolação e Esperança); Organização Pastoral nas comunidades; Doutrina Social da Igreja e Articulação, Fé e Política; Nossa Senhora e o Magnificat; e, Campanha da Fraternidade. “As oficinas foram bem distribuídas, bem participadas como sempre. As pessoas têm muita sede de conhecer, de trocar experiências, partilhar”, avaliou Pe. Mauro.

Após o almoço, Pe. Mauro conduziu a apresentação dos grupos, ocasião em que um representante de cada núcleo resumiu o que foi debatido nas partilhas.

Santa Missa

A Eucaristia foi presidida pelo Pe. Alexandre – representando o Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso – e concelebrada pelos Padres Marcelo, Mauro e Manoel.

 site diocese 2019 viencontrodiocesanodecomunidades 5

- Que maravilha queridos irmãos e irmãs encerrar com a Eucaristia este o VI Encontro Diocesano de Comunidades, de lideranças comunitárias. Tanta riqueza foi ditada, tanta coisa bonita partilhada! É preciso que tudo isso retorne agora para as nossas comunidades para que possamos trilhar o único caminho possível: o caminho de Jesus, da Igreja, do Papa Francisco – disse Pe. Alexandre logo na saudação inicial da celebração, agradecendo o trabalho da Paróquia anfitriã e a presença de todos. O presbítero recordou ainda as comunidades que não puderam participar do encontro devido as chuvas na Região Litorânea.

Em sua pregação, Pe. Alexandre abordou a Liturgia da Palavra. “Na primeira leitura ouvimos mais um testemunho da força e da coragem dos Apóstolos. Mas, ouvimos também que do mesmo modo que alguns se abrem à pregação, outros a rejeitam. As mulheres ricas e os homens poderosos, instigados pelos judeus, queriam expulsar Paulo e Barnabé, não gostaram daquilo que ouviram”. E explicou. “Não é fácil escutar o Evangelho de Jesus Cristo, pois ele nos desinstala. Às vezes, achamos que vamos à Igreja apenas para ouvir um conforto, uma palavra que acalma. Mas, por vezes, a palavra é cortante e nos convida a uma mudança de vida e a um compromisso verdadeiro de não apenas ouvir, mas viver aquilo que o Filho de Deus ensinou e viveu”.

 site diocese 2019 viencontrodiocesanodecomunidades 1

Ao longo da pregação, Pe. Alexandre pontuou que Jesus foi um verdadeiro exemplo de acolhimento e zelo pelos mais necessitados e que as comunidades devem seguir Seus ensinamentos. “Quantas pessoas se afastaram de nós por não se sentirem acolhidas em nosso meio?”, indagou.

A respeito do diálogo entre Jesus e Felipe, extraído do Evangelho de São João – “Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces Filipe? Quem me viu, viu o Pai” –, Pe. Alexandre explicou. “Se queremos conhecer a Deus e estar próximo Dele, nosso modelo é Jesus. Na medida em que Jesus é a plena manifestação do Pai, quanto mais nos parecermos com Ele mais próximos do Pai estaremos”.

Ao final da Eucaristia, Pe. Marcelo Talon fez os tradicionais agradecimentos e disse que a comunidade de Campo do Coelho estava muito feliz e satisfeita ao sediar pela primeira vez um Encontro Diocesano. E, que a alegria era ainda mais intensa uma vez que este evento aconteceu no ano em que a Matriz de Sant’Ana completa 20 anos como Paróquia. Após a bênção final, os participantes regressaram para suas residências ao som de cantos marianos e agradecidos pelos ensinamentos adquiridos ao longo daquele dia.

Texto: Monara Teixeira
Fotos: Monara Teixeira e Pascom Paróquia Sant'Ana - Campo do Coelho
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso