facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
governo-itinerante-no-norte-bispo-preside-aberturaTeve início na noite de 21 de maio mais uma edição do Governo Itinerante no Vicariato Norte da...
vi-encontro-diocesano-de-comunidades-reune-fieis-em-campo-do-coelhoCom o tema ‘Comunidades eclesiais: seguir Jesus no compromisso com a vida’ e guiados pela...
dom-edney-preside-jubileu-de-ouro-da-capela-n-sra-das-gracasCinquenta anos de história! A Capela Nossa Senhora das Graças, em Córrego Dantas – Nova...
norte-jovens-adoradores-promovem-6-luau-com-cristo-em-sao-sebastiao-do-altoO Grupo Jovens Adoradores, da Paróquia São Sebastião, em São Sebastião do Alto, promoveu no...
litoral-fieis-celebram-n-sra-de-fatimaComemorado em 13/5, o dia de Nossa Senhora de Fátima teve extensa programação no Vicariato...

Pastoral da Criança Diocesana promove Assembleia Avaliativa

A Pastoral da Criança Diocesana promoveu nos dias 4 e 5 de maio, em Bom Jardim, a Assembleia Avaliativa. O tema proposto para 2019 foi: “Fazei tudo o que Ele vos disser!”, extraído do Evangelho de São João 2,5. O objetivo do encontro foi avaliar o período entre março de 2018 e fevereiro de 2019. Na oportunidade, também foram traçados pelos Coordenadores Paroquiais os Planos de Ação para serem realizados junto aos líderes nas respectivas comunidades.

 site diocese 2019 pastoraldacriancadiocesanapromoveassembleiaavaliativa 4

Durante o evento, estiveram presentes: o Vigário Episcopal do Vicariato Norte, Pe. Frei Getulio Freire; o Mestre de Noviços da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote, Pe. José Roberto; o Diácono Permanente e Membro Nato do Conselho Econômico da Pastoral da Criança, Ubaldo Damasceno; a Suplente da Coordenadora Estadual da Pastoral da Criança, Bárbara Domequis; a Coordenadora da Pastoral na Diocese de Nova Friburgo, Rosa Helena Campos Carriello; o Coordenador do Núcleo, Antonio Chaves; e grande parcela dos Coordenadores Vicariais e Paroquiais da Diocese.

Primeiro dia

No dia 4, o momento de espiritualidade inicial ficou sob responsabilidade dos Coordenadores do Vicariato Litoral. Refletindo o Evangelho (Jo 2, 1-11), os agentes abordaram os desafios da Pastoral da Criança e as alegrias de servir a Jesus Cristo, pela intercessão de Nossa Senhora.

Posteriormente, o Diácono Ubaldo, após ser apresentado, fez a leitura da Ata da Reunião do Conselho Econômico, realizada no dia 27/4/2019, em Macaé. Já o Coordenador do Núcleo Norte, Antonio Chaves, apresentou: o Estágio de Evolução do quarto trimestre de 2018; as FABS enviadas pelos coordenadores paroquiais até fevereiro de 2019; o gráfico do quarto trimestre de 2018; as Metas e Coberturas baseadas no IBGE/2010; a prestação de contas dos coordenadores paroquiais; e, a situação de abrangência da Diocese.

 site diocese 2019 pastoraldacriancadiocesanapromoveassembleiaavaliativa 2

A Coordenadora Diocesana, apresentou o Relatório de Análise de Gastos da Pastoral na Diocese e os cursos realizados. Rosa destacou também que além da capacitação de 73 novos líderes, foram aplicadas oficinas em todos os Ramos Paroquiais. De acordo com ela, no último período foi implantada a Pastoral da Criança nas Paróquias Nossa Senhora da Glória (Carapebus), Santa Beatriz (Portela) e Nossa Senhora da Conceição do Paquequer (Sumidouro). E, atualmente, falta apenas um município para que toda a Diocese esteja com a Pastoral da Criança implantada. Rosa Helena pontuou que 10 novos agentes foram capacitados na modalidade Brinquedos e Brincadeiras, para que as famílias atendidas sejam orientadas sobre a importância que esta atividade tem para o desenvolvimento integral da criança.

 site diocese 2019 pastoraldacriancadiocesanapromoveassembleiaavaliativa 5

Após o almoço, os coordenadores paroquiais se reuniram em grupo, por Vicariato, para avaliarem os rumos da Pastoral em suas comunidades e a nível diocesano, além de apontarem as necessidades de oficinas em cada setor. Antes do encerramento das atividades do dia, Rosa Helena apresentou o APP Visita Domiciliar e Nutrição, ressaltando a importância do mesmo. Logo após, foi realizada uma Coroação de Nossa Senhora, sob responsabilidade do Vicariato Sede.

Segundo dia

O segundo e último dia teve início com a Santa Missa Dominical na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Bom Jardim. Retomando as atividades da Assembleia, foi repassado aos agentes que no período de 11 a 14/7, um representante da Pastoral a nível Nacional ministrará uma capacitação sobre a arrecadação de donativos por meio da conta de energia sob responsabilidade da Anel/Ampla. Cada ramo paroquial escolheu a melhor data e horário para que ocorresse esta capacitação.

 site diocese 2019 pastoraldacriancadiocesanapromoveassembleiaavaliativa 3

Também em grupo, dividido por Vicariato, foi elaborado um plano de ação para cada paróquia. Depois, foram distribuídos os materiais didáticos, organizados os calendários de casas abertas, elaborada a captação de novos líderes e, por fim, foram entregues os certificados dos cursos realizados nas Paróquias. Após, ocorreu uma avaliação individual, por escrito, da Assembleia. A espiritualidade de encerramento da programação ficou sob responsabilidade dos Coordenadores do Vicariato Norte.

Finalizando, Rosa agradeceu a participação dos agentes e enfatizou que o êxito da Pastoral da Criança depende de todos e que “como missionários precisamos fazer a nossa parte para que o Reino de Deus se realize aqui e, principalmente, no meio das crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social”.

Texto e fotos: Pastoral da Criança Diocesana
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso