facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 01
  • 2
  • 03
  • 04
retiros-de-carnaval-2020Tradicionalmente, durante o período de Carnaval, as comunidades realizam os seus retiros,...
norte-com-alegria-comunidade-de-cordeiro-recebe-dom-pauloNo dia 12 de fevereiro, a sede do Vicariato Norte com muita alegria recebeu a visita do atual...
ifap-realiza-aula-inaugural-2020-e-encontros-nas-paroquiasIniciando suas atividades de 2020, o Instituto de Agentes de Pastoral Santo Agostinho (IFAP)...
dom-paulo-participa-de-reuniao-e-convivencia-com-o-clero-nos-vicariatosEm seus primeiros dias à frente da Diocese de Nova Friburgo, o Administrador Apostólico, Dom...
equipistas-de-nova-friburgo-participam-do-1-eacre-da-regiao-rio-viNos dias 15 e 16 de fevereiro, o Movimento Equipes de Nossa Senhora realizou o 1º Encontro...

Bispo crisma 63 pessoas nas Paróquias São Roque e São Bento

Nos dias 26 e 28 de abril, o Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, presidiu o Sacramento da Crisma nas Paróquias São Roque, em Olaria, e São Bento, na Ypú, respectivamente. As Paróquias friburguenses ficaram repletas de fiéis. Confira!

Paróquia São Roque – Olaria

Às 18h30, de 26/4, a Paróquia São Roque estava repleta de paroquianos, familiares e amigos dos 33 jovens e adultos que seriam crismados pelo Bispo. A cerimônia foi concelebrada pelo Pároco local, Pe. Alexandre José.

site destaque 2019 bispocrisma63pessoasnasparoquiassaoroqueesaobento 1

Logo no início da pregação, Dom Edney frisou que “a Páscoa da Ressurreição do Senhor está no centro de todo o ano litúrgico” e que “as leituras que acabamos de ouvir colocam em evidência a centralidade desse mistério”.

- A Páscoa da Ressurreição do Senhor foi capaz de transformar vidas verdadeiramente. Todos nós conhecemos as histórias dos discípulos que conviveram, que andaram com Jesus, que viram os sinais que Ele realizava, mas que nem por isso foram fiéis. Pedro, por exemplo, negou que conhecia Jesus. Judas, O traiu. Só que a Ressurreição foi um fato que mudou tudo – pontou o Epíscopo recordando as experiências vividas pelos seguidores de Cristo após Sua Ressurreição.

site destaque 2019 bispocrisma63pessoasnasparoquiassaoroqueesaobento 2

Os ritos do Sacramento da Crisma tiveram início após a homilia, oportunidade em que o Prelado convidou um dos jovens crismandos para acender a vela dos demais. Neste momento, foi recordado que todo cristão é chamado a ser luz no mundo. Ao final da Eucaristia, Pe. Alexandre fez os tradicionais agradecimentos e os recém-crismados fizeram a foto oficial com o Bispo.

Paróquia São Bento Adabe - Ypú

“Foi emocionante concretizar esse grande passo na minha fé”. Com essas palavras, o estudante Davi Bastos descreveu o Sacramento da Crisma recebido durante a Santa Missa realizada na noite de 28/4, na Paróquia São Bento Adabe, no bairro Ypu. A celebração foi presidida por Dom Edney e concelebrada pelo Pároco, Pe. Rodrigo Fonseca, contando com a presença de 30 crismandos, familiares, amigos e paroquianos. A Missa foi iniciada às 18h30.

site destaque 2019 bispocrisma63pessoasnasparoquiassaoroqueesaobento 3

Na homília, Dom Edney discorreu sobre o trecho da Leitura do Evangelho: “Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: ‘A paz esteja convosco’” (Jo 20,26).

- O Evangelho de hoje exatifica para nós a Ressurreição de Jesus. A narrativa começa no domingo - que é o dia do Senhor - dia em que a criação de Deus foi concluída. Pela dúvida de Tomé, temos a certeza que realmente Jesus Ressuscitou. Com alegria podemos dizer que Ele está no meio de nós e é o mesmo que há 21 séculos Morreu e Ressuscitou.

Neste dia, também foi celebrado o Domingo da Misericórdia, ocasião em que Dom Edney ressaltou a importância da reconciliação. “Hoje, é um domingo especial, nos faz meditar a piedade de Deus. Por isso, destaco o Sacramento da Reconciliação. Ele não é um tribunal, mas sim, um ato de misericórdia. Portanto, devemos ter a dimensão da compaixão de Deus”, explicou.

site destaque 2019 bispocrisma63pessoasnasparoquiassaoroqueesaobento 4

Dom Edney deixou uma mensagem de incentivo aos jovens e adultos que receberiam o Sacramento da Crisma.

- Hoje, um grupo de jovens e adultos receberá o Sacramento da Crisma. A partir desta data, eles se tornam anunciadores de Cristo. Ser Cristão dentro da igreja é mais fácil, mas seguir os mandamentos de Deus fora das paredes da igreja é um desafio. É necessário que o Espirito Santo sopre sobre nós para alcançarmos essa graça. Sejam luz aonde vocês estiverem - salientou durante a homília.

Após a homilia, os ritos da Crisma foram iniciados, contando com a participação de dois jovens que acenderam as velas e distribuíram a luz aos demais. Em seguida, aconteceu um dos momentos mais emocionantes, crismandos e padrinhos fizeram uma fila em frente ao altar e o sacramento foi ministrado. Ao final da Missa, Pe. Rodrigo fez os agradecimentos e os crismados fizeram a foto oficial com o Bispo.

Depoimentos

“Foi um momento muito importante para a minha história, me senti muito emocionado. É gratificante saber que estou seguindo na minha caminhada com Deus”, destacou o Crismado e Professor, Rodney Moreira, de 44 anos.

site destaque 2019 bispocrisma63pessoasnasparoquiassaoroqueesaobento 5

A estudante Leticia Monnerat, de 17 anos, destacou os momentos mais marcantes da Missa. “Quando formamos a fila e recebemos o Sacramento da Crisma, foi um momento de muita emoção. Destaco também as palavras do nosso Bispo, que foram incentivadoras e nos ajudarão a continuar na caminhada cristã”, apontou.

Por outro lado, a Coordenadora da Catequese, Marcia Alves, se emocionou em vários momentos da cerimônia. Após fazer as tradicionais fotos com os crismados, a paroquiana agradeceu a Deus pela oportunidade de contribuir para o fortalecimento da fé de jovens e adultos. “A emoção é muito grande porque tive a oportunidade de levar o tesouro da fé para todos. Agradeço a Deus por poder participar com eles deste momento”, finalizou.

Texto: Monara Teixeira e Rafael Seabra
Fotos: Pascom Paróquia São Roque e Rafael Seabra
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso