facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
governo-itinerante-dom-edney-preside-missa-na-capela-santa-teresinha-em-manoel-de-moraesA Capela Santa Teresinha, em Manoel de Moraes, recebeu o Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, na...
dom-edney-participa-de-encontro-com-colaboradores-do-vicariato-norteDurante a Visita Pastoral do Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, por ocasião da VIII edição do...
sede-comunidades-celebram-solenidade-de-pentecostes“Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. E, depois de...
norte-dom-edney-participa-de-encontro-vicarial-com-os-mecesA Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Cordeiro, sediou na manhã de 8 de junho, um encontro...
norte-bispo-crisma-jovens-e-adultos-da-paroquia-nossa-senhora-da-guiaDezenove fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Guia, em Monnerat, receberam o Sacramento da...

NORTE: Missas de Posse Canônica acontecem no Vicariato

Nos primeiros dias do mês de abril, o Vicariato Norte testemunhou a Posse Canônica de três novos Párocos, em celebrações presididas pelo Vigário Episcopal, Pe. Frei Getulio Freire. Confira abaixo:

Pe. Higor Moraes - Cantagalo

Em missa realizada na noite do dia 1º de abril, Pe. Higor Moraes de Jesus tomou posse como Reitor e Pároco do Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento, em Cantagalo. A Santa Missa contou com a presença de diversos paroquianos de São Sebastião do Alto, onde o sacerdote exerceu anteriormente seu ministério, de Cantagalo e adjacências, e de seus familiares.

 site norte 2019 missasdeposseacontecemnovicariato 3

A Santa Missa foi concelebrada pelos padres Arnaldo Leite, Fernando Pacheco, Celso Henrique, Yves Barcellos, Fabrício Salomão, Reinaldo Cruz, Lourenço Ferronato (EP) e Pablo de Paula. A celebração iniciou-se com a leitura da Provisão canônica e da Profissão de Fé por parte do novo pároco. Após a homilia foi realizado o juramento de fidelidade, a entrega das chaves da Igreja e do Sacrário, da Estola de Confissão e a apresentação da Pia Batismal.

Frei Getulio, em sua homilia, ressaltou a responsabilidade do Pároco na condução das ovelhas e frisou ainda a importância da comunidade caminhar junto ao padre. Destacou também que o sacerdote é o responsável por levar a comunidade à Santidade, ou seja, levar a comunidade ao céu, principal missão do pároco.

 site norte 2019 missasdeposseacontecemnovicariato 2

Ao término da celebração, Carolina Pietrani, representante da Paróquia de São Sebastião – São Sebastião do Alto, agradeceu ao Padre Higor toda a sua dedicação e carinho com a comunidade Altense.

A paróquia de Cantagalo, através da paroquiana Cláudia, deu as boas-vindas ao Pe. Higor. “Seja bem-vindo ao Santuário do Santíssimo Sacramento! A comunidade cantagalense o acolhe de braços abertos”.

O novo Pároco agradeceu a Deus pela nova missão e a Dom Edney pela confiança. Expressou também sua gratidão pela presença dos seus pais, demais familiares, padres presentes, amigos de São Sebastião do Alto e pela carinhosa acolhida de seus novos paroquianos.

Pe. Fernando Pacheco – Macuco

Já no dia 5/4, às 19h30, tomou posse como Pároco da Paróquia São João Batista, em Macuco, o Pe. Fernando Pacheco. Concelebrando estavam os padres Jandir (Trajano de Moraes), Yves (Duas Barras), Bartolomeu (Valão do Barro), Gilmar (Itaocara), Reinaldo (Cordeiro), Higor (Cantagalo), Salomão (Nova Friburgo) e o Diácono Roberto.

 site norte 2019 missasdeposseacontecemnovicariato 4

Além da comunidade católica local, um número expressivo de fiéis da Paróquia Santa Teresinha lotou a Igreja Matriz de São João Batista e seu pátio externo.

Após a leitura da provisão da posse paroquial, Pe. Fernando recebeu as vestes sacerdotais e fez a sua Profissão de Fé. O novo Pároco, após receber o Evangeliário das mãos do Vigário Episcopal do Norte, proclamou o Santo Evangelho.

Durante a homilia, Frei Getulio destacou a necessidade de uma bonita relação entre fiéis e o padre, o pastor e as suas ovelhas, no caminho da santidade, rumo ao Céu. Em seguida, houve a Renovação das Promessas Sacerdotais, o Rito de Entrega das chaves da Igreja e do Sacrário, a Apresentação da Pia Batismal, o Recebimento da Estola da administração do Sacramento da Penitência. Por fim, o sacerdote fez o juramento de fidelidade à Igreja. Após as preces da comunidade, familiares do Padre Fernando participaram da procissão das ofertas.

 site norte 2019 missasdeposseacontecemnovicariato 5

No momento de Ação de graças, a comunidade da Paróquia Santa Teresinha, onde o padre exerceu seu sacerdócio, dedicou a ele uma bela homenagem. Logo depois, a Paróquia de Macuco também leu uma mensagem de acolhida:

- Acreditamos que São João Batista e Santa Teresinha estão juntinhos, felizes, intercedendo por nós: ele, o arauto da verdade; ela, zelosa e sempre humilde no caminho da santidade. Caríssimo Padre Fernando, somos uma Paróquia movimentada. Sabemos que todo começo é desafiador, mas tenha a certeza de que o senhor nunca estará só. Que sua missão esteja sob a proteção de Maria Santíssima e seja iluminada pelo Espírito Santo. Tivemos bons pastores a preparar nosso terreno. Todos deixaram um pouquinho de si e levaram um pouco de nós. Podemos confessar publicamente que somos “de origem pobre, mas nosso coração é nobre e não deixaremos a vida nos levar”. Deus o plantou aqui. E aqui o senhor florescerá. Conte conosco. O senhor é o pastor que nos conduz, somos suas ovelhas e, obedientes, ouviremos a sua voz.

Uma pequena paroquiana macuquense, caracterizada de Santa Teresinha, presenteou o sacerdote em nome da comunidade. Visivelmente emocionado, o Pe. Fernando fez seu agradecimento aos paroquianos friburguenses e destacou a calorosa acolhida dos macuquenses. Terminada a santa Missa, todos puderam felicitá-lo e participar de um momento de confraternização preparado pela comunidade local.

Pe. Jandir Corrêa – Trajano de Moraes

Fechando as Posses Canônicas, no dia 8/4 Pe. Jandir Corrêa tomou posse como Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Trajano de Moraes. Concelebrando estavam os padres Fernando Pacheco, Pároco de São João Batista, em Macuco, e Pablo Guimarães, Administrador Paroquial de Nossa Senhora das Graças, em Macaé.

 site norte 2019 missasdeposseacontecemnovicariato 6

Em sua homilia, Frei Getulio chamou a comunidade a refletir sobre a importância de estar unida ao Pároco na missão de evangelizar, de acolhê-lo com confiança e de se abandonar aos desígnios de Deus.

Aconselhou, ainda, uma verdadeira entrega a Cristo, de modo que todos tivessem a coragem de morrer para o mundo, crendo que só n’Ele haveria a possibilidade de gozar a vida eterna.

 site norte 2019 missasdeposseacontecemnovicariato 7

Ao final, o novo Pároco dirigiu palavras encorajadoras aos fiéis, agradecendo também ao Bispo, ao Vigário Episcopal e aos sacerdotes presentes à celebração.

Texto: Celinha Salgado, André Frossard, Padre Higor Moraes, Maria Rosangela e Joyce
Fotos: Celinha Salgado, Maria Rosangela e Joyce
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso